Powered by vBulletin

Tração 4x4 Grand Vitara não aciona

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/09/2011, 08:25
    C_Renato
    :shock: pense num Cabra que sabe o que é detalhe...:chorandoderir:

PARABÉNS!!! ficou muito bom o relato...:concordo:

Como o meu ainda funciona, vou tentar fazer a limpeza e vedação que vc falou. Vamos ver o que vai acontecer....mas já tenho o compresorzinho..:cool:

VLWS!!!
  • 02/09/2011, 09:06
    Elisson
    Shoowww....por apenas 35 ou 50 reaus seu compressor tá novo!!!! O meu também tá apenas piscando.....não sei se tenho coragem e "inteligência/paciência" pra executar o serviço.....quem seria a pessoa mais indicada pra resolver a questão?? Quem mexe com compressores????
  • 02/09/2011, 17:59
    Giovanni Morano
    De mestre viu! Parabens!

Citação:

Postado originalmente por Ricardo Diego Ver Post
    Bom, eu realmente deveria ter tirado fotos do serviço. Só nao o fiz porque eu nao tinha certeza de que ia dar certo.

Seguinte. A minha luzinha 4wd tambem piscava e agora esta zero bala. Entao vou falar tudo o que fiz. Bom, a peça consiste em duas partes. Uma é o motor elétrico e a outra é uma q tem um circuito e uma outra pecinha q entendi como sendo um sensor de pressao. No caso eu mexi nas duas partes. Tem uma tampa quadrada metálica que vc vai afastando as laterais e ela sai. Quando ela abre, vc ja vai ver a parte do circuito. Tirando dois parafusos q tem la, o conjunto sai e voce pode ver se as borrachinhas estao boas (sao dois aneis de borracha, no final da peça). No meu caso eu limpei tudo, lubrifiquei e coloquei no canto de novo. Testei com multimetro a plaquinha e vi q estava OK. Entao essa parte ja estava pronta. A bronca foi no motor.

Aqui em Natal eu nao achei um rebobinador que soubesse fazer o bobinamento do motor, como falei. Se voces conhecerem alguém bom nisso, é só pedir para dar uma olhada se o motor está funfando direitinho. Se tiver ruim como o meu, o jeito é OU rebobinar (o que foi impossivel) OU tentar substituir o induzido. No meu caso, fiquei irado com os bobinadores de Natal, porque os caras nao sabiam fazer e nao tinham nenhuma idéia. Então voltei pra casa com a peça e resolvi eu mesmo fazer.

Eh o seguinte. Sabe aqueles compressores de encher pneu que funciona ligando no 12V do carro, no acendedor de cigarros: dentro dele tem um motor 12V mais ou menos parecido com o do compressor que aciona o nosso 4x4. Como eu tinha um compressor quebrado aqui, nao me custou nada pegar e tirar o motor de dentro. Quando comparei os tamanhos com um paquimetro e vi que eram compativeis, criei coragem e arranquei as bobinas e o atuador do motor da 4x4 e substituí pelo motor do compressor de encher pneu. Tem que fazer com cuidado, para nao quebrar os fios dourados do compressor do pneu. Mas se quebrar, ainda tem jeito. Isso porque esse compressor usa apenas 3 bobinas e usa um fio beeem mais grosso, dá até pra soldar. O grande lance é ter delicadeza pra tirá-lo com cuidado e instalá-lo no eixo do motorzinho 4x4. Vcs poderiam perguntar porque eu nao troquei logo com eixo e tudo, mas é porque tudo ali é muito específico e o eixo do motor 4x4 tem um furinho na ponta de dentro, para travar no rolamento. Além disso, ele é mais fino um tiquinho, o que vai fazer com que a bobina e o atuador fiquem um pouquinho folgados. Mas isso se resolve. A jogada entao é substituir um pelo outro. Nem precisa tirar o eixo do motor do 4x4 do canto. Como ele é mais fino, vc mela ele com uma cola chamada TEK BOND (achei fácil fácil e aprendi essa vendo um bobinador fazendo um outro serviço), parecida com super bond, mais forte. Assim q passar a cola, vc coloca o conjunto da bobina e do atuador no eixo, girando pra cola espalhar bem. Afaste as escovas pro atuador passar e deixe nessa posicao. Rapidamente o conjunto estará colado. Mas nao terminou ainda. Se vc fechar o motor nesse momento, verá q ele trabalha meio que forçado. O segredo é quebrar as ´orelhas´ da peça redonda onde ficam as escovas e girá-la 90 graus. Feche o motor segurando essa peça o mais perto de 90 graus (tem uns fios q nao vao deixar ficar 90 graus perfeitos). Daí aperte bem os parafusos. Quando for fechar a tampinha metálica, precisa caprichar mesmo para deixá-la hermética. Eu tenho a impressao q o q faz a luz piscar é uma má vedaçao. Entao capriche nesse detalhe.

