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JotaN
Da pesada - Modo de segurança da ECU exige atenção
O problema na ECU é recorrente principalmente nas picapes médias, como a Ford Ranger
Bruno Freitas - Estado de Minas
Publicação: 03/07/2010 20:34 Atualização:
De repente, o motor eletrônico do seu utilitário, caminhão ou ônibus movido a diesel começa a funcionar somente em baixa rotação. A razão pode estar no modo de segurança, resposta que a ECU (central eletrônica do motor) emite ao detectar algum problema que coloque o funcionamento do propulsor em risco. “O software recebe sinais de vários sensores, como os de rotação, pedal de acelerador ou temperatura da água do motor, processando e tomando decisões por meio de atuadores”, revela o gerente de performances e emissões da MWM International, Domingos Carapinha.
O especialista acrescenta que os sintomas dependem do tipo de falha. “Se o sensor de rotação estiver com alguma anomalia, a ECU terá que cortar todo o funcionamento, o que seria um caso extremo.” A rotação reduzida é mantida somente para que o motorista chegue a um local seguro, explica o supervisor de serviço ao cliente da Troller, André Mizokami. “O veículo não deve rodar muito, pois, dependendo do tempo de uso e quilometragem, o dano poderá ser muito maior, ocasionando até a perda do motor.”
Apesar de essencial, o software ainda é pouco conhecido por proprietários e usuários deste tipo de veículo, geralmente usado para o trabalho. “Muitos nem sabem da existência do modo de segurança e como ele atua. Acabam sendo lesados ao procurar um mecânico espertalhão ou que não entende do assunto, propõe uma série de reparos e cobra caro pela inutilidade”, alerta o gerente da Refordiesel, empresa especializada na manutenção de motores MWM International, Edmar Bergamini Queiroz.
DIAGNÓSTICO O especialista revela que panes envolvendo o modo de segurança são comuns em motores a diesel de picapes devido a sensibilidade e condições de uso. “Os sensores aumentam a durabilidade do propulsor, mas podem dar alarme falso se entrarem em contato com água em lavagem ou pó de minério numa mineração. Em muitos casos, o usuário é levado a acreditar que a origem do problema é outra.” Dentre os falsos diagnósticos apontados por Queiroz, estão falhas nos bicos injetores, cabeçote, bomba de alta pressão, turbina e entupimento do tanque de combustível.
Recorrer a um scanner elimina as possibilidades de erro, mas exige atenção. “O equipamento faz a leitura da parte eletrônica, porém nem todos são confiáveis. Devem considerar a especificação recomendada pelo fabricante do modelo”, esclarece.
Outra dificuldade para encontrar informações sobre o modo de segurança está no manual de proprietários de modelos como Chevrolet S10/Blazer e o jipe Troller T4. Em ambos, o livro faz somente uma observação sobre as luzes de advertência presentes no painel de instrumentos.