O problema principal mesmo é da MWM International que produz e fornece o motor para a Ford/Troller. A Ford/Troller tem sua parcela de culpa sim, por não exigir mais da MWM International e nem em dar o respaldo aos consumidores, mas no fundo, a empresa (Troller/Ford) está com uma "batata quente" e tanto na mão.
Parece que esse MWM não foi suficientemente testado (na verdade ele é o Sprint 4.08TCE do VW 8-140 aumentado em cilindrada e colocado um cabeçote de 4 valvulas por cilindro) e era a única opção que a Ford tinha de imediato para enquadrar o Troller nas normas Euro V. Era o unico motor que cabia no cofre. E o Troller foi o ultimo diesel a ser produzido e comercializado em 2012 com motor Euro III
Tanto isso é verdade que o Maxxforce 3.2 é um motor na verdade, Low Speed, com potencia máxima em 3000 rpms. No Troller, ele teve que ter o torque máximo reduzido para 380Nm (para nao ter que mexer na transmissão) e com isso, a rotação de potencia máxima aumentada para 3500 rpms.
Aliás, os problemas com o sistema de escapamento e regeneração de gases dos motores International em veiculos Ford não são exclusivos ao Troller. Nos EUA, após o grande fiasco que foi o International Powerstroke 6L na F-250 americana (era um motor que não oferecia qualquer confiabilidade, tanto na eletronica quanto mecanicamente), vieram os 6.4L para tentar apagar os problemas e mesmo assim eles continuaram...exatamente na questão de regeneração do filtro de particulas. O sistema esquentava tanto que saia uma labareda de fogo pelo escapamento das Superduty.
Acho que a solução para vocês, Trolleiros é literalmente "cairem de pau" em cima da Troller/Ford e também da MWM International e acionar todo mundo, para forçarem eles a darem uma solução definitiva para o caso. Recorrerem a Justiça, Procon, etc. pois senão vocês ficarão com a bomba que está sendo esse motor Maxxforce e o que eu acho pior, terão medo de rodar com seus veículos em uma viagem, ou a noite, o que é muito ruim, ainda mais se tratando de um carro novo.
Enfrentei essa decepção com o motor e a International Engines com minha ex. Ranger e seu motor NGD3.0E, que com 150 mil km, resolveu me "apresentar as contas" e dar defeitos.
Desculpe o longo texto, a intromissão e o longo palpite para vocês Trolleiros
Abracos