Caros amigos,
Acabei trocando meu T4 2013 pelo 2015, mas continuo acompanhando o tópico pois o assunto me interessou. Venho lendo bastante coisa e acabei encontrando informações que me deram algumas idéias.
Não sabemos ao certo o que vem causando as constantes entradas em modo de segurança no MaxForce. Acho improvável que se trate de um erro de software, tendo em vista que há relatos de carros com mais de 100 M km rodando bem, enquanto outros logo apresentam o problema. Isto sugere que ou não há uniformidade em componentes mecânicos ou eletrônicos, que provavelmente resultam em um erro do processo de regeneração, com consequente alteração da temperatura dos gases de escape e entupimento do DPF, resultando na entrada em modo de segurança. Talvez até mesmo pelo modo de utilização dos carros. Meu T4 2013, após rodar entre 2200 2800 RPM por períodos maiores que 2h, entrava em MS.
Encontrei alguns estudos científicos (não tenho a ref no momento, mas facilmente encontráveis no Google) que provam que a adição de óleo mineral 2T na concentração de 0,5% ao diesel não apenas melhoram muito significativamente a questão da baixa lubricidade do S10, mas também da mesma forma diminuem a emissão de particulados e a temperatura dos gases de exaustão. Não há efeitos deletérios.
Tendo em mente que a solução de reprogramação para a eliminação do DPF ainda não foi atingida, creio que valeria a pena experimentar. Lembrar que a concentração recomendada é de 5 ml de óleo mineral 2T (não sintético) para cada 10l de diesel.
Eu já comecei a usar no novo T4 e postarei minhas impressões.
Um abraço