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Tração 4x4 Grand Vitara não aciona

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  • 17/07/2011, 20:11
    Giovanni Morano
    O legal é que falo cmg mesmo... hehe... mais tenho certeza que esse topico ainda vai ajudar alguem!

    Citação:

    Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Bom quando aciono a alavanca do 4x4, fui verificar se o motorzinho esta fazendo barulho... e esta sim fazendo... barulhinho normal! e depois que enche( ou nao) ela deixa de fazer o barulho...

    Hoje fiz um monte de testes! e o 4x4 entra e sai... nao sustenta! como se o motorzinho estivesse fraco! Acho que nao é o sensor da caixa...pq se nao o motor nao estaria respondendo!
    LUZ NAO ACENDE!

    é assim mesmo? me ajudem!:pipoca:

  • 17/07/2011, 20:21
    Giovanni Morano
    4 Anexo(s)
    Bom galera, fui em um Mecanico eletricista que me indicaram...:???: e o cara falou um monte de coisa( acho que ele pensava que eu era abestadim) DETALHE nem olhou o carro ja foi falando os problemas!

    Fiquei puto... mas me fiz de besta... e disse que voltaria segunda(amanha)(NUNCA MAIS)...:torcendo:

    Bom o que fiz... Titulo:A REVOLTA DO LEIGO!!

    1- Peguei uma Tracker 09( do sogro hehe)
    2- Retirei o acionador e pluguei na minha GV
    3 - Retirei meu acionador e coloquei na Tracker
    4 - Problema DETECTADO! APENAS O MOTORZIM!
    5 - Para retirar os motores USE chaves com a numeração 12, tai as chaves que usei! Tentei muitas até alicate e nao da por causa do espaço!
    6 - Notem como estava o meu MOTORZINHO! MEU DEUSSS... muito enferrujado!:parede:
    7 - Ja comprei o motorzinho novo via suzucar! 450 reais!
    8 - valeu!
    9 - Mecanicos complicados!!!! essa foi a revolta do leigo!!!!!:cool::cool::cool:
  • 18/07/2011, 09:41
    Elisson
    Citação:

    Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Bom galera, fui em um Mecanico eletricista que me indicaram...:???: e o cara falou um monte de coisa( acho que ele pensava que eu era abestadim) DETALHE nem olhou o carro ja foi falando os problemas!

    Fiquei puto... mas me fiz de besta... e disse que voltaria segunda(amanha)(NUNCA MAIS)...:torcendo:

    Bom o que fiz... Titulo:A REVOLTA DO LEIGO!!

    1- Peguei uma Tracker 09( do sogro hehe)
    2- Retirei o acionador e pluguei na minha GV
    3 - Retirei meu acionador e coloquei na Tracker
    4 - Problema DETECTADO! APENAS O MOTORZIM!
    5 - Para retirar os motores USE chaves com a numeração 12, tai as chaves que usei! Tentei muitas até alicate e nao da por causa do espaço!
    6 - Notem como estava o meu MOTORZINHO! MEU DEUSSS... muito enferrujado!:parede:
    7 - Ja comprei o motorzinho novo via suzucar! 450 reais!
    8 - valeu!
    9 - Mecanicos complicados!!!! essa foi a revolta do leigo!!!!!:cool::cool::cool:

    Faltou você mostrar e dizer onde exatamente fica esse dito cujo...pq já ouvi muitos do tipo: "fica por trás do parachoque, na frente da roda" .....que nem tartaruga manca....vc nunca viu mais alguém te disse que já !!!
  • 18/07/2011, 17:59
    Giovanni Morano
    Fica em baixo do parachoque dianteiro... Pregado na flandagem!
  • 21/07/2011, 17:54
    Giovanni Morano
    Luz 4wd Piscando - Mangueira Entupida é lenda!
    Ola galera, comprei outro acionador... Então o que fiz... mandei o meu eletricista verificar, o motor quebrado...ele abrio todo o motorzinho, arrombando, pois é BLINDADO...
    Pelo que entendi...ele me explicou que o motorzinho tem uma placa... e um Pistãozinho...e que se desgantam com o uso!
    Quando ele esta piscando... é pq esta começando a FALHAR! a tendencia é piorar...com o USO, até ele PIFAR!

    Acredite... meu motorzinho sempre piscou desde quando eu comprei...depois de 2 anos ele pifou! quando pifou, peguei o motorzinho da tracker 2009 do meu sogro...NÃO MODIFIQUEI NADA...quando coloquei ele nem piscou... PERFEITO! E para completar... Hoje eu tive o prazer de receber:cool: via SEDEX meu novo acionador, que diz o vendedor é 2008... e adivinha! esta piscando BEM DE LEVE! hehe não sei se fico triste ou feliz... e ai...mando de volta ou fico?:putz:

    Concluindo... Mangueira entupida é meio lenda... Ou a mangueira se solta, ou o motor queima...

