amigão.... Ja parei mesmo com essa discussão.
Eu sei doque estou falando, se vc tem duvidas pesquisa vc mesmo.
Versão Imprimível
Eu acho q a potência foi limitada pelos freios do troller...kkk
Se ele ja n freiava muito bem com 163 cv.... se colocar muito mais, ai n para mesmo..heheh
Não sei se é inviável, se for é questão de custo e não de engenharia, certamente. Mas a carroceria não passaria no crash test, nem o chassis, ao menos sem modificações. O Troller nunca teve sequer resquícios de um sistema de deformação programada da carroceria, para absorver a energia de impactos evitando que os ocupantes sofram ferimentos graves.
Também não é seguro em capotagens, exceto em baixíssima velocidade, pois do contrário a capota é arrancada do carro com extrema facilidade.
É difícil saber o que de fato está decidido pela Ford, mas é bem provável que o investimento para adequar o Troller à legislação de segurança que entra em vigor em 2014 seja muito alto, impossível de reaver com a pouca produção e venda do T-4 (estamos falando de cerca de 1000 carros/ano).
Acho, vejam bem, estou apenas achando, não tenho informações privilegiadas, que o T-4 vai ser mesmo substituído por algum outro carro, de origem Ford (com projeto que já preveja airbags e ABS), pois a produção não pode ser encerrada na fábrica de Horizonte, ou os incentivos fiscais serão perdidos.
Quanto ao motor, obviamente só foi trocado para atender à nova fase do PROCONVE, e a potência foi limitada para não tornar necessária a troca do câmbio, que não suportaria torque maior que o do 3.0. Nada a ver com legislação que limita a potência conforme o entreeixos... Isto simplesmente não existe.
[]s.
Já estive em situação de acidente com o Troller sim, não o meu, mas o de outro que seguia conosco em comboio, e pude constatar "in loco" as conseqüências. Ninguém me contou...
Espero que você nunca tenha uma experiência do tipo com um Troller ou qualquer outro carro, mas se quiser saber um pouco mais, aqui mesmo no fórum existem tópicos com fotos de Trollers acidentados, dá para ter uma ideia do que pode ocorrer.
[]s.
Estamos no pressuposto que o Fórum só será útil se as pessoas relatarem as suas experiências da vida "real", caso contrário estaremos perdendo tempo com "paixonites" que nada constroem para a disseminação do conhecimento! A propósito já vi das 2 coisas: vários Trollers que tombaram e até capotaram em trilhas e/ou competições de in-door, que tiveram pouquíssimos danos materiais e quase nenhum dano físico aos ocupantes; em contrapartida vi 1 caso de colisão (de raspão) com a cabeceira de 1 ponte e posterior capotamento no asfalto, e o estrago foi grande!
Ao contrario das suas afirmações, o Troller é muito seguro para quem está dentro dele sim.
O Troller é muito perigoso para quem está fora dele. Por não ter área de deformação ele transfere toda a força da batida para o outro carro.
Quanto a caportar, a capota pode ser arrancada, mas quem salva sua vida é o santo antonio de ferro que vem abaixo dela.
Eu já vi Troller batido, virado, capotado. Nenhum ferido gravemente. Uma dos acidentes foi terrível a 140km/h, no asfalto, onde na chuva o motorista do Troller foi desviar de um fusca parado no meio da pista. O Troller capotou diversas vezes, até parar. O motorista, um amigo, saiu do carro tonto e assustado, mas sem nenhum arranhão.
Sorte? Também, mas o carro o protegeu MUITO bem.
Repetindo, apesar de ser um carro não seguro para quem está fora ou bate contra ele, o Troller é muito seguro para quem está dentro.
Com certeza ele não passaria em um crash test. Já vi batidas de Troller com carros pequenos e é terrível. Por não ter área de deformação ele joga isso no carro que bate contra ele.
Certa vez um Troller entrou na traseira de um Palio, e eu presenciei o fato, e destriu toda a traseira dele. A mala ficou no banco traseiro. O Troller teve apenas quebras leves na fibra dos paralamas e frente.
Abraços.
copia do site da MWM:
Motor: MaxxForce 3.2H (EGR);
Família: MaxxForce H;
Configuração: I-4;
Nível de Emissões: Euro V - EGR;
Potência: 160 hp (118 kW);
Torque: 332 lb.-ft. (450 Nm);
Aspiração: Turbo DA -VNT;
Diâmetro x Curso: 96 x 110 mm;
Peso seco do motor: 290 kg;
Sistema de Combustão: Injeção Direta;