Se for fazer a serpentina, o que determinara a temperatura sera a vasão e quantidade de espirais.
Versão Imprimível
Se for fazer a serpentina, o que determinara a temperatura sera a vasão e quantidade de espirais.
Almir,
Veja o que um forista postou em outra discussão: Solar Heated Pressurized Shower | Where's My Office Now
Sim, já conhecia; dá para fazer com tubo de PVC pintado de preto; o problema é que só é aquecido pela luz do sol, ou seja, nos dias nublados ou chuvosos não terá nenhum aquecimento. Outro problema é que atrapalha bastante a estabilidade do carro devido ao peso concentrado em um lado do teto. A capacidade também não é muito grande: +/- 15 litros se for apenas 1 tubo. Futuramente quero fazer algo similar, mas preso ao chassis, onde dá para prender 4 canos de PVC do mesmo tamanho, totalizando aproximadamente 40 litros. Assim eu também elimino o tanque de 28 litros que atualmente ocupa espaço no camper-box. Quem sabe a serpentina pelo escapamento ajude a aquecer... só não fiz ainda por falta de tempo, mas breve devo experimentar.
09/07/2016 - Acampando em Caraguatatuba, com os amigos Otaviano e Vanessa do "Vivendo Mundo Afora" ( Vivendo Mundo Afora - YouTube )
Anexo 532428
Anexo 532429
Esse casal é um barato...acompanho a viagem deles!
Se estiver por aí ainda, manda um abraço!
Hoje instalei a câmera debaixo do carro, que funcionará como "zequinha virtual" e irá auxiliar na passagem por buracos e erosões que não são visíveis.
Como só instalei 2 câmeras - a traseira, e a inferior - não foi necessário eu utilizar o chaveador de vídeo. Eu controlo qual câmera desejo visualizar diretamente na tela do multimídia do carro.
A câmera traseira agora funciona independente da ré estar acionada, ou seja posso monitorar a traseira mesmo com o carro andando a frente. Basta eu pressionar um botão no painel.
Câmera sob a carroceria, monitorando a dianteira:
Anexo 532535
Câmera traseira, que funciona independente da ré estar acionada:
Anexo 532536
Que isso!! Há um tempo atrás terei fazer isso com minha câmera de ré do Sportage mas não consegui. Como você fez?
Qual camera utilizou para a inferior??
Parabéns, bela ideia!
Olá Rafael, obrigado!
Eu utilizei a mesma câmera que postei na página 16 deste tópico; a mesma utilizada como câmera de ré; para maior proteção revesti toda a câmera e o cabo com 2 camadas de silver-tape. A câmera foi presa acima do eixo traseiro apontado para a frente do carro. Como meu multimídia tem 3 entradas de vídeo, eu uso uma entrada para o receptor de TV, outra para a câmera traseira e a última para a câmera inferior e seleciono qual quero ver diretamente na tela do multimídia. Só tem um problema, como a câmera foi feita para apontar para trás, a imagem inferior-dianteira aparece invertida. Mas ví que existe câmera frontal; futuramente devo trocar, para não confundir a cabeça nas manobras.
Troquei o colchão de espuma por um auto-inflável da Quechua. É bem mais compacto para guardar, não ocupando tanto espaço como o de espuma. Basta desenrolá-lo e abrir a válcula que ele se enche automaticamente sem necessidade de uma bomba de ar. E para guardar basta enrolar novamente e colocá-lo de volta na sacola, podendo ser guardado atrás dos bancos. Ficou bem mais prático.
Anexo 532651
Anexo 532652
Anexo 532653
Anexo 532654
Aislante autohinchable QUECHUA A300 - YouTube
Acabei melhorando o sistema elétrico. Adquiri uma fonte e carregador de bateria de 30A bivolt automático, bastante compacto, que será fixado na lateral direita do camperbox. Assim quando eu estiver em um camping ou algum lugar em que haja uma tomada 110V ou 220V disponível basta eu plugar a tomada que a bateria é automaticamente carregada além de alimentar os aparelhos 12V, inclusive a geladeira.
Anexo 532674
Também automatizei o sistema de carregamento, que agora funciona da seguinte forma:
Se a chave "alternador" estiver acionada, assim que o carro for ligado o painel solar é desligado e a bateria passa a ser carregada pelo alternador. E quando o carro é desligado o painel solar volta a carregar a bateria. Fiz desta forma porque o alternador tem uma melhor eficiência de carregamento do que o painel solar quando o veículo está em movimento, pois a posição em relação ao sol ou áreas de sombra muda constantemente. Já se a chave "alternador" estiver desligada, o carregamento é feito somente pelo painel solar, independente do carro estar ligado ou não.
Agora, se a tomada AC for ligada em 110V ou 220V o sistema desacopla automaticamente o alternador e o painel solar, passando a bateria ser carregada pela "Usina 30A", que também alimenta os equipamentos 12V. Quando a tomada AC é desconectada o sistema retorna automaticamente para o painel solar ou para o alternador (caso o veículo esteja ligado).
Os acoplamentos do alternador, painel solar e carregador AC são feitos por 4 relês de 40A.
Interior do painel de controle:
Anexo 532675
Também fiz um novo ventilador. O ventilador anterior era muito barulhento e consumia muita bateria (+/- 4A). Acabei utilizando 4 ventoinhas retiradas de sucatas de fonte de alimentação de computadores, que foram presas com presilhas de plástico e ligadas em paralelo a uma extensão com interruptor liga/desliga de abajour, que conecto a uma tomada 12V. As 4 ventoinhas consomem apenas 0,5A e são muito silenciosas, permitindo dormir a noite toda sem ser incomodado pelo barulho e sem descarregar muito a bateria estacionária.
Anexo 532676