Parabéns Almir!!
Quando quiser testar aqui pelas bandas do E.S. é só avisar, tenho um lote as margens da lagoa Juparanã que cabe certinho sua tracker!!!
Vlw.
Versão Imprimível
Lagoa Juparanã em propriedade privada uma ótima opção!!
Abraços,
Marcos Quintaes.
Olá Guima,
Foi um teste rápido, mas bem sucedido. Parei o carro próximo a rua principal, curti a noite e o frio, e pousei por ali mesmo. Acredito que ninguém imaginou que havia gente dormindo no carro, rsrs... Essa é uma das vantagens, poder dormir em qualquer lugar, mas claro, escolhendo lugares seguros. Neste teste eu ainda não estava com todos os equipamentos e nem com a geladeira. Os próximos testes já será com todos os equipamentos (geladeira, painel solar, etc).
Abraço!
Hoje concluí o painel de controle do sistema elétrico. Basicamente são disjuntores, chave de seleção do sistema de carregamento da bateria, e fusíveis de proteção.
Disjuntor 1 - Chave geral da Bateria
Disjuntor 2 - Chave geral dos acessórios 12V
Disjuntor 3 - no momento está livre
Disjuntor 4 e 5 - Rede 110~220V
Chave de seleção do carregamento:
Posição 0 - carregamento desligado
Posição 1 - painel solar
Posição 2 - alternador (com controlador de carga)
Posição 3 - carregador AC e nobreak 600W
Posição 4 - livre
Anexo 529866
Painel de controle do sistema elétrico.
Anexo 529867
Controlador de carga do painel solar, que também possui 2 saídas para carregamento de dispositivos USB.
Anexo 529868
Para carregar a bateria na posição "Alternador", ao invés de utilizar um divisor/isolador de bateria, utilizarei um relê de alta corrente (70A) que conecta o alternador à bateria estacionária somente quando o veículo estiver ligado. A saída do relê estará ligado a um controlador de carga (igual ao controlador de carga do painel solar), que por sua vez estará ligado à bateria estacionária, impedindo fuga de corrente desta para a bateria do carro. Esta solução é bem mais barata e acredito ser mais eficiente que o isolador de baterias, já que a bateria será carregada somente quando for necessário, evitando sobrecarga ou descarregamento pela bateria do carro.
Inversor 110V de 150W:
Anexo 529869
Não utilizei um inversor mais potente pois utilizarei apenas aparelhos AC de baixo consumo (abaixo de 100W). Um inversor menos potente também consome menos energia da bateria. Caso seja necessário uma potência maior também posso utilizar o inversor de 600W do no-break/carregador AC.
Anexo 529870
Instalei também um ventilador 12V, que ajuda um pouco nos dias mais quentes. Se o calor estiver exagerado também tenho a opção de utilizar o ar condicionado do próprio veículo, neste caso o veículo terá de ficar ligado.
Anexo 529871
Compartimento da bateria.
Anexo 529872
Tanque de 28 litros e conexão hidráulica
Anexo 529873
Tomada para equipamentos 12V - ao invés te utilizar soquetes igual ao do acendedor de cigarros, utilizo tomadas AC de 3 pinos pois estas não ficam escapando ou dando mal-contato com a trepidação. A tomada de 3 pinos também não permite trocar a polaridade já que não é possível inverter a posição dos plugues ao inserí-los na tomada. Eu utilizo o pino do meio para o terra e o pino do canto direito para o positivo. Caso, por engano eu conecte um aparelho 110 ou 220V nesta tomada não irá acontecer nada pois o pino da esquerda não é energizado. Apenas tenho de tomar o cuidado de não conectar um aparelho 12V na tomada AC; por isso todas as tomadas AC dentro do carro são do padrão americano, assim não é possível eu errar já que as tomadas de 3 pinos do padrão brasileiro não entram no padrão americano. Para conectar os aparelhos na tomada AC utilizo um adaptador do padrão brasileiro para o padrão americano.
Anexo 529874
Interior do painel elétrico; tomei o cuidado para que todas as conexões estejam muito bem presas por causa da vibração do carro em estradas esburacadas ou irregulares. Além dos disjuntores que na realidade funcionam apenas como chave há também fusíveis de proteção para os aparelhos DC-12V.
Muito bom ! Incrivel !!!
Muito bom, que capricho !!! :concordo: :palmas: :palmas:
Muuuuito bom Almir! não teria esse capricho e paciencia pra mexer com elétrica, nesse campo fico com o improviso descarado
das lanternas de emergencia chino e olha lá...
Grande abraço!
https://lh3.googleusercontent.com/5D...QJU=w86-h44-no
Almir,
Projetaço! Muito bom! Acho difícil encontrar algo parecido, feito no esquema "caseiro". Se fosse mandar alguém fazer tudo isso, iria ter que pagar uns bons Reais, e ainda assim, não sei se ficaria tão bom!