Não sei tudo que precisa ser feito, sugeri por que vi que o Nagata, da Black Mud, fez isso no ex-GV dele. Sugeri por ser bem mais confiável, mas financeiramente tem que ver se vale a pena ou não também.
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Não sei tudo que precisa ser feito, sugeri por que vi que o Nagata, da Black Mud, fez isso no ex-GV dele. Sugeri por ser bem mais confiável, mas financeiramente tem que ver se vale a pena ou não também.
No meu caso, como disse, retirei o motor (abra o capô e na direção do radiador - lado esquerdo, lá embaixo, acoplado ao parachoque, está o motor da tração à vacuo) e acompanhei as mangueiras ao seu destino final, para ver se estavam com furo ou desencaixadas. Estava tudo normal, então, abri todo o motor e limpei bem.
Novamente encaixado, ao acionar a tração, ela funciona (se colocar a mão no motor dá pra sentir a vibração) normalmente ou seja 4x4H e 4x4L MAS continuou piscando com intervalos maiores. Antes piscava com intervalos de 6 segundos. Após essa limpeza geral, piscava com intervalos de 12 segundos mais ou menos. Tudo funcionava... até que uns 3 meses depois notei que a 4x4H não funcionava APENAS a 4x4L. Ou seja, o motor estava comprometido.
Comprei o motor de uma Tracker que estava para desmonte em São Paulo. Agora está 100% e a luz indicadora não pisca.
Faça essa limpeza geral, é bem simples. Se após isso continuar piscando, vá para o elevador (ou barro) e veja se a 4x4H e 4x4L estão funcionando. Se sim, ótimo. Se não, vai ter que trocar.
Sobre a roda livre manual que o Alemão falou, é MUITO mais confiável sim apesar do inconveniente de ter que sair do carro.... POREM tem que ser algo MUITO bem feito. Tem que abrir sim o diferencial (para trava-lo) e acertar o acionador nas rodas. Como tem gente que adora gambiarra (e eu odeio) pode ser que apareça um dizendo que não precisa 'travar' o diferencial.... Aí vai de cada um.
Se for fazer, leve em alguém que já tenha feito isso. Ou então apenas troque o motorzinho (R$ 280,00 no máximo com frete) e seja feliz de novo.
Você pode achar em ... Clube da Pea - Peas automotivas nacionais e importadas, novas e usadas com centenas de lojas .....são vários lojistas/ferros velhos associados. Quando você pede um orçamento, várias lojas recebem e te respondem. Aguarda resposta de uns 3 ou 4, pq geralmente varia bastante o preço.
Já solicitei e comprei uma homocinética e de outra vez o semi-eixo, paguei e chegou tudo conforme combinado.
Blz....teve um companheiro aqui do fórum que adaptou um motor de compressor daqueles de enxer pneu......mas o bixinho é meio complexo de mexer, se tiver alguma experiência com eletrônica é show.
Eu mesmo já abri o meu e tinha um ferrugenzinho no final do eixo. Agora tou pensando em abrir novamente pra ver se tem água dentro ou como que tá a situação.
Todavia, novo é novo. Boa sorte aí.
LFC, tinha uma tracker para desmonte no mercado livre.
Tinha tambem um GV no webmotors porem nao esta mais.
Bem, como falei, resolvi testar uma alternativa, dica do Fábio Rosa, Rotas e Trilhas, ele está com isso há 3 anos. Sugeri ao meca e ele achou válido. Resolvi adicionar óleo ATF no circuito. É só encher um frasco com o óleo, colocar a mangueira de entrada do ar (abaixo da cx de ar) nele e tirar a mangueira do diferencial. Liga-se a 4x4. A bomba vai sugar o óleo. Quando começar a sair na ponta é sinal de que a mangueira está cheia. Desliga-se a 4x4. Conecta-se a mangueira ao diferencial ao local próprio ali em baixo da cx de ar. Está pronto. Em outras palavras: enche-se o circuito com óleo ATF. Ele passa pela bomba e vai ao difencial. Quando se desliga a 4x4, devolve o óleo e se a mangueira estiver muito cheia, vai vazar um pouco por cima, mas depois vai parar. Bem, parou de piscar a luz. seguem as fotos do circuito, entrada e diferencial. Não digo que isso é o que se deve fazer, mas resolvi experimentar.
Abs,
LFC
Anexo 359132Anexo 359133
Não se retira nenhuma delas do motorzinho. Só são retiradas as das fotos. A superior (aquela que fica abaixo da cx do filtro de ar) suga o óleo e a inferior (no diferencial) vai colocar o óleo para fora. Depois que o circuito estiver cheio, ligue e desligue a tração algumas vezes para o sistema expelir o excesso de óleo. Só após reconecte a mangueira abaixo da caixa do filtro de ar.
Abs,
LFC