
Postado originalmente por
freitasjr
Olá Celso, o ABS impede que as rodas travem em caso de uma freiada brusca, independente se está em asfalto ou no fora de estrada.
Agora p/ que o ABS trabalhe de forma que trave a roda que está patinando, isso só é possível com um gerenciamento eletrônico pela central do veículo, o famoso controle de tração que dispõe a Pajero Full, Discovery e semelhantes; e esse recurso funciona tão bem quanto um bloqueio de diferencial 100%.
Carros como a SW4, TR4, Troller, Hilux, L200, Frontier, Pajero Sport, Sorento, Tucson, Sportage, etc que possuem ABS porém Não possuem um gerenciamento eletrônico de controle de tração, o ABS atuará de forma normal, ou seja, apenas p/ evitar travamento das rodas em caso de freada/parada brusca.
A L200 Outdoor é um caso a parte, apesar dela não ter controle de tração, ela possui o diferencial traseiro com opção de bloqueio 100%(acionado eletricamente através de um botão no painel), que permite que a mesma saia de situação aonde o carro se encontre em um X (um pneu dianteiro e outro trazeiro no ar).
Que eu saiba é o único 4x4 vendido aqui no Brasil que sai com esse recurso de fábrica. A picape Actyon Sports da Ssangyoung vinha tempos atrás com esse recurso tb, porém nas versões mais novas esse recurso foi retirado(p/ baratear o preço do carro), ficando apenas a L200 que vem com esse item de fábrica.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...