Postado originalmente por
Ricardo Diego
Bom, eu realmente deveria ter tirado fotos do serviço. Só nao o fiz porque eu nao tinha certeza de que ia dar certo.
Seguinte. A minha luzinha 4wd tambem piscava e agora esta zero bala. Entao vou falar tudo o que fiz. Bom, a peça consiste em duas partes. Uma é o motor elétrico e a outra é uma q tem um circuito e uma outra pecinha q entendi como sendo um sensor de pressao. No caso eu mexi nas duas partes. Tem uma tampa quadrada metálica que vc vai afastando as laterais e ela sai. Quando ela abre, vc ja vai ver a parte do circuito. Tirando dois parafusos q tem la, o conjunto sai e voce pode ver se as borrachinhas estao boas (sao dois aneis de borracha, no final da peça). No meu caso eu limpei tudo, lubrifiquei e coloquei no canto de novo. Testei com multimetro a plaquinha e vi q estava OK. Entao essa parte ja estava pronta. A bronca foi no motor.
Aqui em Natal eu nao achei um rebobinador que soubesse fazer o bobinamento do motor, como falei. Se voces conhecerem alguém bom nisso, é só pedir para dar uma olhada se o motor está funfando direitinho. Se tiver ruim como o meu, o jeito é OU rebobinar (o que foi impossivel) OU tentar substituir o induzido. No meu caso, fiquei irado com os bobinadores de Natal, porque os caras nao sabiam fazer e nao tinham nenhuma idéia. Então voltei pra casa com a peça e resolvi eu mesmo fazer.
Eh o seguinte. Sabe aqueles compressores de encher pneu que funciona ligando no 12V do carro, no acendedor de cigarros: dentro dele tem um motor 12V mais ou menos parecido com o do compressor que aciona o nosso 4x4. Como eu tinha um compressor quebrado aqui, nao me custou nada pegar e tirar o motor de dentro. Quando comparei os tamanhos com um paquimetro e vi que eram compativeis, criei coragem e arranquei as bobinas e o atuador do motor da 4x4 e substituí pelo motor do compressor de encher pneu. Tem que fazer com cuidado, para nao quebrar os fios dourados do compressor do pneu. Mas se quebrar, ainda tem jeito. Isso porque esse compressor usa apenas 3 bobinas e usa um fio beeem mais grosso, dá até pra soldar. O grande lance é ter delicadeza pra tirá-lo com cuidado e instalá-lo no eixo do motorzinho 4x4. Vcs poderiam perguntar porque eu nao troquei logo com eixo e tudo, mas é porque tudo ali é muito específico e o eixo do motor 4x4 tem um furinho na ponta de dentro, para travar no rolamento. Além disso, ele é mais fino um tiquinho, o que vai fazer com que a bobina e o atuador fiquem um pouquinho folgados. Mas isso se resolve. A jogada entao é substituir um pelo outro. Nem precisa tirar o eixo do motor do 4x4 do canto. Como ele é mais fino, vc mela ele com uma cola chamada TEK BOND (achei fácil fácil e aprendi essa vendo um bobinador fazendo um outro serviço), parecida com super bond, mais forte. Assim q passar a cola, vc coloca o conjunto da bobina e do atuador no eixo, girando pra cola espalhar bem. Afaste as escovas pro atuador passar e deixe nessa posicao. Rapidamente o conjunto estará colado. Mas nao terminou ainda. Se vc fechar o motor nesse momento, verá q ele trabalha meio que forçado. O segredo é quebrar as ´orelhas´ da peça redonda onde ficam as escovas e girá-la 90 graus. Feche o motor segurando essa peça o mais perto de 90 graus (tem uns fios q nao vao deixar ficar 90 graus perfeitos). Daí aperte bem os parafusos. Quando for fechar a tampinha metálica, precisa caprichar mesmo para deixá-la hermética. Eu tenho a impressao q o q faz a luz piscar é uma má vedaçao. Entao capriche nesse detalhe.
Feito tudo isso, coloque 12 volts nos fios q entram no motorzinho e veja se quando ele gira é gerado um sopro pelos bicos do compressor. Se sim, instale-o no carro e acione a traçao para testar. Foi assim que fiz.
Agora se o de voces ainda nao pifou, acho q nem precisa disso tudo. Basta tirar a peça e dar uma revisada. sugiro q mande um eletrotécnico olhar a parte do motor, para evitar de quebrar os fios (como foi meu caso) e ter q substituir. Fora isso, confira as vedaçoes da peça, limpe e lubrifique os aneis, reaperte os parafusos e teste. De repente só essa revisao ja resolve.
Caso o problema seja mesmo no motor e ninguem consiga rebobina-lo, uma boa saída é usar o do compressorzinho de encher pneu que falei. Me saiu custo zero porque eu tinha um quebrado aqui, mas custa uns 35 reais um novo e sai bem melhor q mandar buscar uma peça usada por 400 conto na suzucar.
Tentei ser preciso, mas fui muito prolixo. Caso vcs precisem de mais detalhes, posso tentar esboçar um desenho. Parece ser dificil mas nao eh. Eh simples demais.
Qq coisa, estou à disposição!
Boa sorte!