Bem amigos vou falar do meu passeio a Monte Verde, eu usei o GPS para me guiar pelas trilhas, consegui as trilhas no site do Tacio Philip (
http://www.tacio.com.br/tacio/arquivos/gps.shtml), saindo de SJC pela SP 50 e depois pegando a saida do Horto de SJC apartir dai por estrada de terra até Monte verde, esse caminho não passa por São Francisco Xavier, e ja sai no caminho para Joanopolis, só tive problemas no ultimo trecho pois peguei uma porteira fechada com cadeado, mas foi mancada minha pois não verifiquei o caminho antes no micro onde era indicado que a trilha tinha porteira trancada e o meu Gps não deu essa informação, mas até que foi divertido pois em dois trechos tive que usar a tração 4x4 e reduzida pois o trecho tinha aquela trilha feita por caminhão onde fica as rodagens do danado e se o carro encaixar no trilho fica preso pelo assoalho e não tem tração que tire o danado dali e eu que não tenho experiencia no negocio quase me dei mal mas passei pelo teste e tive que voltar pelo mesmo caminho depois de dar de cara com a porteira fechada, mas foi muito divertido, mas o melhor mesmo é ir com mais veiculos pois se atolar um pode ajudar o outro, na volta ja cheguei no caminho entre Joanópolis e São Francisco Xavier escurecendo resolvi não voltar pela trilha e passei por Sâo Xico e dai para Monteiro Lobato, dai pela SP 50 até SJC, dai que vieram os sustos maiores desse passeio pois a SP 50 está cheia de queda de barreiras e tem um monte de meia pista completamente sem sinalização, esse trecho foi barra, mas felizmente deu tudo certo.
Manolo