Postado originalmente por
Mantiqueira
Valeu amigo! A minha continua com a pressão original, no entanto a minha suspeita de problema no cabeçote se confirmou ontem na BR. 040 viajando pra BH. Estava numa das várias subidas quando derrepente o ponteiro da temperatura se movimenta, imediatamente tirei o pé do acelerador e procurei um acostamento. Nessas horas é bom entender minimamente de mecânica, pois nem esperei o marcador se aproximar do vermelho e quando eu estava parando o marcador ficou abaixo do normal, ou seja para um leigo o carro estaria frio. Nesse momento, fiquei ainda mais preocupado, pois sabia que poderia estar faltando água pra fazer o marcador ficar abaixo do meio. Desliguei o carro imediatamente e ao abrir o capô observei que a água saia do radiador em direção ao reservatório de expansão que já se encontrava cheio até a boca, do reservatório saia pelo ladrão. Quando o radiador esfriou retirei a tampa do mesmo, mandei que minha esposa ligasse o carro, fui completando a água e pasmem, coube quase 5 litros. Daí pra frente segui viajem aproveitando todas as banguelas possíveis além de forçar minimamente o carro andando de vagar sobretudo nas subidas. Andei uns 30 Km e parei pra verificar. Esperei esfriar novamente, retirei a tampa do radiador, liguei o carro e as bolhas da água apareciam dentro do radiador.
Me corrijam se eu estiver enganado. Antes de turbinar em longas viajens já tinha observado a água do reservatório borbulhando, não chegava a transbordar com essa intensidade, pois a pressão que ia pra dentro do motor era menor. Com o turbo o defeito no cabeçote passou a ser bem mais perceptível, além disso o meu radiador estava furado antes de turbinar a viatura. Felizmente, aparentemente esse esquente não trouxe maiores consequências para o motor, tive o maior cuidado para traze-la de volta pra casa, tanto que hoje pela manhã conferi tudo, liguei e pegou de primeira. Agora é comprar um bom cabeçote, juntas novas e bola pra frente.
É isso aí pessoal essa foi minha saga de sábado de forma beeem resumida, um abraço a todos e um bom resto de Domingo.