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  • #1
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    12/11/2015
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    Por favor, vejam se conseguem me ajudar. Na minha TK o 4x4 funciona normalmente, tanto HI, quanto LOW, com a luz acesa o tempo todo. Porém, em ambas as utilizações 4X4, de vez em quando dá uns estalos, parece uns "tiros de ar", igualzinho barulho de compressor de ar. Quando isso acontece, parece até que o carro dá uma puladinha. Pelo que observei, acontece mais uma quando esterço ou em utilizações mais severas. É acelerar e começa a dar esses "tiros de ar". Parece que é no diferencial dianteiro. Alguém tem idéia?

  • #2
    Usuário Avatar de LFC
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    Se o pneu do seu carro é maior do que o original pode ser ele arrastando na longarina. O barulho é parecido com o que vc descreve.
    Abs,
    LFC

  • #3
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    12/11/2015
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    LFC, valeu pela resposta. Eu não sei, acho que não. Além de não ser sempre, quando eu estava com pneu original 235/60R16 também acontecia. Agora uso 225/70R16, mas levantei a suspensão. O estranho é que parece barulho de compressor de ar. Aí fui estudar o funcionamento na tracker, e é pneumático o funcionamento. Será que não pode ser a mangueira mal encaixada, com furo, muito esticada ou o diafragma com furo? É estranho. Eu conversei com o meu mecânico (ainda não levei o carro) lá e ele está meio sem idéia. Ahhh, eu tenho proteção da RC4X4 também. Será que a proteção está apertando alguma coisa?

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Citação Postado originalmente por JPM1982 Ver Post
    LFC, valeu pela resposta. Eu não sei, acho que não. Além de não ser sempre, quando eu estava com pneu original 235/60R16 também acontecia. Agora uso 225/70R16, mas levantei a suspensão. O estranho é que parece barulho de compressor de ar. Aí fui estudar o funcionamento na tracker, e é pneumático o funcionamento. Será que não pode ser a mangueira mal encaixada, com furo, muito esticada ou o diafragma com furo? É estranho. Eu conversei com o meu mecânico (ainda não levei o carro) lá e ele está meio sem idéia. Ahhh, eu tenho proteção da RC4X4 também. Será que a proteção está apertando alguma coisa?

    Se for principalmente em curvas, provavelmente homocinetica, senão pode ser acoplamento interno do diferencial, diafragma interno, comece pelo básico, levante no elevador ou rampa de lubrificação/lavador, acione o 4x4 entre em baixo mecha nas mangueiras, conexões, compressor (''dentro'' do para choque dianteiro), lembrando que o acionamento da tração dianteira da tracker demora uns 5 segundos pra pressurizar bem o sistema, se acabar de acionar e forçar de imediato é normal o sistema acoplar e desacoplar dando tipo um estralo/tranco, passou esse tempinho pode afundar a butina que se tudo estiver certo zero barulho.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #5
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    Arildo, obrigado pelas dicas. Eu vou pedir para o mecânico ver a homocinética, mas acho que não. Ele revisou o carro todo quando comprei há poucos meses. Eu vou revisar as mangueiras, conexões, enfim, a "parte externa", mas eu acho que deve ser o acoplamento interno mesmo. Será que é caro para abrir? Acontece sempre em curvas, mas observei também que, embora menos, em retas. Sempre que preciso de mais força. Em outro tópico, eu achei um boletim da Suzuki, de 2001, para o Grand Vitara. Apesar da Tracker ser 2008, é o mesmo carro.

    Bulletin No.: 01-04-19-003
    Date: April, 2001
    TECHNICAL
    Subject:
    Harsh Clunk Noise From Front Axle While in 4WD and During Turning Maneuvers
    (Replace Front Differential Case, Actuator and Side Bearings)
    Models:
    1999 Chevrolet Tracker Suzuki Grand Vitara with Four-Wheel Drive
    Condition
    Some customers may comment on a harsh clunk or popping noise coming from the front
    axle. This condition is most apparent while driving in 4WD at low speeds on loose
    traction surfaces such as gravel or snow and turning right or left.
    Cause
    Inside the front differential case, the teeth of the free wheel axle hub may jump a tooth
    resulting in the noise.
    Correction
    A modification was made to the design of the front differential case, which should reduce
    the likelihood of the free wheel hub teeth from jumping.
    Replace the front axle differential case, actuator and side bearings using the service
    procedure and part numbers as shown.
    Important: With the new design differential case, the teeth may still jump under extreme
    torque load conditions, such as making tight turn maneuvers in 4WD on hard dry surfaces
    resulting in a similar noise. This noise is now considered to be a normal vehicle operating
    characteristic. Driving on high traction surfaces in 4WD is not necessary and contributes
    to excessive torque load on the front axle. Customers should be advised to shift into 2WD
    when driving on such surfaces.

    Deve ser esse o problema. O diferencial dianteiro pula o dente, causando esse acoplamento / desacoplamento e, consequentemente, liberando o ar (barulho de "tiro de compressor de ar") e imediatamente pressurizando novamente (acoplamento).

    Agora, minha pergunta é, realmente preciso consertar isso agora? O problema pode se agravar e eu perder a tração dianteira? Ou seria apenas o incômodo do barulho e, a menos que piore, posso ficar assim mesmo?

