Deculpem o Off Topic,
Mas Leonardo, tem mais fotos desta D10 do seu avatar?
Versão Imprimível
DieselPower, vc tem Pirometro na sua XT? Se si, Instalou no coletor o na saída da turbina? Qual a temperatura que considera limite no seu caso? Qual o aparelho e a sonda que usa? Sabe dizer se esta aqui do ebay presta? O aparelho parece interessante, mas a sonda parece bem curta! Tem outras sondas do mesmo vendedor que parecem melhores, mesmo porque custa mais que o aparelho inteiro com a sonda murts, será que á compatível com este aparelho? Vou tentar descobrir.
Abraços
Perguntei no anunciante do ebay e o cara indicou este outro pirometro EGT que na verdade muda a sonda. Esta parece melhor!!
Veja o anuncio. U$95,99 + 20 de frete. Este acho que vou encarar!!
Nossa Ezahn, cuidado para não virar paranóia...he he he!
Voce já está com 3 sensores no carro, acho que voce está mais que protegido!
O Flávio acabou de ser salvo por um posto na saida da água, o mangote de baixo soltou e vazou a água toda e mesmo não tendo água o sensor acusou a subida de temperatura, apitou e ele parou o carro.
Experimenta colocar o sensor onde coloquei...achei que ficou ótimo.
Bom...a não ser que o din din tá sobrando e voce queira mais esse mimo...he he he.
Lembrando que $95,99 + 20= $116,00 em Reais viram R$240,00 acrescenta os impostos e voce vai pagar quase...R$500,00 !!
Parei!!!!:curtir: Na verdade é pura especulação, mas achei válido colocar este outro link pois acho que se alguém ler e for comprar, ai acho que este é mais apropriado.
O caso é que andei estudando o que é EGT e percebi que é uma medida muito mais segura. Ali acusa muito antes de qq outra peça ser afetada pela temperatura. Por exemplo, em uma subida, em carga total, pé no fundo, na minha viatura começa a esquentar depois de 3 a 5 minutos. Se tiver um pirômetro vai acusar no começo da subida, e neste caso se reduzir para quarta marcha e continuar com o pé no fundo, só que com rotação maior. A alimentação do motor ficará mais pobre, mais ar em relação ao diesel, e isto por si já reduz a EGT. E ai pé na tábua.
Se um amigo, cunhado ou qq um assim for aos EUA ai encaro os R$240,00. Dai tiro este se aquário e coloco na geladeira, e pinto ela com o logo da skol!!!:-D
Fala Ezahn,
Ainda não possuo EGT na Xterra, mas está nos planos para "ontem"...
O EGT é a medida mais segura para saber como está a queima do diesel dentro do cilindro, se podemos enviar mais combustível ou não, e se está ocorrendo Back Pressure.
O correto é instalar bem no centro do coletor, onde o fluxo dos cilindros se une, mas eu não tenho coregem de furar o coletor, e por isso irei instalar no cotovelo logo após a turbina... O que vai acontecer, é que a leitura ficará alguns segundos atrasadas, e alguns graus abaixo do coletor, mas nada que inviabilize o seu uso.
Sobre estes dos Ebay, eu não arriscaria, pois conseguimos no Brasil por um valor bem menor, como os da ODG.
Se for comprar no exterior, procure um Autometer ou Banks.
Aqui tem algumas informações interessantes sobre EGT:
Motores Diesel - Fumaça Preta, EGT, Temperatura Alta e Chip de Potência
Banks Power | Why EGT is Important
The Truth About EGT - Diesel Power Magazine
Exhaust Gas Temperature Basics - Diesel Power Magazine
Abraço.
Boa noite a todos.
A caminhada para turbinar a viatura continua!!!
Graças a dica do Leonardo Truccolo, consegui tirar o parafuso da polia.
Como não tinha como dar a partida e ver o que estaria acontecendo, fiz um video.
Agora posto aqui para que em caso de "desespero" como o meu possa auxiliar algum companheiro.
Soltando o parafuso da polia do virabrequim - MACETE - video com 0.5x velocidade real. - YouTube
Att
Fábio
Hoje consegui trocar a correia da Berenice.
Terminei a linha de óleo de alimentação da turbina.
Instalei os termometros de temperatura (agua e óleo) no painel (com base nas fotos que vi do Ezanh).
O turbo vai no seguimento no fim de semana que tiver tempo (comprei novos prisioneiros - turbina - pois os que vem no kit são muito compridos - pra variar!!!). Vou ter se fazer um novo suporte para a wastegate.
E vamo que vamo!!!!
E ai shuther, na 5ª foto os relógios já estão no painel??? Parece que não! Onde vai o sensor da temp do óleo?
Vc trocou todos os rolamentos da correia dentada? Na minha troquei o esticador completo e na polia boba que é dentada troquei só os rolamentos internos.
Boa sorte na empreitada!!
Já estão no painel sim, só não tinha irado foto ainda, pois está desmontado embaixo, mas tirei agora da parte de cima para voce ver.
Não achei bonito, mas achei que seria o melhor lugar tanto para visibilidade minha e do passageiro (caso eu esteja no passageiro algum dia rs!)
O kit veio polia, esticador e correia. Trouei tudo.
Não veo a hora de ela funcionar no turbo, mas esse fim de semana proximo não vou poder pegar no batente!
Att
Fábio