    MAS! cada caso é um caso!
  • 22/07/2011, 10:27
    Elisson
    Citação:

    Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Ola galera, comprei outro acionador... Então o que fiz... mandei o meu eletricista verificar, o motor quebrado...ele abrio todo o motorzinho, arrombando, pois é BLINDADO...
    Pelo que entendi...ele me explicou que o motorzinho tem uma placa... e um Pistãozinho...e que se desgantam com o uso!
    Quando ele esta piscando... é pq esta começando a FALHAR! a tendencia é piorar...com o USO, até ele PIFAR!

    Acredite... meu motorzinho sempre piscou desde quando eu comprei...depois de 2 anos ele pifou! quando pifou, peguei o motorzinho da tracker 2009 do meu sogro...NÃO MODIFIQUEI NADA...quando coloquei ele nem piscou... PERFEITO! E para completar... Hoje eu tive o prazer de receber:cool: via SEDEX meu novo acionador, que diz o vendedor é 2008... e adivinha! esta piscando BEM DE LEVE! hehe não sei se fico triste ou feliz... e ai...mando de volta ou fico?:putz:

    Concluindo... Mangueira entupida é meio lenda... Ou a mangueira se solta, ou o motor queima...

    MAS! cada caso é um caso!

    A depender do valor que você pagou no usado.....vê o preço do da Triton, pois aqui mesmo no fórum teve um caso que o cara fez uma pequena adaptação e ficou show de bola...
  • 22/07/2011, 10:55
    Giovanni Morano
    Elisson! não gosto de modificações...Conheço o cara que fez isso...é o FAUZER daqui de Fortal! Hoje ele quer vender o carro...não me pergunte pq... Paguei 400!! vou ficar sim...hoje vou testar... se estiver bom...fico...:pular:
  • 31/08/2011, 11:08
    Ricardo Diego
    Acho interessante compartilhar minha experiência, pode ajudar a alguém!

    No meu caso, do nada o 4WD não apareceu mais no painel, fiquei sem entender o porque. Fui vendo nos fóruns e descobrindo as peças. Na verificação, descobri que o problema estava no motorzinho citado nos outros post (o compressor). Decidi retirá-lo para dar uma averiguada, já que sou curioso até demais por essas coisas. Abri a tampinha metálica e de cara identifiquei a bronca: meu motor estava CHEIO DE ÁGUA! então, daí comecei a enxugar, secar, WD40, limpa contato, etc etc. Quando botei 12V pra testei, verifiquei que o motorzinho (tem um motor elétrico) estava travado. Lá vou eu abrir o motor pra poder lubrificar novamente e ver se o rolamento soltava. Na luta (tava BEEEM travado) acabei rompendo aqueles fiozinhos dourados do bobinamento do motor. Bronca graaaaaande.

    Achei que seria mais fácil conseguir alguém que rebobinasse, mas o detalhe é que como muitos fios romperam e os técnicas não tinham como saber qual a sequência dos fios. Aí sim eu estava ferrado, pois teria que conseguir outro motor IGUAL pra poder mostrar ao técnico a sequencia e ele rebobinar meu motor igual. É lógico que eu nem pensei em pedir a alguém pra que tivesse um GV ou Tracker pra retirar o motor e tals... a solução foi substituir o induzido por outro. Deu trabalho, mas foi fácil e funcionou perfeitamente. Coloquei ontem e quando engato a luz não pisca, fica 100% do tempo acesa e o carrinho tá uma maravilha! Me livrei de ter que comprar outro usado por 400 conto lá na Suzucar! Que bom!

    Caso alguém tenha um problema parecido e precise de mais detalhes, estou à disposição!

    Valeu!!!!
  • 31/08/2011, 15:38
    Elisson
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo Diego Ver Post
    Acho interessante compartilhar minha experiência, pode ajudar a alguém!

    a solução foi substituir o induzido por outro. Deu trabalho, mas foi fácil e funcionou perfeitamente. Coloquei ontem e quando engato a luz não pisca, fica 100% do tempo acesa e o carrinho tá uma maravilha! Me livrei de ter que comprar outro usado por 400 conto lá na Suzucar! Que bom!

    Caso alguém tenha um problema parecido e precise de mais detalhes, estou à disposição!

    Valeu!!!!

    Homi, dê logo os detalhes...vc colocou o induzido de qual carro e quanto foi??? você mesmo trocou??? O meu tá piscando, quando comprei o carro não acontecia...então de antemão já fico sabendo pra se caso acontecer já fazer a miota aí!!! Vlw...
  • 31/08/2011, 15:40
    Elisson
    Se tivesse fotos do serviço teria sido tão bom!!! :sad:
  • 01/09/2011, 11:52
    C_Renato
    também estou na mesma situação....a bendita luz 4wd piscando......pense num mendo de ficar atolado..hehehe

    Diz aí os detalhes, Ricardo Diego....:pipoca:
  • 02/09/2011, 01:51
    Ricardo Diego
    Detalhes do motor acionador 4x4 GV
    Bom, eu realmente deveria ter tirado fotos do serviço. Só nao o fiz porque eu nao tinha certeza de que ia dar certo.

