Olá pessoal,
Vasculhando as discussões sobre bloqueios de diferencial, me restaram ainda algumas dúvidas. Minha questão se refere mais aos bloqueios automáticos e limited slip.
Creio que uma função importante do bloqueio seja impedir que o carro perca a tração em pisos escorregadios. Existem sistemas de controle de tração, como os da Cherokee e da Subaru que fazem isso muito bem. Mas que dizer de nossos 4X4 que não saíram de fábrica com um sistema desses?
Vejam bem, não me refiro a situações radicais off-road. Tomemos como exemplo as seguintes situações cotidianas, ambas com 4X4 de tração traseira (ex: Ranger, Frontier, Troller etc.) e pneus Mud, de desempenho fraco na chuva:
1. Entro em uma curva descendo o pé no acelerador. A traseira sai de lado.
2. Subindo a rampa do shopping Ibirapuera (SP) com pneus molhados. Acompanhando a velocidade dos outros carros (rápido), o jipe perde o controle e quase roda.
3. Engato a primeira no farol pra fazer a curva. Passo por uma poça, em uma curva lenta, puxo a segunda e acelero. O carro por alguns instantes não sai do chão, porque uma das rodas gira livre na poça.
4. Subo uma ladeira inclinada, escorregadia, em dia de chuva. O carro dá umas escorregadas em 4X2.
5. Alta velocidade, pista molhada, curva. Carro sem bloqueio, nada acontece, mas não dá pra abusar.
Minha dúvida é se o bloqueio ajuda nessas situações e, principalmente, se não atrapalha, em especial na 5. O automático (tipo Detroit SofLock) eu presumo que não vai desbloquear, dado o pouco atrito nas rodas, e vai fazer o carro rodar mais fácil ainda nas situações 1, 2, 3 e 5. Seria mais perigoso ainda e eu teria que dirigir com mais cautela. Esse efeito do bloqueio automático é famoso e faz com que o carro possa perder o controle em alta velocidade na chuva.
Já o limited slip, eu quero saber se funciona como uma espécie de controle de tração, transferindo "suavemente" a tração para a roda que ainda tem contato com o solo e aumentando a segurança em todas essas situações. Igual quando você acelera uma Cherokee na chuva, o sistema de tração não deixa ela sair de lado (considerando, lógico, o fato de ser 4X4 Full, mas mesmo assim).
Ou será que o limited slip é prejudicial como o automático para dirigir na chuva, apenas tem um efeito mais fraco?
[]s