Feito tudo isso, coloque 12 volts nos fios q entram no motorzinho e veja se quando ele gira é gerado um sopro pelos bicos do compressor. Se sim, instale-o no carro e acione a traçao para testar. Foi assim que fiz.

Agora se o de voces ainda nao pifou, acho q nem precisa disso tudo. Basta tirar a peça e dar uma revisada. sugiro q mande um eletrotécnico olhar a parte do motor, para evitar de quebrar os fios (como foi meu caso) e ter q substituir. Fora isso, confira as vedaçoes da peça, limpe e lubrifique os aneis, reaperte os parafusos e teste. De repente só essa revisao ja resolve.

Caso o problema seja mesmo no motor e ninguem consiga rebobina-lo, uma boa saída é usar o do compressorzinho de encher pneu que falei. Me saiu custo zero porque eu tinha um quebrado aqui, mas custa uns 35 reais um novo e sai bem melhor q mandar buscar uma peça usada por 400 conto na suzucar.

Tentei ser preciso, mas fui muito prolixo. Caso vcs precisem de mais detalhes, posso tentar esboçar um desenho. Parece ser dificil mas nao eh. Eh simples demais.

Qq coisa, estou à disposição!

Boa sorte!

• 02/09/2011, 23:21
    Ricardo Diego
    heheheheh realmente eu detalhei MESMO, né Renato? Somos conterrâneos, bom saber!

Elisson, seguindo as dicas dá pra fazer uma boa revisão na peça. Só precisa de paciência mesmo. Acho q a parte do motor elétrico é mais difícil de quebrar. Mas caso ocorra e vc não queira mexer, pode levá-la ao rebobinador de motores de sua cidade. Se os fios não tiverem rompidos, ele consegue reproduzir a mesma bobinagem. Se não tiver jeito, voce leva o motorizinho q falei e diz pra ele substituir.

Mas o q dá o gás mesmo é você fazer!!!

Estou à disposição! Agora que a tração está 100%, vou ver o que preciso fazer pra melhorar o consumo do meu GV. Tou achando q ele anda bebendo demais! No que eu puder ajudar, estamos aí!

Boa sorte!!!
  • 05/09/2011, 09:55
    C_Renato
    Ricardo Diego
    "...Somos conterrâneos, bom saber!..."

Opa!!! somos sim e se precisar de algo, se tiver ao meu alcance, pode falar. :concordo:

Por falar em conterraneidade...:-P....olha a RAPAZIADA POTIGUAR:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ge...-potiguar.html

Turma muito boa aqui de Natal/RN, muito legal mesmo...vale a pena conhecer....:palmas:

Grande abraço!!!
  • 07/09/2011, 22:05
    C_Renato
    4 Anexo(s)
    Opa!!! Fiz a limpeza do acionador da roda livre...:dance:

Segui o relato de Ricardo Diego e deu certinho...:concordo:

Estava assim...
    Anexo 310812

Limpei por fora...Vê a sujeira...tinha uma proteção nos fios que tava lama pura...
    Anexo 310813

Depois desmontei tudo com MUITO CUIDADO...
    Anexo 310814

Verifiquei que o induzido tava muito bom, nem mexi...:-P...mas as borrachinhas (não fotografei...:parede:) estavam sujas e com um “ferrugenzinho”...limpei e apliquei um pouco de silicone de vedação....montei tudo, e meti silicone para vedar a tampinha metálica que fecha a parte elétrica. Aproveitei e dei uma pintada na peça que segura o conjunto todo....depois montei e testei...
    Anexo 310815

Advinha.... 4WD (Verde e direto, sem piscar nada)!!! :euforico::euforico::euforico:

Cabe um MUITO OBRIGADO a Ricardo Diego pelo relato e incentivo....:concordo::concordo:
    PS:...NÃO GASTEI NEM UMA RUELA FURADA (já tinha tudo o que usei...):concordo:

Vlws....
  • 08/09/2011, 09:15
    Elisson
    Citação:

