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Tracker Camper - um "micro-motorhome" para expedições e acampamentos

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  • 18/06/2016, 12:35
    Almir Almeida
    10 Anexo(s)
    Montagem da cama:

    Existem 2 opções; casal (sem a geladeira Mobicool - a não ser que durma mais apertado) ou solteiro (que pode ser montado juntamente com a geladeira Mobicool). Para montar a cama basta empurrar os bancos totalmente para a frente, abrir as "mão-francesas" dobráveis, que suportam as tampas do extensor da cama e estender o colchão.

    Anexo 530957

    Para fechar o espaço ocupado pela geladeira há uma tampa sanfonada

    Anexo 530940

    Anexo 530941

    Anexo 530942

    Anexo 530943

    Anexo 530944

    Anexo 530945

    Versão solteiro:

    Anexo 530951

    Para evitar que o colchão fique se movimentando quando estiver guardado e o carro estiver andando, instalei uma rede elástica:

    Anexo 530952

    Anexo 530953
  • 18/06/2016, 12:44
    Almir Almeida
    3 Anexo(s)
    Sanitário químico:

    Normalmente levo o sanitário químico quando vou acampar em lugares sem infra-estrutura, como camping selvagem ou camping urbano. Este fica guardado atrás do banco do passageiro. Para utilizá-lo a qualquer momento basta dobrar o extensor da cama. Claro que as cortinas deverão estar fechadas para se ter total privacidade, rsrs

    Anexo 530954

    Anexo 530955

    Anexo 530956
  • 18/06/2016, 12:59
    Almir Almeida
    6 Anexo(s)
    Báus do Camperbox:

    Existem 7 compartimentos:

    - bateria estacionária
    - caixa de água de 28 litros
    - caixa de passagem hidráulica
    - caixa de passagem elétrica
    - 3 baús livres, para levar objetos

    Conforme a finalidade da viagem posso remover facilmente o galão de água de 28 litros para se ter mais espaço.

    Também utilizo o espaço da caixa de passagem elétrica para levar uma extensão elétrica de 30 metros juntamente com um filtro de linha com 6 tomadas, que utilizo somente quando estiver em algum local com uma tomada AC disponível.

    Os baús livres utilizo para levar roupas e objetos diversos ou como dispensa para alimentos.

    Anexo 530958

    Anexo 530959

    Juntamente com a bateria estacionária há também um cabo de 5 metros para eu ligar a bateria a um carregador externo, quando eu estiver em casa. Mas raramente será necessário utilizar o carregador externo devido ao carregamento através do painel solar ou alternador. No baú ao lado da bateria costumo levar meu compressor automático para encher pneus.

    Anexo 530960

    Baús livres. No baú maior costumo levar roupas ou alimentos (neste caso levo as roupas em uma mala), e no baú menor costumo levar ferramentas e alguns gadgets.

    Anexo 530963

    Também pode-se acessar o baú que fica no fundo do porta-malas da tracker, para isto basta abrir a gaveta e um alçapão, ou acessar pelo lado da geladeira.

    Anexo 530969

    Anexo 530970

    Há também pequenos compartimentos na gaveta, como mostrado anteriormente.
  • 18/06/2016, 13:13
    Almir Almeida
    5 Anexo(s)
    Parte externa e painel solar.

    Externamente é uma Tracker normal. Foi instalado um jogo de pneus BF Goodrich AT, e em breve será instalado um kit de lift de 2" e um par de rodas-livres AVM.

    No teto, preso a um par de travessas de alumínio removíveis com chave, foi instalado um painel solar Canadian de 150W e corrente máxima de 10A.

    Anexo 530971

    Anexo 530972

    Anexo 530973

    Ao lado do painel solar há também uma antena externa de Wifi de alto ganho, para permitir acessar internet em spots abertos. Esta antena é ligada à porta USB de meu notebook.

    Anexo 530974

    Acima, antena de TV e sensor externo de temperatura do termômetro.

    Também possuo um bagageiro Thule Ocean 100, porem este não pode ser instalado juntamente com o painel solar. Quando eu quiser utilizá-lo precisarei primeiro remover o painel solar.

    Anexo 530976
  • 18/06/2016, 13:15
    Almir Almeida
    Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do projeto e que possa servir de inspiração para quem queira fazer algo similar. Breve postarei um vídeo detalhado e novidades futuras, assim como a utilização do equipamento nas diversas viagens que pretendo fazer daqui para frente.

    Quem estiver acessando esta página volte as páginas do tópico para ver o relato completo.

