Powered by vBulletin

Tracker Camper - um "micro-motorhome" para expedições e acampamentos

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/06/2016, 12:13
    guimajc
    Almir,

Estou pesquisando sobre teardrop, afinal de contas tenho um jimny, cujo espaço interno é reduzido... e meus conhecimentos elétricos/eletrônicos são pífios.

Caso eu instale uma bateria estacionária no trailer, o que preciso para que o alternador faça o carregamento? E outra pergunta? É possível carregar a bateria estacionária a partir da rede elétrica?

Desculpe sair um pouco do tópico, mas notei que você é um grande entendedor do tema.

Att.
  • 08/06/2016, 18:00
    Douglas Lenz
    Almir

Tá ficando espetacular, baita criatividade !!! Difícil vai ser tu ter mais ideias para deixar melhor do que já está.

Qual o modelo e marca deste teu multimídia (que está no local do rádio) procuro um pra minha, entretanto, tenho dúvida sobre a inclinação da tela quando fica pra fora em uso, (como na tua foto). Este modelo fica com a tela bem "reta" em relação ao painel? o corpo do rádio está encaixado como deve ser ou fica mais pra fora da posição original?

Abraço e parabéns!
  • 08/06/2016, 22:03
    guimajc
    Pessoal,

Vejam uma solução interessante que encontrei de caixa modular: LAGO do Brasil LTDA

Ainda olhei por cima, porém mais tarde vou conferir melhor.

É Claro que o Almir não precisa, mas pode ser útil a outros foristas...
  • 09/06/2016, 00:12
    Almir Almeida
    Citação:

Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Almir,

Estou pesquisando sobre teardrop, afinal de contas tenho um jimny, cujo espaço interno é reduzido... e meus conhecimentos elétricos/eletrônicos são pífios.

Caso eu instale uma bateria estacionária no trailer, o que preciso para que o alternador faça o carregamento? E outra pergunta? É possível carregar a bateria estacionária a partir da rede elétrica?

Desculpe sair um pouco do tópico, mas notei que você é um grande entendedor do tema.

Att.

Eu também não sou profissional da área de elétrica/eletrônica; cheguei a estudar eletrônica a mais de 20 anos, mas sou apenas um hobbysta.

Existe diversas maneiras de conectar o alternador à bateria estacionária; diretamente, apenas com um relê de alta amperagem, para que quando o veículo estiver ligado o alternador acione o relê e se conecte à bateria estacionária e quando desligado o relê desconecta, para que a bateria estacionária não perca carga para a bateria do carro. O problema neste caso é que não há nenhum gerenciamento de carga; assim se a bateria já estiver com carga plena o fato de continuar sendo carregada poderá diminuir sua vida útil. Por este motivo é que coloquei um controlador de carga (o mesmo utilizado por painéis solares). Neste caso a saída do relê é ligado à entrada do controlador de carga, que por sua vez está ligado à bateria. Esse controlador também impede o fluxo inverso de corrente (para que a bateria estacionária não seja descarregada pela bateria do carro) e também evita a sobrecarga da bateria caso a mesma já esteja carregada. Esta é uma solução alternativa e pouco conhecida.

Outra maneira é conectar a bateria do carro e a bateria estacionária através de um isolador de baterias; esta é a solução mais utilizada, porem costuma ser um equipamento caro e nem todos fazem o gerenciamento de carga que mencionei.
  • 09/06/2016, 00:23
    Almir Almeida
    Citação:

Postado originalmente por Douglas Lenz Ver Post
    Almir

Tá ficando espetacular, baita criatividade !!! Difícil vai ser tu ter mais ideias para deixar melhor do que já está.

Qual o modelo e marca deste teu multimídia (que está no local do rádio) procuro um pra minha, entretanto, tenho dúvida sobre a inclinação da tela quando fica pra fora em uso, (como na tua foto). Este modelo fica com a tela bem "reta" em relação ao painel? o corpo do rádio está encaixado como deve ser ou fica mais pra fora da posição original?

Abraço e parabéns!

Olá Douglas, obrigado!

Este multimídia é bem antigo; da marca NAVEG, modelo NVD 9070; Eu utilizava em meu Troller a 7 anos atrás e depois migrei para a Tracker. Provavelmente já deve estar fora de linha; mas é muito bom; tem DVD, Bluetooth, GPS (instalei o IGO 8, que permite importar/exportar tracklogs e navegação off-road), entrada para câmeras, etc. O receptor de TV e câmera de ré instalei depois.

