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  • #1
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Boa tarde,
    iniciei hoje a empreitada para colocação do turbo.
    Aproveitei para desmontar radiador para limpar e "jaque" tinha desmontado, desmontei as correias para trocar a correia dentada.
    Só que o parafuso da polia do virabrequim eu não consigo solta. Já calcei ela, entortei uma chave e nada. Alguém tem uma idéia? Palpite? qualquer coisa rs!!!! P... parafuso dificil de sair.
    Obrigado a todos e no final vou postar as fotos para verem.
    Att
    Fábio venning
    Muitas vezes um parafuso parece estar travado, mas o que acontece é que o local dele é de dificil acesso e não permite se fazer muita força.
    Um macete que eu uso é de usar o macaco hidraulico...ponha ele embaixo da chave, de forma que ao subir o macaco ele faça o movimento de desaperto da chave. Não ponha muito na ponta da chave, pois se ela for fraca (xing ling) pode entortar, ponha pelo meio dela.
    Meu macaco é de 2 toneladas...nem comendo muito angú eu conseguiria fazer 1/4 da força dele!

    editando para lembrar...não use chave de boca, é fraca e acaba com a porca.
    4X4 Brasil
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #2
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Amigo, eu não acho que o termômetro original seja ruim. O comportamento do termômetro que não é linear com a temperatura. Agora que estou com o termômetro digital instalado, e o sensor é no mesmo local do originam, tenho acompanhado a relação de um com o outro. Quando ligo o carro frio o original sobe linearmente e junto com o digital até atingir 65°C. Dai para frente ele estaciona no meio e só começou a se alterar a 100°C. Não passou disto ainda depois que instalei o digital. Mas a conclusão que tiro é que entre 65°C e 100°C, e talvez até um pouco mais, é a faixa de temperatura que o motor aguenta. Do 100°C para cima o ponteiro original volta a reagir, ou seja, marca. O sistema de arrefecimento trabalha pressurizado, acho que é 0,9 , pelo que pesquisei , se for água pura deve entrar em ebulição a 120°C. Isto é, a temperatura crítica é 120°C. É lógico que não devemos deixar chegar nisto. Mas o motor ferra se a água entrar em ebolição, ou seja, ferver. Em caso de ferver o motor o que ocorre é que parte das camisas ficam em contato com égua e parte com ar (vapor) e ai dispersão de calor é desigual e a dilatação e e temperatura causa deformação das peças e ai é a zebra que ferra todo o motor. Motor refrigerado a ar isto não ocorre, se superaquecer para de funcionar e depois de frio liga na boa. Lógico que causa um desgaste, mas não trava como os motores refrigerados a água.
    Mas voltando ao nosso caso, acho que a temperatura limite é quando o termômetro original começa a sair do meio, que no meu foi a 100°C. Na realidade a 100° o marcador ainda estava no meio só um pouco para a direita, ainda em cima da "cobrinha". Acho que vou deixar em 100 ou 105. Lembrando, temperatura da água.

    Abraços.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #3
    Usuário Avatar de marco campos
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GRANDE SANDRO_VENTANIA

    O seu nome já experessa quem vc é rsrsrsrsrsrsrsrsrs VENTANIA .

    Amigo é por causa desta BOSTA de termômetro original de nossos carros que venho empenhado para colocarmos outro marcador de temperatura em nossas viaturas , PQ ESTE MARCADOR ORIGINAL JÁ ESTA COMPROVADO PELO DORDERF , EZAHN E OUTROS QUE O PONTEIRO SÓ COMEÇA SAÍR DO MEIO QDO A TEMPERATURA ESTA BEM PRÓXIMO DOS 100ºC , o que não é bom para NENHUM MOTOR não só os TOYOTA , nenhum motor aguenta superaquecimento , como vc fala pq que um motor não aguenta andar SÓ 10 GRAUZINHOS ACIMA DO NORMAL , o fabricante JÁ COLOCA COMO REFERENCIA DE TEMPERATURA DE SERVIÇO DE TAL GRAU A TÉ TAL GRAU , como é o caso dos motores MWM 2.8 no qual o fabricante recomenda como TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA ENTRE 81ºC A 87ºC , se vc andar a 97ºC , ou seja SÓ 10 GRAUZINHOS A MAIS DO QUE É O RECOMENDADO VC VAI ESTOURAR O MOTOR , isto é muito claro .