    O que acham?
    Arquivos Anexos

  • #6
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    29/07/2015
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    Srs, tenho um GV , 2001- 2 P a gasolina - esta com uma vibração no volante - o mecanico me falou que era o coxim do cambio - troquei, melhorou um pouco, mas não parou - alguem sabe me infomar o que pode ser?

  • #7
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    Ops!!!
    essa vibração é com o carro parado na lenta

  • #8
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    Essa peça de nylon não tem erro. É mais forte que a borracha do diafragma que se enche de ar e pode furar. Uso no meu carro e recomendo. Não é um trabalho difícil. Um bom mecânico e um torneiro dão jeito nisso. Se bem que hoje em dia achar um bom mecânico nem sempre é tarefa fácil.
    Olhe a peça no tópico abaixo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...oda-livre.html
    Abs,
    LFC

  • #9
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    Miguel Pereira/RJ
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    Agradecimento: 1
    Olá pessoal, reativando esse tópico.....

    Desde janeiro, meu GV (99) está sem a tração 4x4.

    Começou com a luz 4x4 piscando no painel.....
    depois ela apagou .....
    quando eu acionava a tração 4x4, ela entrava e depois dava um estalo na parte de baixo do carro e a tração se soltava, ou seja, voltava para o 4x2....
    Agora não aciona mais nada....nem o estalo acontece mais.

    Levei o carro num mecanico e ele pediu pra fazer um teste. Colocamos a frente do carro numa parte mais alta, ao acionar a tração 4x4, o diferencial dianteiro começou a girar. O mecanico disse que diante disso o problema deve ser dentro das rodas ou na caixa de tração.

    Diante de tudo que já foi debatido aqui nesse tópico, pergunto:

    1 - Pode ser algum problema nesse motorzinho que fica perto do radiador ?

    2- Pode ser problema em alguma mangueira ligada á esse motorzinho ?

    3 - Ou o problema deve ser mesmo nas rodas ou na caixa 4x4 ?


    Obrigado

    abs
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #10
    Usuário Avatar de LFC
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá pessoal, reativando esse tópico.....

    Desde janeiro, meu GV (99) está sem a tração 4x4.

    Começou com a luz 4x4 piscando no painel.....
    depois ela apagou .....
    quando eu acionava a tração 4x4, ela entrava e depois dava um estalo na parte de baixo do carro e a tração se soltava, ou seja, voltava para o 4x2....
    Agora não aciona mais nada....nem o estalo acontece mais.

    Levei o carro num mecanico e ele pediu pra fazer um teste. Colocamos a frente do carro numa parte mais alta, ao acionar a tração 4x4, o diferencial dianteiro começou a girar. O mecanico disse que diante disso o problema deve ser dentro das rodas ou na caixa de tração.

    Diante de tudo que já foi debatido aqui nesse tópico, pergunto:

    1 - Pode ser algum problema nesse motorzinho que fica perto do radiador ?

    2- Pode ser problema em alguma mangueira ligada á esse motorzinho ?

    3 - Ou o problema deve ser mesmo nas rodas ou na caixa 4x4 ?


    Obrigado

    abs
    Como vc sabe se o diferencial começou a rodar? Não foi apenas o eixo cardan dianteiro? Se foi isso e as rodas não giraram, o problema é o fato de o diafragma (bolsa de ar) que fica dentro do diferencial não ter sido enchido de ar, por defeito na bomba (mais provável) ou mesmo por rompimento do diafragma.
    Abs,
    LFC

  • #11
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    03/08/2006
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    Miguel Pereira/RJ
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    Agradecimento: 1
    Olá LFC,

    Desculpe, informei errado.

    Quando colocamos a frente do carro num local mais alto, e acionei o 4x4, as rodas dianteiras começaram a girar.

    Qual "bomba" voce se refere ?

    Nesse caso, o mecanico teria que desmontar as rodas e/ou a caixa de marcha (4x4) para poder identificar o problema ?
    Tem chance de ser problema nesse motor que fica junto ao radiador ?

    obrigado companheiro.

    abs



    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Como vc sabe se o diferencial começou a rodar? Não foi apenas o eixo cardan dianteiro? Se foi isso e as rodas não giraram, o problema é o fato de o diafragma (bolsa de ar) que fica dentro do diferencial não ter sido enchido de ar, por defeito na bomba (mais provável) ou mesmo por rompimento do diafragma.
    Abs,
    LFC
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #12
    Usuário Avatar de LFC
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá LFC,

    Desculpe, informei errado.

    Quando colocamos a frente do carro num local mais alto, e acionei o 4x4, as rodas dianteiras começaram a girar.

    Qual "bomba" voce se refere ?

    Nesse caso, o mecanico teria que desmontar as rodas e/ou a caixa de marcha (4x4) para poder identificar o problema ?
    Tem chance de ser problema nesse motor que fica junto ao radiador ?

    obrigado companheiro.

    abs
    Se as rodas estão girando, a tração funcionou!
    Não sei dizer o que pode estar acontecendo. Comece revisando a bombinha/motorzinho que fica atrás do para-choque dianteiro. Depois olhe se a cebolinha/interruptor (que faz a luz no painel acender) que fica na caixa está funcionando. Depois olhe os semi-eixos. Depois abra o diferencial. Por último olhe a caixa de transferência.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC

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