Powered by vBulletin

Tração 4x4 Grand Vitara não aciona

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/03/2013, 15:41
    Elisson
    Citação:

Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Buenas pessoal,

Dai limpei tudo, lubrifiquei um pouco com wd-40 e ao invés de óleo ou graxa, ou ainda silicione, usei Pasta Térmica (dessas de unir processador com cooler de computador). Depois montei passando pasta térmica tb na borrachinha que veda a tampa de ferro quadrada.

Enfim, estão aqui algumas fotos da brincadeira. Foi rapidinho seguindo as dicas daqui, obrigado!!

[ ]s

Anexo 401498Anexo 401499Anexo 401500Anexo 401501Anexo 401502

A questão é: parou de piscar????
  • 19/03/2013, 15:43
    Chuva
    Oi Elisson,

Sim, parou completamente, ficou joinha! Olhei por mais de 15 minutos e nada de piscar..

[ ]s
  • 20/03/2013, 20:05
    mas.marco
    Muito boa essa dica heim Chuva?!

Abs,
  • 20/03/2013, 21:11
    Chuva
    Oi Mas.marco, valeu!

Espero que ajude mais alguem, pra mim funcionou de primeira! Essa pasta térmica é mandrake msm.. kkk

Testei hoje de novo andando com o carro num quarteirão barroso por aqui e está tudo normal. Não pisca mais nada!

[ ]s
  • 21/03/2013, 11:38
    m_bispo
    Citação:

Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Buenas pessoal,

Tirei meu parachoque dianteiro pra envelopar e lembrei que minha luz do 4x4 fica piscando. Então lembrei desse tópico que reli e aprendi mais algumas coisas.

Minha solução foi simples, mas segue aqui o que fiz com algumas fotos para compartilhar com vcs.

Primeiro tirei a dita bomba de tras do parachoque. São 2 parafusos chave 12. Depois soltei do suporte com uma chave philips.

Tentei tirar o motorzinho mas como estava limpo e girando sem muitos rangeres não acho q ele esteja fraco ou enferrujado.

Daí tirei a tampinha de ferro quadrada de cima e os dois parafusos que seguram uma bobina e talvez um medidor de pressão da câmara, como já foi dito aqui.

Aliviei um pouco de fora para dentro os 3 fios com wd-40 e tirei a parte interna da caixinha (camara de pressão?).

Voalá!! Ao redor das duas borrachinhas estava bem enferrujado o que acredito atrapalhar muito a pressão de ar na câmara.

Dai limpei tudo, lubrifiquei um pouco com wd-40 e ao invés de óleo ou graxa, ou ainda silicione, usei Pasta Térmica (dessas de unir processador com cooler de computador). Depois montei passando pasta térmica tb na borrachinha que veda a tampa de ferro quadrada.

A pasta térmica é inerte, não deforma com pouco calor, veda água, mais grossa que graxa, e não é abrasiva!!

(vi que usaram silicone para vedar, e não sei se ainda são fabricadas assim, mas já isolei caixinha de componente eletrônico pra não entrar água e depois de um tempo o "ácido" do silicone arrancou até terminais de resistores - carrinho de controle remoto e antena de tv). Um outro material bom para isolar mas não serve pra pressão é a parafina. Pingar gotas nas placas que umidecem ajudam muito (controle remoto de carro).

Enfim, estão aqui algumas fotos da brincadeira. Foi rapidinho seguindo as dicas daqui, obrigado!!

[ ]s

Anexo 401498Anexo 401499Anexo 401500Anexo 401501Anexo 401502

Excelente post de manutenção Chuva!
    Vou ver o meu acionador de 4x4 também.
    De uma maneira geral, o mecânicos não mexem onde está funcionando, até que quebra geral e eles trocam tudo, com custo muito maior.
    Uma limpeza simples, lubrificação e novas vedações melhoram o desempenho e aumentam a vida útil.
    Tem como colocar esta manutenção no topico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1882586
    Vamos incentivar o pessoal colocar suas boas experiências no tópico acima.
    Abraços
  • 21/03/2013, 11:47
    Chuva
    Oi Bispo, valeu!!

Coloca lá sim que facilita a busca!

