Powered by vBulletin

Tração 4x4 Grand Vitara não aciona

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/09/2012, 19:22
    Valdão
    Amigão, não entendi essa parte de tirar o ar. Que ar é esse? Pelo que sei o sistema funciona com ar, o motorzinho pressiona o ar e este abre o diafragma dentro do diferencial e trava o sistema fazendo a vez da roda livre e acionando a tração. Esse ar entra pelo cano que estamos colocando ATF.
    Acredito que o procedimento que fizemos é só para lubrificar partes do sistema que bombeia o ar para o diafragma. Isso é o que penso, se tá certo não sei...
  • 01/10/2012, 10:51
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por Valdão Ver Post
    Amigão, não entendi essa parte de tirar o ar. Que ar é esse? Pelo que sei o sistema funciona com ar, o motorzinho pressiona o ar e este abre o diafragma dentro do diferencial e trava o sistema fazendo a vez da roda livre e acionando a tração. Esse ar entra pelo cano que estamos colocando ATF.
    Acredito que o procedimento que fizemos é só para lubrificar partes do sistema que bombeia o ar para o diafragma. Isso é o que penso, se tá certo não sei...

É mais ou menos por aí Valdão.

Acontece, penso eu, que de alguma forma, em algum momento, esse 'ar' que está lá dentro escapa por vazamentos e cria uma especie de 'bolha' - vácuo - e exatamente por isso, surgem os problemas de pressão. O líquido serve apenas para retirar essa 'bolha' e fazer com que o sistema tenha novamente pressão, sem vácuo.

É simples de imaginar quando temos em mente um canudo a tragar o resto de liquido de um copo. Qualquer vácuo prejudica a pressão.

O lance da lubrificação, pode até fazer sentido sim mas não explica por qual razão (senão o vácuo) a tração costuma falhar, mesmo com uso contínuo (ou seja, sempre lubrificado).

O importante, além desse nosso conhecimento adquirido, é economizarmos uma boa grana!!!

Abraços!
  • 01/10/2012, 12:18
    LFC
    Eu não sei o quanto de óleo foi lá no meu carro, pois quem fez foi o mecânico.
    O lance do óleo é preencher os tubos. Antes, o funcionamento era com ar dentro. Esse ar estava vazando por algum lugar, que penso tenha sido o circuito de entrada na bomba. Agora onde havia ar há fluido e o peso dele não deixa o sistema desarmar. Algo assim. O importa é que funcionou, só espero que funcione por muito tempo (ou em definitivo).
    Abs,
    LFC
  • 06/11/2012, 16:52
    mas.marco
    Amigos,

Bizarramente fiz o mesmo procedimento na GV de um amigo e NÃO aconteceu nada.

Coloquei o frasco com ATF na puxada de ar (o caninho torto, ao lado do respiro) e retirei a mangueira da parte de cima do diferencial.

Nada aconteceu. Estranho...

Olhei todas as mangueiras com ele e não havia nenhuma rachadura. Tudo estava ok. Partimos para o motor. Ele está trabalhando normalmente também.

Resolvemos tirar a mangueira inferior do diferencial, só pra testar. A tração não acionou. A colocamos de volta e tudo voltou ao normal porém a luz continuava a piscar.

Tentamos mais uma vez o procedimento mas nada aconteceu.

Alguma ideia?
  • 08/11/2012, 16:11
    Elisson
    Colegas, me surgiu uma dúvida.

Ao se travar o diferencial e colocar um par de roda livre manual ainda assim fica possível de se engatar a 4x4 HIGH em movimento?!!!?!?!?
  • 08/11/2012, 17:17
    Grand Vinicius
    Infelizmente não li este post antes, e já comprei o compressorzinho. Aqui em Natal era 500. Na carro novo autopeças, em Santa Catarina, consegui por 250 com frete.
    Como também sou conterrâneo, se eu não conseguisse fazer essa limpeza, era só pedir a Ricardo ou a Renato. Também tenho um compressor de pneu quebrado em casa. Vou pegar meu compressor velho e ver se ainda se aproveita.
    E essa história do óleo ATF aí? Meu diafragma também furou e o mecânico disse que o compressor pifou porque estava puxando óleo do diferencial pelo diafragma furado!?! E agora?
    E essa luz piscando? Gente, procurei aqui no meu manual, mas não achei, mas lembro que já li em algum manual, acho que no do ex GV do meu pai, que quando ligamos a tração a luz 4WD no painel PISCA! Não tem nada de anormal nisso.
    Meu mecânico também sugeriu eliminar esse sistema de vácuo e travar o diferencial dianteiro. Mas ainda estou na idéia de manter a originalidade do carro. Só preciso achar um diafragma.

