Postado originalmente por
sandro_ventania
Não sou mecânico, mas como mexânico do meu carro gostaria de dar minha opinião...
Que está errado!
(em parte)
1º Montadora nenhuma investe em algo que não precise
(Concordo plenamente! as vezes não investem mesmo precisando, né?!)
2º A água sem a válvula termostática não deixará o motor chegar á temperatura ideal de funcionamento
(chegará...mas vai demorar bem mais, isso causa desgaste prematuro do motor, por estar frio o metal não se dilatou para sua folga normal de trabalho)
3º A água circulando sem parar, no trânsito parado, não se resfriará corretamente, pois não há nada que a bloquei.
(aqui acho que por estar sem a valvula, o fluxo de água é maior e pelo que eu saiba a troca seria mais eficiente...mas nem tanto, pois o volume do liquido trocador é o mesmo, assim como as dimensões do radiador)
4º O acoplamento viscoso trabalhará fora da normalidade (se a temperatura subir demais o acoplamento viscoso perde a eficiência, ele tem um limite de trabalho, como o motor).
(aqui acho que não há diferença, pois o viscoso trabalha de acordo com a temperatura, com ou sem válvula o funcionamento é igual...motor sem válvula, nunca trabalhará mais quente)
5º O fato do ponteiro da temperatura subir, meu amigo, um pouquinho que seja, significa que o carro está já MUITO quente. Digo isso pq tenho um sensor na água que sai do motor pro radiador e ele chegou a 100º C, a água começou a sair com tudo do vaso de expansão e o ponteiro não se mexeu, ficou abaixo da metade do marcador.
(Aqui tem um detalhe...água com fluido correto de radiador só ferve bem acima dos 100º, então por que o seu ferveu aos 100º?)
6º Simplesmente esqueça esse marcador da Toyota, é feito pra avisar que vc se fu... e terá que trocar o cabeçote, simplesmente.
Acho que é isso!