Postado originalmente por
conradogf
Chegou a peça especial que podemos chamar de "prato", para deixar o estepe mais seguro para quem retirou a caixa de estepe original, impedindo o acesso aos parafusos que fixam o suporte do estepe à porta traseira.
Eu retirei a caixa de estepe no mesmo dia que tirei o carro da concessionária, porque acho feia e inútil, além de ser a primeira peça que racha ou risca nas manobras de estacionamento.
Agora, com os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18, já não é questão de escolha. O pneu simplesmente não cabe na caixa.
Medi in loco e desenhei uma peça em chapa de alumínio 3 mm.
Ontem recebi a peça cortada a Laser e experimentei ela no local.
Abaixo as fotos do desenho, da peça solta, da peça na posição e da peça atrás do estepe colocado.
A peça encaixou perfeitamente, com alguma folga no diâmetro dos parafusos que fixam o estepe.
A peça será fixada no suporte do estepe com os mesmos parafusos que fixam a "bacia" interna da caixa de estepe original.
Ainda vou mandar pintar de preto e instalar definitivamente.
O resultado do teste da peça é o seguinte:
- Eu deixei uma folga de 30 mm em volta da peça até a parte interna do círculo da roda, pensando que se fosse menos iria ser difícil encaixar o estepe no lugar. O "prato" entra dentro da roda como se fosse o disco de freio e fica quase encostado nos raios da roda. Porém o teste mostrou que a peça poderia ser um pouco maior, tendo raio de 190 mm em vez dos 175 mm do desenho, deixando uma folga de 15 mm. Vai dar um pouco mais de trabalho para encaixar o estepe no lugar, mais acho que ficaria mais fechado.
- Eu deixei duas aberturas em forma de "V" no diâmetro vertical para permitir a passagem do cabo de aço blindado de segurança. Essas aberturas coincidem com o espeço entre raios da roda. Ficaram um pouco grandes e cabe uma mão a través delas. Acho que essas aberturas, necessárias para quem quiser colocar cabo de aço, poderiam ser menores. Bastariam umas fendas retas, acima e abaixo, com 50 mm de largura em vez das aberturas em "V".
Se alguém vai querer mandar fazer a peça, acho que pode considerar estas alterações.
Eu comprei uma chapa de 500x500x3 mm para mandar recortar antes de fazer o desenho. Sobrou bastante. Uma chapa de 400x400x3 mm será suficiente.
Comprei a chapa no ML e mandei recortar na Laser Tools em São Paulo.
Quem quiser o arquivo do desenho em autocad, por favor me envie um MP com endereço de email para mandar o arquivo dwg escala 1:1.
Seguem fotos.
Abraço.
Anexo 514758
Foto de desenho escala 1:1.
Anexo 514759
Foto da peça. Ainda vou mandar pintar de preto.
Anexo 514760
Foto da peça no lugar.
Anexo 514761
Foto da peça com o estepe colocado. A peça será pintada de preto.