Postado originalmente por C_Renato Ver Post
    Opa!!! Fiz a limpeza do acionador da roda livre...:dance:

Segui o relato de Ricardo Diego e deu certinho...:concordo:

Estava assim...
    Anexo 310812

Limpei por fora...Vê a sujeira...tinha uma proteção nos fios que tava lama pura...
    Anexo 310813

Depois desmontei tudo com MUITO CUIDADO...
    Anexo 310814

Verifiquei que o induzido tava muito bom, nem mexi...:-P...mas as borrachinhas (não fotografei...:parede:) estavam sujas e com um “ferrugenzinho”...limpei e apliquei um pouco de silicone de vedação....montei tudo, e meti silicone para vedar a tampinha metálica que fecha a parte elétrica. Aproveitei e dei uma pintada na peça que segura o conjunto todo....depois montei e testei...
    Anexo 310815

Advinha.... 4WD (Verde e direto, sem piscar nada)!!! :euforico::euforico::euforico:

Cabe um MUITO OBRIGADO a Ricardo Diego pelo relato e incentivo....:concordo::concordo:
    PS:...NÃO GASTEI NEM UMA RUELA FURADA (já tinha tudo o que usei...):concordo:

Vlws....

A tal tampa metalica é a da foto três???? A limpeza onde fica as borrachinhas foi só ali??? O whitelub faz o mesmo efeito do wd40??
  • 08/09/2011, 10:00
    C_Renato
    Elisson a tampinha metálica é sim a da 3ª foto....:concordo: vai afastando as bordas com cuidado para não romper, então ela se solta...então solta os dois parafusos que tem lá e vai puxando o conjunto com muito cuidado pois tem três fios que vão passando nuns furinhos bem pequenininhos, no fim do conjunto estão as borrachinhas...quando for fechar aplica um silicone de vedação (flexível) e aperta as bordas....

whitelub, wd40, 3M, acho eu que é apenas marca...o tipo de óleo é o mesmo...eu acho :-?
    Não cheguei a usar...apenas limpei com uma chave de fenda e um paninho....na próxima (com mais coragem :-P) vou fazer melhor...

Nos aneizinhos de borracha apliquei um pouquinho de silicone de vedação também...ficou show!!!:cool:

Vlws!!!!
  • 08/09/2011, 10:34
    Elisson
    Vlw Renatão....vou criar coragem e fazer o "selviço"......Parabéns pelo seu sucesso na empreitada!!! 1:D
  • 08/09/2011, 10:55
    C_Renato
    É isso aí, Elisson. Faz sim....MAS SEJA MUITO CUIDADOSO :!:

Depois conta como foi...ajuda muito aos outros usuários do fórum...:-P

vlws
  • 08/09/2011, 21:07
    Elisson
    Pessoal, achei o bixin....tirei, limpei, lubrifiquei...nem tava tão sujo, a questão é ele tava piscando antes e continua piscando e o que percebi é que o pisca pisca é indicando o trabalho do compressor....coloquei a mão com o motor funcionando e ele fica intermitente, e no tracker do meu pai o motor somente é acionado uma vez e desliga e a 4x4 fica acionada ...pra reduzir, é da mesma maneira o compressor ativa e desativa....não fica intermitente......
  • 08/09/2011, 23:07
    Elisson
    ráááaááá´.....pessoal, notícia boa e notícia ruim......qual querem primeiro???? Bom...sei sei..é a boa....a boa é que eu consegui limpar o bixin definitivo igualzin vocÊs aí em riba e tals...e o compressor ficou num gás da fera, antes eu nem escutava quando ele funcionava....agora o bixo tá parecendo aqueles compressores de borracharia....:cool::dance: testei a tração, reduzida....funcionando...4x4 modo on....

agora vem a parte ruim: luzinha verde do painel off!!! :parede::rolleyes: E agora quem poderá me defender???? 4x4 funcionando e luzinha do painel off...

Bom, quando finalizei....ela ficou piscando mto rapido....e de repente apagou...pensei que o compressor tinha pifado....daí pensei...perae: a luz pode ter pifado, mas a 4x4 pode tá ativa que o compressor tá funcionando.....EUREKA....butei o carro pra frente na reduzida e o bixo saiu quase querendo derrubar o portão...pra trás....blz...4x4 hi...compressor bleza..mas nada no painel...e agora, qual o próximo passo????
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:17.