    Obrigado pela participação, incentivo e colaboração de todos! Abraços!
  • 18/06/2016, 14:46
    Arildo MT
    Acho que o vazamento de gás pode ocorrer independentemente do tipo de reservatório que usar, que tal usar o botijão de 2 kg, economizar no gás, ter mais autonomia, e para segurança usar algo assim,

    Sensor Detector De Vazamento De Gas Stk 817 Samtek - R$ 99,28 no MercadoLivre
  • 18/06/2016, 15:21
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Acho que o vazamento de gás pode ocorrer independentemente do tipo de reservatório que usar, que tal usar o botijão de 2 kg, economizar no gás, ter mais autonomia, e para segurança usar algo assim,

    Sensor Detector De Vazamento De Gas Stk 817 Samtek - R$ 99,28 no MercadoLivre

    Olá Arildo, já possuo um botijão de 2 kg, que é o mesmo que ia ficar dentro do Camperbox. Se necessário ainda posso levá-lo em um dos compartimentos e utilizá-lo com o mesmo fogareiro que também possui conexão para gás externo. Quanto ao sensor futuramente talvez eu acabe comprando um do tipo sim, caso eu venha a utilizar o botijão com maior frequência. Outro sensor que talvez eu adquira é o de Dióxido de Carbono, que é exalado pela respiração, mas como sempre durmo com pelo menos duas frestas nos vidros para circulação do ar, provavelmente nem seja necessário.
  • 19/06/2016, 10:43
    guimajc
    Almir,

    Ficou ótimo. A montagem ficou profissional, com tudo muito bem elaborado.

    Aproveitando, encontrei um fabricante de chuveiro a gás portátil. Não sei se conhecem:

    Chuveiros a gas NC - Chuveiros NC a gas, Chuveiros ecologicamente corretos, que geram economia de agua e gas sem utilizar energia eletrica
  • 19/06/2016, 11:37
    JRoberto
    Tai um projeto bem elaborado e executado, e que com certeza vai ficar melhor ainda, conforme for usando e surgindo novas ideias e melhorias. Valeu por disponibilizar todo o processo passo a passo, certamente será fonte de consulta, muito útil.
  • 19/06/2016, 12:09
    guimajc
    Almir,

    Explorando um pouco mais do seu conhecimento. Estou pensando em comprar (ou até montar) um mini trailer, e gostaria de instalar um esquema com bateria estacionária (especialmente para camping em locais remotos). Penso que talvez seja mais interessante montar a bateria com o controlador de carga e relê de alta amperagem dentro do jimny (atrás do banco do motorista, no assoalho) e apenas conectar ao sistema elétrico do trailer quando estiver parado.

    Como que poderia fazer esta conexão (por cabo) de maneira rápida? É viável manter uma conexão elétrica "escondida" no parachoque traseiro (perto do engate)?

    Att.
  • 19/06/2016, 15:55
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Tai um projeto bem elaborado e executado, e que com certeza vai ficar melhor ainda, conforme for usando e surgindo novas ideias e melhorias. Valeu por disponibilizar todo o processo passo a passo, certamente será fonte de consulta, muito útil.




    Citação:

    Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Almir,

    Ficou ótimo. A montagem ficou profissional, com tudo muito bem elaborado.

    Aproveitando, encontrei um fabricante de chuveiro a gás portátil. Não sei se conhecem:

    Chuveiros a gas NC - Chuveiros NC a gas, Chuveiros ecologicamente corretos, que geram economia de agua e gas sem utilizar energia eletrica


    Obrigado JRoberto e Guima!

    Legal este chuveiro! Ainda não conhecia. Caso meu projeto de aquecimento através do cano de escapamento não dê certo, poderá ser uma alternativa para um banho quente.
  • 19/06/2016, 16:04
    Almir Almeida
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Almir,

    Explorando um pouco mais do seu conhecimento. Estou pensando em comprar (ou até montar) um mini trailer, e gostaria de instalar um esquema com bateria estacionária (especialmente para camping em locais remotos). Penso que talvez seja mais interessante montar a bateria com o controlador de carga e relê de alta amperagem dentro do jimny (atrás do banco do motorista, no assoalho) e apenas conectar ao sistema elétrico do trailer quando estiver parado.

    Como que poderia fazer esta conexão (por cabo) de maneira rápida? É viável manter uma conexão elétrica "escondida" no parachoque traseiro (perto do engate)?

    Att.

    Eu também acho mais vantagem utilizar o controlador de carga, ligado ao alternador do que utilizar um separador de baterias, que é bem mais caro e dependendo do modelo menos eficiente que o controlador. A vantagem do separador é que a bateria secundária também auxilia a bateria principal, no caso da partida do carro. Utilizando o controlador servirá apenas para carregar a bateria estacionária. Para conexão do alternador à bateria que ficará no trailer (na realidade um cabo ligado diretamente à bateria do carro, pois esta está ligada ao alternador), você poderá utilizar conectores MC4, os mesmos utilizados no painel solar, pois são removíveis (macho e fêmea) e resistente a água/chuva. Ou então utilizar o mesmo conector da conexão elétrica das setas/lanternas do reboque, caso sobre pelo menos 1 terminal (o terra é comum). Pela distância (4 metros ou mais) talvez seja melhor utilizar um cabo de 4mm ou 6mm da bateria do carro até o controlador de carga que por sua vez estará ligado à bateria estacionária. Se for um controlador programável talvez não seja nem necessário o relê de 70A, basta programá-lo para só carregar com voltagem acima de 13V, assim não irá descarregar a bateria do carro. Mas por garantia preferi colocar o relê, que só faz a conexão quando o carro estiver ligado.

    Conectores MC4:
    Anexo 531042
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