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Molas Rock Krawler do Wrangler JK no Troller

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  • 19/06/2013, 12:38
    zeca_cj
    1 Anexo(s)
    Duda,

    Lembra daquele exemplo que lhe dei a algum tempo atrás num tópico sobre a suspensão do troller? Acho que foi na receita pra 35”. Não lembro.

    Enfim.

    A explicação de Renato tá perfeita. Mas pra quem é leigo, é difícil imaginar essa dinâmica de movimentos.

    Pra isso, vai um exemplo pratico e simples que ajuda no entendimento da tendência de mudança de cáster no radius arms.

    Estique os dois braços paralelos e aponte o dedo indicador pra cima e o polegar pra baixo.
    Essa posição simula o radius arms em posição ride hight, onde a ponta dos dedos são as buchas do eixo e o cotovelo a bucha do chassis.

    OK até ai?

    Sem mexer os cotovelo, abaixe um braço e levante o outro. Essa posição simula uma situação de X na suspensão, onde uma roda está no buraco enquanto a outra num batente.

    Percebeu que a linha imaginaria entre a ponta do polegar e indicador do braço direito não está paralela ao do braço esquerdo?

    Pois bem, é justamente isso que acontece no carro e é exatamente esse movimento que a bucha precisa permitir pra suspensão trabalhar. Quando a bucha chega no limite, a suspensão não abre mais. Independente de mola ou amortecedor que use.

    Em outra língua, no sistema Radius arms, onde os pontos do chassis são um acima do outro, o eixo funciona como uma grande barra estabilizadora.

    Outra imagem que ajuda no entendimento dessa arquitetura.
  • 19/06/2013, 12:56
    zeca_cj
    2 Anexo(s)
    Sobre o sistema radius arms que Duda colocou fotos, ele é um pouco diferente do original Troller.

    Os braços superiores estão apontados para o centro do eixo enquanto no Troller não acima do inferior.

    Zeca, porque eles estão apontados pro centro?

    Porque quanto mais perto do centro, menor o ângulo e o giro que o eixo faz. Dai é possível tirar um pouco mais de amplitude da suspensão.

    No caso do Wrangler é fácil fazer essa alteração porque os brackets já estão ali. Fazem parte do 4 link original.

    No caso do Troller, confesso que não sei se é possível fazer. É Preciso medir a altura entre carter e o eixo pra saber se os brackets e links cabem ali sem se chocarem.

    Se for possível fazer essa mudança, é um sistema fácil e barato de fazer que dará uma boa amplitude na suspensão.

    Algumas fotos pra ilustrar.
  • 22/06/2013, 15:47
    Paulo Lixa
    Amortecedores Instalados....
    Vou testar esses doetsch tech e depois posto... a primeira impressão é do carro mais duro, mas, vou passar essa semana rodando e ver qual é...
    Próxima: suspensão...
  • 25/06/2013, 13:39
    Paulo Lixa
    http://www.facebook.com/paulolixa/ph...=3&theater
    Para distrair... troller RC
  • 25/06/2013, 21:25
    moraespedro
    Esta discuçao de geometria está ficando ótima. Mas o problema é que sao muitas variáveis em pouco espaço. A diferença nao para nisso... quando se usa o 4 link + panhard, dependendo do angulo entre o os braços superiores e entre os braços inferiores, olhando a suspensao de cima, muda completamente o comportamento do veículo em questao. Fazendo com que quando se acelere a suspensao abra ou feche, e ajustando o comportamento ao se brecar. Existem muitas calculadoras para calcular essas forcas verticais de acordo com os angulos que tentei falar... No sistema 4 link, existem muitos acertos de geometria onde se pode ferrar com a dirigibilidade. Ele é um desenho mais avançado de suspensao. Outra vantagem é que o diferencial fica preso ao chassis por 4 pontos, onde o radious arm fica preso por 2 pontos apenas. Pensando nos impactos que damos nos diferenciais...
    Lógico que um radious arm bem desenhado funciona muito bem e articula como as fotos mostram. Mas eles articulam torcendo o diferencial. O 4link funciona mais livre, mas é muito mais difícil de desenvolver.


    Duda, quando o Renato mostrou o desenho, nao o leve tao literal, mas pegue apenas a ideia. Com bracos independentes em cima e em baixo, eles rodam em diferentes arcos, podendo ajudar ou atrapalhar o comportamento da suspensao.
  • 25/06/2013, 21:27
    moraespedro
    Se voce triangular os bracos de cima e os de baixo, como dois triangulos invertidos, ao se olhar por cima, pode se nao precisar mais da panhard... mas o desenho fica ainda mais complicado e com uma boa chance de ferrar de vez. Acho que este seria o melhor desenho, nao faria o eixo andar para o lados com o curso da suspensao e e pode elevar o roll center, diminuindo o body roll (inclinacao do veiculo ao fazer curva). Nos podemos fazer isso levantando a panhard nos diferenciais, mas ai tem que mexer em monte de coisa para nao piorar a dirigibilidade...
  • 25/06/2013, 21:28
    moraespedro
    Acho que confundi mais do que expliquei... kkkkkkkkkkkkkkk
  • 25/06/2013, 22:06
    zeca_cj
    Moraes,

    Ferrou nao. rsrs

    O grande lance de NAO fazer um 4-link sem Panhard na dianteira é a questão da dirigibilidade. Caso contrario certamente voce terá terá bumpsteer.

