Amigos, neste lugar não ficou bom não. Peguei a estrada, a 105km/h e a pressão entre 0,8 e 1 kg chegou em 110°C em 5 minutos e parou de medir pois é o final da escala. Teria que ser um outro termômetro que chegasse em temperaturas mais altas.
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Ezanh,
Eu instalei o meu do lado da admissão, tem algumas roscas no cabeçote próximo ao coletor de admissão, caso vc não ache-as me avise que eu bato uma foto...
Ah,esqueci que vc tem o intercooler e de repente não tem acesso a estas roscas...
Abraços,
Hugo
Hugo, vou procurar estas roscas que vc falou. A princípio eu já havia procurado e não vi nenhuma rosca vaga do lado da admissão. Estas 3 roscas que vc fala estavam sem nada ou já tem um parafuso segurando algo? Ficam acima ou abaixo da admissão? Sera que dá para colocar uma foto. E outra coisa, que temperatura máxima chegou neste local que vc instalou?
Valeu !!!
Ezanh,
Elas ficam em cima, próxima das velas pre-aquecedoras. Tem uma no quarto cilindro que é menor (próxima a parede corta fogo) e tem mais duas no 3º e 2º cilindro que são mais grossas. Se vc olhar por cima do motor vai ver fácil, ela fica quase que no coletor de admissão...
Como não tenho intercooler este local esquenta bem por conta da turbina, chegou a marcar 97º, depois de pisar bem em uma subida...
Abraços,
Hugo
Ezahn, muito legal a peça que voce criou para prender o sensor!
Por aqui nem sinal do meu e não tem nem como saber se caiu em algum buraco negro...
Acho que um bom local é proximo a algum ponto que passe o óleo do motor, o oleo circula pelo motor todo, então é um bom indicador, acho que qualquer variação ele logo acusaria.
Nova tentativa. Mudei o local para o lado da admissão. Só que só achei uma rosca sem nada, e fica meio ressaltada para fora. Acho que não é o ideal, o ideal é se conseguisse encostar a peça no corpo do cabeçote como consegui do lado do escape. Mas enfim, amanha ando e vejo como ficou.
Hugo, será que é esta rosca que vc falou? Será que meu cabeçote é diferente? ou tem mais coisas preso nele que no da sua viatura?
Seguem fotos.
Anexo 399952Anexo 399954
Ezanh,
Bati as fotos...
Anexo 400076Anexo 400077
Na primeira foto está o local que instalei o sensor, que é no coletor de admissão próximo ao cabeçote e no segundo lugar foi onde tentei instalar, que é uma rosca no cabeçote lá no 4º cilindro próximo a parede corta fogo, só que o acesso é ruim e o parafuso quebrou dentro...
Neste local que instalei a rosca é mais grossa que o último...
Espero que você tenha tido uma noção agora...
Abraços,
Hugo
Ah, esqueci de mencionar quer o local que você instalou é onde eu queria instalar inicialmente mas não consegui pq o parafuso quebrou dentro...
Abraços,
Hugo
Agora compreendi. Na realidade vc instalou no coletor e não no cabeçote. Eu instalei nesta tosca próximo à chapa corta fogo, esta é no cabeçote. Mas andando hoje na cidade achei que o tempo de reação do termômetro fica muito lento. Em ambos os lugares circula ar da admissão por dentro, acho que o ideal seria um local com circulação de óleo. Vou experimentar colocar na tampa de válvulas. depois posto o resultado.
Ezanh,
Coloquei na tampa de válvulas e era mais lento ainda... Rodei 5.000km com o sensor onde está na foto e ele demora para subir, mas se vc pisar fundo ele sobe... No meu caso que não tenho intercooler dará para comparar com o seu que tem...
Na estrada em linha reta com 0.6 - 0.8 de pressão da turbina a temperatura chega perto dos 90 graus... E se aperta mais e segurar em 0.8, 3.100 RPM e 110Km/h vai para 95º... A sua que tem intercooler dúvido que chegue nesta temperatura...
Para ilustrar o que falo, na viagem estourou a mangueira de pressão do turbo, antes de estourar o relógio marcava 92º, ao estourar e o carro voltar a ser aspirado, a temperatura baixou para 72º, na mesma velocidade e RPM...
Abraços,
Hugo
Hugo, não peguei estrada com o sensor ali ainda, mas na cidade ele abaixa a temperatura quando ando. Se paro e desligo o carro a temperatura sobe e chega próxima da da água, 88 °C, mas quando ligo e começo a andar cai uns 10 °C. O ar que vem do intercooler esfria este local, no seu caso o ar esquenta. É por isto que acho que não seja uma medida válida como alerta, seria melhor um local sem tanta influência do ar que entra.
Nestes meus testes ainda vou colocar o sensor na saída e entrada do intercooler para ver o que dá!!!
Abraços
Uma questão: com o ar ligado na cidade, para e anda a temperatura da água chegou a 100°C, neste momento o termômetro original ainda estava no meio, mas com uma leve alteração para o quente, ainda em cima do emblema da temperatura só que já indo para o quente. Isto é normal? Neste momento eu cheguei no banco e desliguei o carro, mas fiquei cabreiro. Qual a temperatura limite para a água? Será que meu carro tem algum problema de arrefecimento? Como testar o viscoso? A ventoinha tem duas velocidades? Ou será que tenho que trocar o radiador?