    Seguinte. A minha luzinha 4wd tambem piscava e agora esta zero bala. Entao vou falar tudo o que fiz. Bom, a peça consiste em duas partes. Uma é o motor elétrico e a outra é uma q tem um circuito e uma outra pecinha q entendi como sendo um sensor de pressao. No caso eu mexi nas duas partes. Tem uma tampa quadrada metálica que vc vai afastando as laterais e ela sai. Quando ela abre, vc ja vai ver a parte do circuito. Tirando dois parafusos q tem la, o conjunto sai e voce pode ver se as borrachinhas estao boas (sao dois aneis de borracha, no final da peça). No meu caso eu limpei tudo, lubrifiquei e coloquei no canto de novo. Testei com multimetro a plaquinha e vi q estava OK. Entao essa parte ja estava pronta. A bronca foi no motor.

    Aqui em Natal eu nao achei um rebobinador que soubesse fazer o bobinamento do motor, como falei. Se voces conhecerem alguém bom nisso, é só pedir para dar uma olhada se o motor está funfando direitinho. Se tiver ruim como o meu, o jeito é OU rebobinar (o que foi impossivel) OU tentar substituir o induzido. No meu caso, fiquei irado com os bobinadores de Natal, porque os caras nao sabiam fazer e nao tinham nenhuma idéia. Então voltei pra casa com a peça e resolvi eu mesmo fazer.

    Eh o seguinte. Sabe aqueles compressores de encher pneu que funciona ligando no 12V do carro, no acendedor de cigarros: dentro dele tem um motor 12V mais ou menos parecido com o do compressor que aciona o nosso 4x4. Como eu tinha um compressor quebrado aqui, nao me custou nada pegar e tirar o motor de dentro. Quando comparei os tamanhos com um paquimetro e vi que eram compativeis, criei coragem e arranquei as bobinas e o atuador do motor da 4x4 e substituí pelo motor do compressor de encher pneu. Tem que fazer com cuidado, para nao quebrar os fios dourados do compressor do pneu. Mas se quebrar, ainda tem jeito. Isso porque esse compressor usa apenas 3 bobinas e usa um fio beeem mais grosso, dá até pra soldar. O grande lance é ter delicadeza pra tirá-lo com cuidado e instalá-lo no eixo do motorzinho 4x4. Vcs poderiam perguntar porque eu nao troquei logo com eixo e tudo, mas é porque tudo ali é muito específico e o eixo do motor 4x4 tem um furinho na ponta de dentro, para travar no rolamento. Além disso, ele é mais fino um tiquinho, o que vai fazer com que a bobina e o atuador fiquem um pouquinho folgados. Mas isso se resolve. A jogada entao é substituir um pelo outro. Nem precisa tirar o eixo do motor do 4x4 do canto. Como ele é mais fino, vc mela ele com uma cola chamada TEK BOND (achei fácil fácil e aprendi essa vendo um bobinador fazendo um outro serviço), parecida com super bond, mais forte. Assim q passar a cola, vc coloca o conjunto da bobina e do atuador no eixo, girando pra cola espalhar bem. Afaste as escovas pro atuador passar e deixe nessa posicao. Rapidamente o conjunto estará colado. Mas nao terminou ainda. Se vc fechar o motor nesse momento, verá q ele trabalha meio que forçado. O segredo é quebrar as ´orelhas´ da peça redonda onde ficam as escovas e girá-la 90 graus. Feche o motor segurando essa peça o mais perto de 90 graus (tem uns fios q nao vao deixar ficar 90 graus perfeitos). Daí aperte bem os parafusos. Quando for fechar a tampinha metálica, precisa caprichar mesmo para deixá-la hermética. Eu tenho a impressao q o q faz a luz piscar é uma má vedaçao. Entao capriche nesse detalhe.

    Feito tudo isso, coloque 12 volts nos fios q entram no motorzinho e veja se quando ele gira é gerado um sopro pelos bicos do compressor. Se sim, instale-o no carro e acione a traçao para testar. Foi assim que fiz.

    Agora se o de voces ainda nao pifou, acho q nem precisa disso tudo. Basta tirar a peça e dar uma revisada. sugiro q mande um eletrotécnico olhar a parte do motor, para evitar de quebrar os fios (como foi meu caso) e ter q substituir. Fora isso, confira as vedaçoes da peça, limpe e lubrifique os aneis, reaperte os parafusos e teste. De repente só essa revisao ja resolve.

    Caso o problema seja mesmo no motor e ninguem consiga rebobina-lo, uma boa saída é usar o do compressorzinho de encher pneu que falei. Me saiu custo zero porque eu tinha um quebrado aqui, mas custa uns 35 reais um novo e sai bem melhor q mandar buscar uma peça usada por 400 conto na suzucar.

    Tentei ser preciso, mas fui muito prolixo. Caso vcs precisem de mais detalhes, posso tentar esboçar um desenho. Parece ser dificil mas nao eh. Eh simples demais.

    Qq coisa, estou à disposição!

    Boa sorte!
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