    A nao ser que vá partir pra um full-hidro. Ai sim as possibilidades sao grandes de 4 link. porem o carro nao poderá (por lei) rodar em rua.

    Nao sei se voce está acompanhando meu topico do Troller Taxi. Estou fazendo dois 4 links. Triangulado noa traseira e paralelo com panhard na dianteira (até então, isso ainda pode mudar). Vou usar coilovers de 17" de curso.

    Tenho estudado bastante e recentemente parei pra brincar com o 4 link calculator.

    Quem sabe meu quebra cabeça nao sirva mais tarde pra alguem copiar, Ou evitar. Se der errado! rsrsrs
  • 30/07/2013, 09:37
    Vermeio
    1 Anexo(s)
    acho que nao tinha a foto comparativa ainda entre a mola dianteira original (do meu 2003) para as RK.
    Anexo 423707
  • 30/07/2013, 09:48
    Spike
    Citação:

    Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    acho que nao tinha a foto comparativa ainda entre a mola dianteira original (do meu 2003) para as RK.
    Anexo 423707

    Vermeio
    Vc comprou aonde? Qual é o amortecedor que vc está usando?
    Se vc tiver fotos da instalação, vc poderia postar?

    Abrs
  • 30/07/2013, 11:12
    Vermeio
    Citação:

    Postado originalmente por Spike Ver Post
    Vermeio
    Vc comprou aonde? Qual é o amortecedor que vc está usando?
    Se vc tiver fotos da instalação, vc poderia postar?

    Abrs

    spike,
    comprei no mesmo contato postado ai no topico, river city.
    ja chegou faz tempo mas agora que comecei os estudos pra colocar:
    batentes - tenho que aumentar pra nao dar fim de curso no amortecedor e bater pneu no paralama. o q tenho agora nao serve
    flexivel de freio traseiro ainda é original, tenho que aumentar
    freio de mao - ver se acho um cabo maior
    respiros vao dar conta
    link - provavelmente vou fazer a regulagem para ajustar caster/angulo de cardan. no traseiro pretendo colocar uma arruela/espaçador antes da bucha pra aumentar o entre eixos (ou retornar ao original pois quanto mais levanta mais diminui)
    recentemente retirei os calços de mola que tinha de 3 cm na dianteira e 4 cm na traseira e o carro ja melhorou muito a dirigibilidade, acredito ser em razão do caster
    amortecedores - comprei os bilstein de 11', a principio eles se encaixam perfeitamente nos originais se colocar o parafuso direto na bucha de borracha, acho que vou fazer isso. quero ver se com a suspenção toda aberta nao tem perigo de quebrar olhal
    panhard - ja tenho regulagem, so acertar o tamanho quando colocar as molas
    cardan - esse nao sei o que fazer ainda, nao tenho a CV no dianteiro (a minha estragou a muito tempo atras). hoje com amortecedor 3 cm maior na traseira ja raspa de leve no fim de curso no macaco... colocar novamente CV ou limitar com cinta.... so testando no macaco para saber o tamanho do problema.
    BL - despois de finalizado o trabalho vou reduzir pra 2,5 cm (hj é 6,5)

    crédo que texto hahahha
    enfim, tenho bastante trabalho pela frente e quero fazer com bastante calma pra tenta acerta de primeira (nao vai ser facil)

    comentários e sugestões são bem vindas...

    abs
  • 08/08/2013, 13:56
    Fabil
    5 Anexo(s)
    salve povo

    acabei de montar essa receita em um troller 2010 aqui e minhas impressoes sao as seguintes:

    -como as molas RK sao todas iguais ( comprimento e carga), a frente do troller ficou ligeiramente mais alta do que a traseira, vamos rodar algum tempo assim na esperança que a mola ceda um pouco por estarem novas e tambem por conta do peso do motor. Caso nao ceda, avaliaremos se coloca calço na traseira ou corta um elo na dianteira p/ igualar

    - as molas RK possuem diametro externo na medida EXATA do prato de mola do troller ( ao menos nos 2009 p/ cima)ela entra justissima e por conta disso nao é possivel encamisar os elos com uma mangueira p/ eliminar ruidos. resultado, quando a suspensao trabalha bastante dá barulho das molas rangendo nos pratos.

    - foram usados 4 amortecedores Bilstein com 690mm aberto e mesmo com a suspensao toda aberta/torcida as molas se mantiveram no prato sem precisar de grampos p/ fixa-la

    - com ou sem as bieletas originais a suspensao abriu do mesmo jeito, as biletas/estabilizadora nao limitaram o curso.

    - comportamento dinamico/dirigibilidade por conta das molas serem PROGRESSIVAS, ficou bem macio ao rodar no asfalto e pisos com irregularidades suaves ( até um pouco macio demais p/ meu gosto, mas dai é pessoal, cada um tem sua preferencia) e firme nas curvas, lombadas e freadas ( quando a suspensao "mergulha").

    - linhas de freio traseiras nao precisaram de nenhuma alteraçao

    - linhas de freio dianteira cabem duas opçoes: 1- prolongar os flexiveis ( o que pode deixar o freio mais "esponjoso" ainda mais no troller que mesmo original o freio já nao é aquela "brastemp")
    2- elevar o suporte do conduite metalico p/ o segundo furo.

    agora é testar na trilha e ver como ficou...
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