Muito bom, mas cuidado, sua nave pode ser abduzida por extraterrestres alienados com tantos upgrades, rsrsrs, a serpentina se usar, faça próximo da saída do motor ali na primeira curva antes do catalizador.
Versão Imprimível
Muito bom, mas cuidado, sua nave pode ser abduzida por extraterrestres alienados com tantos upgrades, rsrsrs, a serpentina se usar, faça próximo da saída do motor ali na primeira curva antes do catalizador.
Olá Arildo, minha preocupação nem é com os ETs, rsrs... mas com a bandidagem... o carro está segurado, mas os equipamentos e o condutor não; mas sempre estarei de olho.
Estava trocando ideia com um especialista em escapamentos e ele me advertiu que o cobre poderá derreter com a alta temperatura do escapamento. Será? Qualquer hora vou passar no mecânico e ver se ele tem um termômetro a laser, para medir a temperatura de cada região do escapamento e determinar o melhor ponto para enrolar a serpentina de cobre.
Um kit ideal seria este do link abaixo, com trocador de calor, mas já seria um pouco mais complexo e custoso:
R&M Vehicle Mounted Showers
Isso, messa a temperatura, pesquise qual o ponto de fusão do cobre/alumínio, mas acho que não pra tanto, de todo modo tenho certeza que o plastico que pretendia usar como reservatório vai derreter primeiro, depende de onde vai colocar a serpentina, poderia usar um pequeno radiador sobreposto também, se vai aquecer a água enquanto roda, ou se acampado vai ligar o motor pra aquecer rapidamente a água, depois no mantenha informados.
Olá Antonio; tb. acho que não chegue a derreter. Não pretendo mais manter a água aquecida no tanque, como no esquema que eu havia postado, pois para isso a água teria de estar constantemente circulando através de uma bombinha e esta provavelmente não irá aguentar o trabalho constante e a alta temperatura, assim como o tanque de água.
Espero que sirva para aquecimento instantâneo com uma única passagem pela serpentina e em seguida a saída para uso. Mesmo assim teria de ser uma temperatura não muito quente, mas que sirva pelo menos para um banho no inverno, pois por questão de simplificação não teria um misturador de água quente e fria para regular a temperatura, a não ser que eu mude para um projeto mais complexo e custoso. Vou tentar medir primeiro a temperatura do escapamento com um termômetro a laser, para ver se compensa todo o trabalho.
Abs
O lift de 2" da Tracker foi testado e aprovado; passei por diversas erosões e buracos sem nenhum problema de pegar em baixo ou raspar a roda na lataria ou carroceria. Segue o trecho de um vídeo (filmagem de um amigo) de subida da Serra da Balança em Gonçalves-MG. Este amigo, que estava com um Grand Vitara 3 original (sem lift) não conseguiu subir este mesmo trecho, enquanto a Tracker subiu tranquilo, mesmo estando carregada com +/- 150 kilos do camperbox, tanque de água e acessórios.
OBS: adiante o vídeo para 47 segundos para ver a suspensão trabalhando.
https://www.youtube.com/watch?v=uvKd...u.be&t=47s
Almir,
Na gringolandia tem opções interessantes para banho...
http://teardropshop.com/products/zod...ant=8685656581
Zodi Outback Gear Hot Tap w/Piezo Ignition Double – TeardropShop.com
Road Shower 2 – TeardropShop.com
Sim, lá fora tem muitas opções de chuveiro quente para camping, inclusive alguns mais tecnológicos, como este:
Companion Aquacube(R) Logic Camp Shower - YouTube
O problema é que são todos "trambolhos", e não tenho espaço para levar; por isso queria fazer um sistema de aquecimento já integrado com minha ducha e sem ocupar espaço interno. Quem sabe a serpentina pelo escapamento seja uma possibilidade... provavelmente farei um experimento.
Outra opção bastante simples é colocar um ou mais ebolidores 12V no tanque de água... os mesmos utilizados para ferver água para chimarrão; só que o aquecimento seria muito lento (horas) e ainda preciso medir se a corrente consumida não irá comprometer a bateria. Se a corrente fornecida pelo painel fotovoltaico for suficiente para manter a geladeira, o ebolidor e ainda sobrar um pouco para manter a carga da bateria estacionária, pode ser que seja viável. Eu deixaria ligado durante a viagem ou enquanto o painel solar estiver ativo, e tomaria um banho quente ou pelo menos morno, no final do dia. Depois farei medições do consumo (em amperes) do ebolidor 12V.
Que tópico fantástico! Ainda não tive tempo de ler todas as páginas mas farei isso assim que possível.
Parabéns pelo talento e capricho nos projetos.
Ficou muito bom mesmo Almir!!! Parabéns pelo trabalho!!!
Obrigado Rafael e MBonato!
Hoje coloquei mais um acessório útil; um termômetro com medidor de umidade relativa. Marca a temperatura atual, máxima e mínima, além da umidade relativa atual, máxima e mínima.
Anexo 532130
Também instalei a bomba d'água pressurizada e automática Shurflo, que eu havia comprado dos EUA e só chegou agora. Bem mais prática que a bombinha anterior. Agora basta abrir a torneira que a bomba se liga automaticamente além de ter uma melhor pressão.
Anexo 532131
Anexo 532132