    Qto as nossas SW4 , a FDP DA TOYOTA não nos da os números da TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA , eu sugiro e vou fazer assim , INSTALAR O TERMÔMETRO DIGITAL que esta só faltando a parte elétrica do meu e andar no carro a 100km/h no plano e ver que temperatura vai marcar , como meu carro é todo original ainda e a água não baixa nada e o marcador original marca SEMPRE UM POUCO ABAIXO DO MEIO INDEPENDENTE DA MANEIRA QUE EU ANDO , por isto acho que ele não marca correto , MAS COM O TEMÔMETRO DIGITAL vou ver a temperatura que ele vai andar a 100km/h no plano e vou traçar que esta temperatura DEVERÁ SER A TEMPERATURA MÉDIA e diminuirei 5ºC dela e acrescentarei mais 5ºC para eu ter a variação de máxima e mínima e COLOCAREI O SINAL DE ALERTA 5ºC ACIMA DA TEMPERATURA MÁXIMA , que acredito que seja em 95ºC .

    Digo isto pq o motor MWM 2.8 que tenho em meu ENGESA como falei a TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA É ENTRE 81ºC A 87ºC , com isto não acredito que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA NÃO SEJA MUITO DIFERENTE DISTO NÃO , e se errar neste raciocínio , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO E NÃO POR ACHAR QUE 100ºC É UMA BOA TEMPERATURA PARA ESTE MOTOR TRABALHAR E ME FU#$%¨&*()DER DE NOVO COM MAIS UM MOTOR BATIDO POR EXCESSO DE TEPERATURA . FALEI PRA MIM MESMO QUE " NUNCA MAIS " TEREI DE FAZER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , VENHO ASSIM TENTANDO CONVENCER A TODOS VCS EM FAZER O MESMO PROCEDIMENTO , o DORDERF já me agradeceu pq ele já foi salvo uma vez pq o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX que ele instalou já TOCOU A SIRENE UMA VEZ QDO A TEMPERATURA ULTRAPASSOU O LIMITE ESTABELECIDO POR ELE E ELA PAROU O CARRO PARA VER O QUE ESTAVA OCORRENDO , me sinto feliz por te já ajudado a um amigo daqui , NÃO SE ESQUEÇA DISTO SANDRO .

    Não sei se me fiz entender .

    OBS : ESTA OBSERVAÇÃO DO TERMÔMETRO DIGITAL EXTRA É AINDA MAIS IMPORTANTE NAQUELES QUE VÃO TURBINAR OS SEUS CARROS , NO QUAL PODE OCORRER UM SUPERAQUECIMENTO COM MAIS FACILIDADE SE DER ALGUMA BOBEIRA .

    Oi Guilherme, quem fez a instalação deste termômetro pra vc aqui em Campos? Encontra pra comprar por aqui na cidade?
    Vlw

  • #4
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    Citação Postado originalmente por marco campos Ver Post
    Oi Guilherme, quem fez a instalação deste termômetro pra vc aqui em Campos? Encontra pra comprar por aqui na cidade?
    Vlw
    Liga pra mim 9838-6266

  • #5
    Usuário Avatar de marco campos
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Liga pra mim 9838-6266
    Muito obrigado Dr. Guilherme pela atenção e paciência com que me atendeu!! Assim que tiver com a parruda na mão vou levar pro senhor ver, e assim nos conhecermos pessoalmente. Abrs

  • #6
    Usuário Avatar de dpab
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    Sandro,
    Então empatamos, somos dois pernas-de-pau !!! KKKKKKKKKK....
    O importante é mesmo a PREVENÇÃO, e como todos concordamos que não dá para confiar no ponteiro do painel da viatura, torna-se imprescindível a instalação de um termômetro adicional com alarme. Posso estar enganado, mas configurei o meu para soar o alarme aos 95ºC.
    Ahhhh.... E na minha humilde opinião, no caso da sua "Matilde", eu tentaria fixar o sensor em local mais apropriado, mais próximo possível da base do cabeçote, do lado do motor contrário ao do coletor de escapamento.
    Um abraço, Delfim
    4X4 Brasil
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #7
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Fabio, os mecânicos tem uma ferramenta que que se parafusa em dois ou três daqueles furos que tem na polia. Vc pode tentar fazer de madeira ( tem que ser madeira dura), ou de ferro mesmo. A ponta da peça é tipo um "U" onde no centro fica livre para colocar a chave na porca que prende a polia, e a peça encosta nos furos da polias e ficam parafusados. O ideal é usar um pito e não uma chave de boca ou estrela. Pode passar um WD 40 para ajudar tb..
    Boa sorte
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #8
    Obrigado Ezahn e Sandro ventania, mas não consegui soltar o parafuso. Cara, entortei chave pito e a danada não saiu, fiquei até com medo de quebrar o parafuso!! Aí deixei para depois!!

