EDUARDO SCHAEFER
Vc falou em marcador de PRESSÃO DE ÓLEO correto? Tem este que o DELFIM mostrou e tem o TERMÔMETRO DE ÓLEO com sinal de alerta sonoro da RACETRONIX , mesma marca que comprei o TERMÔMETRO DE TEMPERATURA DA ÁGUA .
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Pessoal, bom dia!
Aproveitando o tema vou fazer um relato(longo) após turbinar minha viatura e viajar até o Uruguai e voltar em 10 dias e 4500km rodados...
Como vocês sabem eu mesmo turbinei meu carro, juntei o kit e montei, turbina Garret, escapamento direto sem abafador/silencioso de 2.5" e abertura da bomba injetora e quase 1/2 volta, sensor de temperatura digital da thunder equipamentos sem alarme e que vai no cabeçote do motor (perto da entrada de ar, era o único lugar que consegui instalá-lo)...
Primeiro, percebi pouca melhora do turbo para o carro na estrada, na subida de Joinville para Curitiba o carro andou quase igual aos caminhões carregados, nas retas conseguia colocar 110km/h, a pressão do turbo no máximo dava 0.8 - 0.9 quando pisava com vontade, mas qualquer subidinha na estrada o carro perdia o rendimento como era antes de turbinar... Acredito que tenha que abrir mais a bomba, pois o carro não está fumaçando como se dando excesso em baixa, o que me deixa desconfiado que deva estar faltando diesel em alta (média de consumo a 100km/h - 10km/l)
Segundo, instalei o relógio de temperatura no cabeçote, perto da entrada de ar da turbina e só fiz me preocupar com o mesmo, pois a temperatura chegou até 97 graus se apertar muito o pé, mas o ponteiro original não e mexe... Se ligo o carro de manhã, frio, o ponteiro original marca no meio com 10min enquanto o digital marca uns 45 graus... Depois a temperatura pode variar até 97 graus e o danado do relógio original não sai do lugar. Para ilustração estourou a mangueira do turbo a uns 20km do Chuí, a temperatura do carro era de 89 graus, depois que a mangueira estourou e parou de dar pressão a rotação do motor se manteve a mesma, a velocidade também (era reta) e a temperatura despencou para 70 graus, ou seja, o ar quente da turbina está influenciando o sensor do relógio, vou ver outro local para colocar o sensor...
Bem, ao final rodei 4.500km, problema mecânico foi somente a mangueira de pressão do turbo que estourou e que foi prontamente arrumada em 20 min, meu regulador de voltagem está ruim, pois a noite que tudo no carro ligado a bateria arriou... No resto a Hilux foi e voltou bem...
Conclusão que tiro é que o termômetro que estamos colocando só serve como parâmetro se for colocado como o sensor original e para monitorarmos a temperatura da água, pois no meu caso que está no cabeçote não faço a menor ideia de qual é a temperatura ideal. Outra coisa que ví que deve valer a pena é colocar um intercooler no futuro, pois o ar que vem da turbina é bem quente, pois com a mangueira de pressão do turbo baixou quase 20 graus a temperatura...
Abraços,
Hugo
Hugo, como é este sensor? É daquele tipo arruela que parafusa no cabeçote? Onde vc colocou, do lado da admissão ou do escape?
Quanto a temperatura baixar sem pressão, será que não é a diminuição no rendimento de queima? Ou vc acha que é só o calor da mangueira de ar pressurizado que esta pegando?
E tem mais, a minha, depois de turbinada, sobe em 5ª na boa, perdendo bem pouca velocidade, subidas que antes eu tinha que colocar 4ª, 3ª !!!! Algo não esta certo na sua? O filtro de ar seu é original? Será que não está sujo?
Bom, espero ter ajudado em algo.
Abraços
Ezahn,
Então, o sensor é tipo um olhal que é preso por um parafuso M5... Ele lê a temperatura do local onde é fixado, no meu caso optei pelo cabeçote, mas estou pensando em colocá-lo no parafuso que prende a válvula termostática... Instalei ele no lado da admissão próximo a vareta de óleo...
Acredito que quando estourou a mangueira de pressão do turbo o ar que a turbina joga,que é quente pois não tenho intercooler, passou a não entrar na admissão e com isso a temperatura baixou. Mas um indício que tenho que o intercooler é um bom investimento futuro e que tenho que trocar o local do sensor de temperatura...
Com relação ao turbo realmente não sei o que passou, pois a pressão do turbo em 3000 rpm é 0.8 bar, mas o carro não anda... O filtro de ar é original e é novo, troquei quando turbinei o carro praticamente... Não acredito que seja ele o problema, aposto minhas fichas na mistura ar combustível que deve estar pobre, pois não fumaça nada em baixa, portanto deve estar dando falta em alta... Pois como nossas bombas injetoras não tem LDA não conseguimos um acerto por igual na regulagem do débito de combustível, ou fica bom na alta e dando excesso na baixaa ou o contrário que acredito que seja o meu caso...
Abraços,
Hugo
Bom, veja esta questão de débito da BI. Só para certificar, nesta BI do nosso carro aumenta o débito apertando o parafuso, certo. Aperta ela até fumacear e depois volta um pouco. A minha fumaceia preto de leve quando piso fundo a 1800 rpm até encher o turbo, tipo por uns 3 segundos. Regule a sua assim e depois veja se melhorou.
Ainda em tempo, a minha troquei o filtro de ar por um maior. Acho que é de D20.
Depois conta aqui se melhorou.
Ezanh,
Vou fazer esta regulagem e te falo como ficou... Depois vou para o filtro.
Abraços,
Hugo
Dr Guilherme, isso mesmo, quero colocar um relogio de pressão de oleo com alarme, pois quando estourou a mangueira de lubrificação da turbina em 100 mts sairam mais de 4 lts e nesse tempo a turbina foi para o espaço(foi a explicação que me deram, trabalhou "seca"), se tivesse um alarme, acho que daria tempo de parar enão ter tanto prejuizo
Já estou usando e gostando do termometro de agua da racetronix, mas acho que um de pressão de oleo(com alarme) me deixara mais tranquilo
Hugo, temos praticamente o mesmo Kit, Garret, escape 2,5(uso um silencioso de F 1000) e antes de abrir mais a bomba, era isso mesmo que falas, pressão 0.8, 0.9 e não era lá essas coisas, depois de abrir(acho que foi mais de 1/2 volta, pode ser demais, mas o consumo ficou na casa dos 8 ou 9, dependendo do pé), é outro carro, fumaça um pouco nas pisadas, mas ultrapassa muito melhor.
Fiquei meio assustado com o caso da mangueira que veio no kit, e esfriei a empolgação de colocar um intercooler, vamos ver mais adiante o que vai acontecer,
Chara, Que zebra na turbina hem!! Só que tem uma coisa. Tem que ver onde vai instalar esta manômetro. Se ele ficar no local da cebolinha do óleo acho que não acusa muita diferença de pressão se estourar a mangueira da turbina. Enquanto tiver óleo no pescador a pressão acho que fica normal, o problema é que vai acusar só na hora que o pescador ficar de fora, mas a turbina fica sem óleo dez da hora que estourou a mangueira. Ou seja, não sei se este manômetro iria evitar este acidente com a turbina. Só se o manômetro ficasse na neste circuito, tipo na entrada da turbina. Sera que tem jeito?
Abraços
Tchê, agora fiquei encucado de vez, não tinha visto por esse lado,vou procurar por mais informações
Valeu chara, abraço