[ ]s
  • 21/03/2013, 12:07
    m_bispo
    Chuva,

Já coloquei o seu e outros 2 post.
    Não sei se eu li com pressa ou sou meio burro mesmo, mas não entendi o lance de colocar óleo no compressor.
    Como é que funciona?
    Abraços
  • 21/03/2013, 12:41
    Chuva
    Oi Bispo,

Pelo que entendi há como se colocar óleo de câmbio ATF numa das mangueirinhas do sistema para haver mais pressão do que apenas com o ar. Tipo o freio do carro, funciona melhor com óleo do q só com ar.

Não precisei fazer isso pq minha falha de pressão apenas estava na camara de ar da bombinha e minha membrana parece estar normal (não rasgada ou rasgando), assim uma simples ajudinha na vedação em dois pontos (2 borrachinhas internas e tampa quadrada) já resolveu meu problema.

O esquema do óleo na mangueira eu faria se tivesse me aprofundado no caso. E parece que o óleo tem que ser colocado em apenas uma das mangueiras (nao sei qual), já que na outra poderia ir para a caixa de câmbio, acho!

[ ]s
  • 02/04/2013, 14:15
    m_bispo
    Olá Chuva,

retirei meu acionador e fiz uma limpeza/lubrificação nele.
    Por fora estava bem sujo, mas por dentro estava limpo e sem sinais de umidade.
    No meu caso, ao acionar o 4x4, a lampada acendia, apagava alguns segundos, voltava a acender e a tração ligava e permanecia sem problemas.
    Algumas considerações:
    1) Não consegui desconectar o motor do acionador, pois ficava preso no pistão. Conseguir afastar só um pouco, retirando 4 parafusos de fixação.
    2) Retirei a carcaça de ferro do motor e tive acesso aos induzido e as escovas. Retirei os resíduos das escovas e passei limpa contatos. Coloquei graxa no ponta do induzido e ao montar passei silicone de alta temperatura, deixando secar um pouco antes de fechar, para sair os vapores.
    3) Retirei a tampa quadrada e o mecanismo eletrico, onde tem aquelas 2 entradas de ar. Estavam limpas e sem sinais de oxidação. Passei anticorrosivo e coloquei de volta. Passei lubrificante no mecanismo do pistão. Antes de fechar coloquei silicone tb. Ficou bem fechado.
    4) Passei silicone nos locais onde os fios entram nesse mecanismo e no motor para vedar.
    5) Ficou um aço. Agora, após acionar, ela acende de uma vez só e fica assim durante toda tração.
    6) Não testei o lance de colocar óleo no lugar de ar.
    Muita boa manutenção que aprendi aqui com vocês! Recomendo!
    Vlw
  • 03/04/2013, 10:13
    MendesFortal
    Citação:

Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Aqui em Fortaleza, tem um eletricista que coloca essa bombinha la em cima, perto do oleo de freio! fica show! problemas acabaram! fico impressionado essa bombinha ser ali embaixo, pois mesmo um carro não sendo feito para areia, e lama! mas com certeza seria utilizado em neve! o que ja deixa um grande acumulo de agua! o que na minha opinião é o que acaba com o acionador do 4x4! sera que não teria outro acionador mais barato no mercado! que pudesse fazer a adaptação? como funciona o da tr4? alguem sabe?

Amigo. Meu nome é Mendes, moro em Fortaleza. Vc pode pode me passar o contato deste eletricista?
  • 16/04/2013, 22:13
    MendesFortal
    Meu Nagata caro.

Moro em Fortaleza, Meu nome é Mendes, tenho uma tracker,
    li sobre a sua adaptação da roda livre e gostaria de saber mais detalhes. qual a dimenção dos parafusos para prender o flange do diferencial, a roda livre pode der a do vitara 97 automatica?

Grato mendes.
  • 16/04/2013, 22:26
    MendesFortal
    Meu Nagata caro.

Moro em Fortaleza, Meu nome é Mendes, tenho uma tracker,
    li sobre a sua adaptação da roda livre e gostaria de saber mais detalhes. qual a dimenção dos parafusos para prender o flange do diferencial, a roda livre pode der a do vitara 97 automatica?

Grato mendes.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:49.