Postado originalmente por
guilhermeabreu
EZAHN
Em minha experiencia , aumentar a litragem de água , ajuda muito pouco na refrigeração , o que faz melhorar muito a refrigeração É AUMENTAR A ÁREA DE TROCA .
No meu ENGESA qdo coloquei o MWM 2.8 e o radiador era o original do jipe , o MWM esquentava , daí troquei a colmeia de 3 carreiras de 15 canaletas por outra de 5 carreiras de 25 canaletas , mais que dobrei a litragem e continuou a esquentar , coloquei ventoinha elétrica e continuou a esquentar , coloquei coifa e continuou a esquentar , UUUUFA , daí finalmente parti para trocar o radiador por outro de ÁREA DE TROCA MAIOR , PIMBA , acertei na mosca , coloquei o radiador do ÔMEGA 4.1 com ar de apenas UMA CARREIRA DE CANALETAS ( fininho ) mas com uma ÁREA DE TROCA MAIOR UNS 60% do que a que tinha e o motor esta funcionando até mais frio do que deve , tenho que conferir se a VÁLVULA TERMOSTÁTICA não esta emperrada aberta , pois agora o motor funciona na temperatura entre 71ºC a 76ºC e o normal seria de 81ºC a 87ºC e antes se eu passasse dos 3.000 rpm mesmo no plano sem subir nada a temperatura ía para os 100ºC daí tinha que aliviar o pé , ou seja : só podia andar com ele a 80 a 90km/h senão a temperatura subia e hoje ando a 130km/h e a temperatua não passa dos 76ºC .
E em nossas viaturas SW4 não tem espaço para um radiador com MAIOR ÁREA DE TROCA .