Postado originalmente por
gabriel theodoro de souza
Caríssimos Fóristas, caro Ezahn, hoje peguei a perua com a coroa e pinhão "novos" Os mecânicos disseram que foi muito trabalhoso troca-las. Não foi apenas tirar uma e montar com a outra. Tiveram que calçar o pinhão com várias arruelas, o que exigiu várias "monta e desmonta" do conjunto na prensa.
Valeu a pena! Ficou tudo como você imaginou. Agora, aos três mil giros em 5ª marcha, vai a 111Km/h no GPS. O odômetro do painel agora bate com o GPS. Antes marcava 11% mais que o GPS. Agora o motor não fica "esgueolando" a pedir marcha. Sobe e desce rampas sem pedir a 4ª. Aliás, as marchas ficaram mais longe uma da outra. Ficaram mais elásticas. Ficou mais difícil manter os três mil giros em rampas mais pesadas,
o manômetro marca 0,9 bar, porém a nova relação exige mais do motor, é claro.Como você disse, a velocidade de cruzeiro ficou muito boa. Não é do meu estilo andar a mais de 110, porém penso que se mexer na BI, ou aumentar o giro é possível andar mais. A pegada na cidade ficou ainda melhor do que aquela quando estava apenas com a turbina. Tá andando como se fosse um carro leve. Nos semáforos arranca como uma móto, sem aquela ânsia de puxar uma 2ª com urgência.Também aquele ruído do motor em velocidade de cruzeiro ficou diferente, menos "insistente". Valeu a pena a empreitada.Penso que depois da turbina, o melhor upgrade que vale mesmo é mudar a relação coroa/pinhão.Não demora muito vou aí pros teus lados, e você vai poder testemunhar meu relato. Ou se você vier pros meus lados, gostaria de recebe-lo.
Te agradeço por toda dica e colaboração.
Estou relutante em troca-las do eixo dianteiro. Será muito mais trabalhoso. Terão que soltar o motor para desmontar a tração. O que pode acontecer se eu não o fizer? Não quero deixar de usar a tração, sempre necessito dela.
Um abraço a todos, e em especial ao Ezahn.Um abraço ao Dr.Guilherme, lembrando-o que quem não morre não vê Deus.