A tela fica reta sim, e não atrapalha os comandos do ar-condicionado e ventilação. O aparelho já é originalmente meio ressaltado para fora. A única mudança que fiz foi inverter o suporte original do rádio. Originalmente o rádio fica em cima e o porta-trecos em baixo. Tive de inverter para que a tela não obstrua os comandos da ventilação. Porem o aparelho tem muitos cabos e conectores que foi muito difícil fazer caber no espaço do som original.

Abraço
  • 09/06/2016, 00:27
    Almir Almeida
    Citação:

Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Pessoal,

Vejam uma solução interessante que encontrei de caixa modular: LAGO do Brasil LTDA

Ainda olhei por cima, porém mais tarde vou conferir melhor.

É Claro que o Almir não precisa, mas pode ser útil a outros foristas...

É bem prático, porem é para caminhões, para ser instalado preso ao chassis; um pouco grande demais para colocar no porta-malas. Talvez em pickups fique bom.
  • 09/06/2016, 00:37
    Almir Almeida
    2 Anexo(s)
    Hoje fiz o sistema de slide para o painel solar, mas infelizmente não deu certo com as travessas que possuo. O espaço sob as travessas é muito pequeno e como o teto do carro é curvo o painel acaba encostando. Para que dê certo precisarei fazer um rack de teto personalizado, mais alto. Por enquanto vai ficar para o futuro. Enquanto isso irei viajar sem o Thule mesmo.

Anexo 530194

Anexo 530195
  • 09/06/2016, 08:24
    Douglas Lenz
    Valeu Almir !

Minha maior dúvida era exatamente se a tela ficava reta (90°) ou devido ao ressalto do painel ela ficava inclinada à frente.

Sigo apreciando suas modificações.
  • 10/06/2016, 11:24
    guimajc
    Citação:

Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Eu também não sou profissional da área de elétrica/eletrônica; cheguei a estudar eletrônica a mais de 20 anos, mas sou apenas um hobbysta.

Existe diversas maneiras de conectar o alternador à bateria estacionária; diretamente, apenas com um relê de alta amperagem, para que quando o veículo estiver ligado o alternador acione o relê e se conecte à bateria estacionária e quando desligado o relê desconecta, para que a bateria estacionária não perca carga para a bateria do carro. O problema neste caso é que não há nenhum gerenciamento de carga; assim se a bateria já estiver com carga plena o fato de continuar sendo carregada poderá diminuir sua vida útil. Por este motivo é que coloquei um controlador de carga (o mesmo utilizado por painéis solares). Neste caso a saída do relê é ligado à entrada do controlador de carga, que por sua vez está ligado à bateria. Esse controlador também impede o fluxo inverso de corrente (para que a bateria estacionária não seja descarregada pela bateria do carro) e também evita a sobrecarga da bateria caso a mesma já esteja carregada. Esta é uma solução alternativa e pouco conhecida.

Outra maneira é conectar a bateria do carro e a bateria estacionária através de um isolador de baterias; esta é a solução mais utilizada, porem costuma ser um equipamento caro e nem todos fazem o gerenciamento de carga que mencionei.

Almir, Grato pelas explicações. Foram bem didáticas. Vou inserir em minhas anotações.

Grato,
  • 10/06/2016, 11:36
    guimajc
    Citação:

Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    É bem prático, porem é para caminhões, para ser instalado preso ao chassis; um pouco grande demais para colocar no porta-malas. Talvez em pickups fique bom.

Depois vi mais detalhes, e realmente é enorme: 120 x 60 x 65 cm. Tem um modelo que tem até opção de ter geladeira embutida (LAGO do Brasil LTDA), formando uma cozinha... Concordo contigo, que fica limitado a caminhonetes, e talvez para o pessoal que monta reboques para camping.
  • 10/06/2016, 14:46
    Almir Almeida
    2 Anexo(s)
    Acabei mudando novamente o circuito elétrico. Desta vez dei uma simplificada. Agora estou utilizando um único controlador de carga que estou compartilhando tanto com o alternador quanto o painel solar, através de uma chave seletora bipolar. Também eliminei a chave seletora de 4 posições e reduzi a quantidade de fusíveis. A bateria do carro fica totalmente isolada da bateria estacionária, inclusive o aterramento, para que não haja interferência no carregamento. Segue o circuito elétrico:

Anexo 530292

Anexo 530293
  • 11/06/2016, 11:27
    guimajc
    Almir,

O seu sanitário portátil é o da Nautika ou da Thetford?

Att.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:55.