    Galera que quer turbinar a viatura: Segue o que fiz até o momento:
    Retirei coletor, fiz a linha de saída de óleo e coloquei os adaptadores para a entrada de óleo. Coloquei o coletor do turbo e como teve de ser rotacionada a caixa fria da urbina para permitir a saida do óleo (a saida do oleo estava embaixo da base da wastegate) e angular a saida do ar para cima do motor pois estava voltada para o cabeçote, não ia ter como ligá-la no tubo de pressurização, surgiu um pepinão: A base da wastegate não encaixa na caixa fria (roscas sairas de lugar). Mandei um e-mail para a spa e aguardando retorno.
    Outra coisa a saida do coletor da turbina (que liga a turbina ao escapamento) é demasiado virada para o motor, onde a pessoa que irá realizar a o escapamento terá de fazer uma curva de quase 90 graus para jogá-la para biaxo, sendo que se fosse fundido essa saída de outra forma, já sairia para o vão do escapamento original sem curva!!!???.
    Alguns problemas com prisioneiros e um prisioneiro (desse coletor da turbina para o escapamento) que não tem espaço para a porca!!!!.

    De resto na empreitada e vou dando noticias do andar da carruagem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01969.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01975.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01976.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01977.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01978.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01981.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01984.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01986.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01987.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01988.jpg  

    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #9
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Obrigado Ezahn e Sandro ventania, mas não consegui soltar o parafuso. Cara, entortei chave pito e a danada não saiu, fiquei até com medo de quebrar o parafuso!! Aí deixei para depois!!

    Galera que quer turbinar a viatura: Segue o que fiz até o momento:
    Retirei coletor, fiz a linha de saída de óleo e coloquei os adaptadores para a entrada de óleo. Coloquei o coletor do turbo e como teve de ser rotacionada a caixa fria da urbina para permitir a saida do óleo (a saida do oleo estava embaixo da base da wastegate) e angular a saida do ar para cima do motor pois estava voltada para o cabeçote, não ia ter como ligá-la no tubo de pressurização, surgiu um pepinão: A base da wastegate não encaixa na caixa fria (roscas sairas de lugar). Mandei um e-mail para a spa e aguardando retorno.
    Outra coisa a saida do coletor da turbina (que liga a turbina ao escapamento) é demasiado virada para o motor, onde a pessoa que irá realizar a o escapamento terá de fazer uma curva de quase 90 graus para jogá-la para biaxo, sendo que se fosse fundido essa saída de outra forma, já sairia para o vão do escapamento original sem curva!!!???.
    Alguns problemas com prisioneiros e um prisioneiro (desse coletor da turbina para o escapamento) que não tem espaço para a porca!!!!.

    De resto na empreitada e vou dando noticias do andar da carruagem.
    Shuther,
    Também passei pelo que está passando, depois que tudo se resolver verás que vale a pena. O problema é que não temos muita experiencia e acabamos deixando passar alguns detalhes. Deixa tentar te ajudar...

    *A porca do prisioneiro que não entra pois esbarra no coletor, deve ser a primeira a entrar, ou seja, a porca fica no espaço dela sem voce encostar o coletor no cabeçote, quando for apertando o coletor vai junto e estará pronto...não deixei sem essa porca, se ainda está desmontado aproveita agora.
    * A curva da descarga, tive o mesmo pensamento: "Como fazer essa curva?" e "Para que essa p$#@$ de curva?" mas fique tranquilo pois se levar em uma casa de cano que tenha dobradeira, será fácil como foi na minha. Se preferir podes pedir na casa de cano serrar a curva e soldar direto na base...fica a seu gosto e bolso.
    * Voce acompanhou o manual que coloquei aqui? Lá diz que depois que tirar o coletor original junto com a proteção de chapa 1 dos parafusos deve voltar para o bloco, se não colocar vaza agua, marquei na tua foto...veja qual é e coloque.

    Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01986.jpg

    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • #10
    Citação Postado originalmente por jorge.duarte Ver Post
    Shuther,
    Também passei pelo que está passando, depois que tudo se resolver verás que vale a pena. O problema é que não temos muita experiencia e acabamos deixando passar alguns detalhes. Deixa tentar te ajudar...