Abraços.
  • 10/11/2012, 12:47
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Infelizmente não li este post antes, e já comprei o compressorzinho. Aqui em Natal era 500. Na carro novo autopeças, em Santa Catarina, consegui por 250 com frete.
    Como também sou conterrâneo, se eu não conseguisse fazer essa limpeza, era só pedir a Ricardo ou a Renato. Também tenho um compressor de pneu quebrado em casa. Vou pegar meu compressor velho e ver se ainda se aproveita.
    E essa história do óleo ATF aí? Meu diafragma também furou e o mecânico disse que o compressor pifou porque estava puxando óleo do diferencial pelo diafragma furado!?! E agora?
    E essa luz piscando? Gente, procurei aqui no meu manual, mas não achei, mas lembro que já li em algum manual, acho que no do ex GV do meu pai, que quando ligamos a tração a luz 4WD no painel PISCA! Não tem nada de anormal nisso.
    Meu mecânico também sugeriu eliminar esse sistema de vácuo e travar o diferencial dianteiro. Mas ainda estou na idéia de manter a originalidade do carro. Só preciso achar um diafragma.

Abraços.

Vinicius, o normal é ela dar uma única piscada ao engatar.

Abs!
  • 12/11/2012, 12:28
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Amigos,

Bizarramente fiz o mesmo procedimento na GV de um amigo e NÃO aconteceu nada.

Coloquei o frasco com ATF na puxada de ar (o caninho torto, ao lado do respiro) e retirei a mangueira da parte de cima do diferencial.

Nada aconteceu. Estranho...

Olhei todas as mangueiras com ele e não havia nenhuma rachadura. Tudo estava ok. Partimos para o motor. Ele está trabalhando normalmente também.

Resolvemos tirar a mangueira inferior do diferencial, só pra testar. A tração não acionou. A colocamos de volta e tudo voltou ao normal porém a luz continuava a piscar.

Tentamos mais uma vez o procedimento mas nada aconteceu.

Alguma ideia?

Alguém já passou por isso quando fez o procedimento?
  • 11/12/2012, 17:06
    mas.marco
    Citação:

Alguém já passou por isso quando fez o procedimento?

Alguém pra dar alguma ideia?
  • 11/12/2012, 18:37
    LFC
    Citação:

Alguém pra dar alguma ideia?

Sim. Retire a mangueira que entra na bombinha e injete um pouco de óleo com uma seringa nesta mangueira, o suficiente para chegar à outra ponta. Depois conecte a mangueira novamente.
    Veja, é só uma idéia, não sei se vai dar certo, mas vale a tentativa. Depois relate.
    Abs,
    LFC
  • 12/12/2012, 08:28
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por LFC Ver Post
    Sim. Retire a mangueira que entra na bombinha e injete um pouco de óleo com uma seringa nesta mangueira, o suficiente para chegar à outra ponta. Depois conecte a mangueira novamente.
    Veja, é só uma idéia, não sei se vai dar certo, mas vale a tentativa. Depois relate.
    Abs,
    LFC

LFC, obrigado pelo retorno.

No procedimento anterior, a tentativa de se fazer correr o óleo partiu da mangueira de entrada de ar. Esta mangueira vai direto pro diferencial.

"...que entra na bombinha..."
    Então aqui a gente já tenta algo diferente, certo? Dessa vez eu pego a mangueira do motorzinho (4x4) é isso? Porém, no motorzinho há 2 conectores. E, tirando qualquer um deles, o óleo não circulará no motorzinho pois não haverá retorno. Ou a ideia é justamente sair óleo pelo outro conector do motorzinho? Será que pode passar óleo por ali?
  • 12/12/2012, 10:49
    LFC
    Citação:

LFC, obrigado pelo retorno.

No procedimento anterior, a tentativa de se fazer correr o óleo partiu da mangueira de entrada de ar. Esta mangueira vai direto pro diferencial.

"...que entra na bombinha..."
    Então aqui a gente já tenta algo diferente, certo? Dessa vez eu pego a mangueira do motorzinho (4x4) é isso? Porém, no motorzinho há 2 conectores. E, tirando qualquer um deles, o óleo não circulará no motorzinho pois não haverá retorno. Ou a ideia é justamente sair óleo pelo outro conector do motorzinho? Será que pode passar óleo por ali?

Não sei se entendi bem o que vc escreveu.
    A idéia é colocar o óleo pela mangueira que entra no mortorzinho, daí ele passa pelo motor e segue pela mangueira que vai do motorzinho até o diferencial. Não é para colocar o óleo na mangueira que vai para o diferencial.
    Abs,
    LFC
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:26.