    *A porca do prisioneiro que não entra pois esbarra no coletor, deve ser a primeira a entrar, ou seja, a porca fica no espaço dela sem voce encostar o coletor no cabeçote, quando for apertando o coletor vai junto e estará pronto...não deixei sem essa porca, se ainda está desmontado aproveita agora.
    * A curva da descarga, tive o mesmo pensamento: "Como fazer essa curva?" e "Para que essa p$#@$ de curva?" mas fique tranquilo pois se levar em uma casa de cano que tenha dobradeira, será fácil como foi na minha. Se preferir podes pedir na casa de cano serrar a curva e soldar direto na base...fica a seu gosto e bolso.
    * Voce acompanhou o manual que coloquei aqui? Lá diz que depois que tirar o coletor original junto com a proteção de chapa 1 dos parafusos deve voltar para o bloco, se não colocar vaza agua, marquei na tua foto...veja qual é e coloque.

    Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc01986.jpg

    Abs
    Valeu Jorge, ótima idéia, acho que vou pedir para fazer o que vc me falou sobre a saida do escape, cortar e soldar, vamos ver na hora de fazer.
    Sobre a porca, é a porca do coletor da turbina para o escape que não tem espaço nessa saída que deu a idéia de cortar. No coletor do cabeçote, foi trabalhoso, mas tudo certo. Veja a última foto com o espaço para porca!
    Aqueles furos que circulou, é da base do compressor do ar condicionado, não sei se passa água por aí (desmontei o radiador antes), pois no manual não é o motor 3l, mas de qualquer forma vai voltar pra aí depois.
    Valeu pelas dicas.
    Att
    Fábio
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #11
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Valeu Jorge, ótima idéia, acho que vou pedir para fazer o que vc me falou sobre a saida do escape, cortar e soldar, vamos ver na hora de fazer.
    Sobre a porca, é a porca do coletor da turbina para o escape que não tem espaço nessa saída que deu a idéia de cortar. No coletor do cabeçote, foi trabalhoso, mas tudo certo. Veja a última foto com o espaço para porca!
    Aqueles furos que circulou, é da base do compressor do ar condicionado, não sei se passa água por aí (desmontei o radiador antes), pois no manual não é o motor 3l, mas de qualquer forma vai voltar pra aí depois.
    Valeu pelas dicas.
    Att
    Fábio

    Fábio,
    Agora vendo as fotos, lembrei que na minha já levei o coletor, com a turbina instalada.
    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • #12
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Obrigado Ezahn e Sandro ventania, mas não consegui soltar o parafuso. Cara, entortei chave pito e a danada não saiu, fiquei até com medo de quebrar o parafuso!! Aí deixei para depois!!

    Galera que quer turbinar a viatura: Segue o que fiz até o momento:
    Retirei coletor, fiz a linha de saída de óleo e coloquei os adaptadores para a entrada de óleo. Coloquei o coletor do turbo e como teve de ser rotacionada a caixa fria da urbina para permitir a saida do óleo (a saida do oleo estava embaixo da base da wastegate) e angular a saida do ar para cima do motor pois estava voltada para o cabeçote, não ia ter como ligá-la no tubo de pressurização, surgiu um pepinão: A base da wastegate não encaixa na caixa fria (roscas sairas de lugar). Mandei um e-mail para a spa e aguardando retorno.
    Outra coisa a saida do coletor da turbina (que liga a turbina ao escapamento) é demasiado virada para o motor, onde a pessoa que irá realizar a o escapamento terá de fazer uma curva de quase 90 graus para jogá-la para biaxo, sendo que se fosse fundido essa saída de outra forma, já sairia para o vão do escapamento original sem curva!!!???.
    Alguns problemas com prisioneiros e um prisioneiro (desse coletor da turbina para o escapamento) que não tem espaço para a porca!!!!.

    De resto na empreitada e vou dando noticias do andar da carruagem.
    Shutter,

    Vou responder sua dúvida da válvula WG, já que as outras já te responderam...

    Bem, na minha tive que "virar" a carcaça fria e aconteceu isso, minha sugestão é que vc solte a WG gire a turbina até que ela fique na posição que vc quer, depois vc coloca a turbina na bancada e reposiciona a WG, só que agora os parafusos não vão mais casar com os furos. Então vc marca a carcaça, fura com a furadeira e passa um macho para abrir rosca, foi isso que fiz na minha e ficou certinho...

    Tem mais duas outras dicas, a primeira é que o miolo da turbina você pode rodar, mas tem que deixar a saída de óleo o mais perpendicular possível com o piso, para que o óleo desça mais fácil por gravidade. A outra dica é com relação a WG, depois que vc refurar a carcaça para prendê-la ela vai estar fora da regulagem, então vc ter que fechar a saída de ar da parte quente e deixar a haste de uma forma que quando você termine parafuse ela na carcaça fria ela fique completamente fechada. É bem mais fácil fazer isso na bancada do que depois que instalar a turbina kkkkk

    Abraços,

    Hugo

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