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Tração 4x4 Grand Vitara não aciona

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  • 24/10/2016, 16:10
    LFC
    Citação:

    Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá pessoal, reativando esse tópico.....

    Desde janeiro, meu GV (99) está sem a tração 4x4.

    Começou com a luz 4x4 piscando no painel.....
    depois ela apagou .....
    quando eu acionava a tração 4x4, ela entrava e depois dava um estalo na parte de baixo do carro e a tração se soltava, ou seja, voltava para o 4x2....
    Agora não aciona mais nada....nem o estalo acontece mais.

    Levei o carro num mecanico e ele pediu pra fazer um teste. Colocamos a frente do carro numa parte mais alta, ao acionar a tração 4x4, o diferencial dianteiro começou a girar. O mecanico disse que diante disso o problema deve ser dentro das rodas ou na caixa de tração.

    Diante de tudo que já foi debatido aqui nesse tópico, pergunto:

    1 - Pode ser algum problema nesse motorzinho que fica perto do radiador ?

    2- Pode ser problema em alguma mangueira ligada á esse motorzinho ?

    3 - Ou o problema deve ser mesmo nas rodas ou na caixa 4x4 ?


    Obrigado

    abs

    Como vc sabe se o diferencial começou a rodar? Não foi apenas o eixo cardan dianteiro? Se foi isso e as rodas não giraram, o problema é o fato de o diafragma (bolsa de ar) que fica dentro do diferencial não ter sido enchido de ar, por defeito na bomba (mais provável) ou mesmo por rompimento do diafragma.
    Abs,
    LFC
  • 25/10/2016, 08:31
    Angelo RJ
    Olá LFC,

    Desculpe, informei errado.

    Quando colocamos a frente do carro num local mais alto, e acionei o 4x4, as rodas dianteiras começaram a girar.

    Qual "bomba" voce se refere ?

    Nesse caso, o mecanico teria que desmontar as rodas e/ou a caixa de marcha (4x4) para poder identificar o problema ?
    Tem chance de ser problema nesse motor que fica junto ao radiador ?

    obrigado companheiro.

    abs



    Citação:

    Postado originalmente por LFC Ver Post
    Como vc sabe se o diferencial começou a rodar? Não foi apenas o eixo cardan dianteiro? Se foi isso e as rodas não giraram, o problema é o fato de o diafragma (bolsa de ar) que fica dentro do diferencial não ter sido enchido de ar, por defeito na bomba (mais provável) ou mesmo por rompimento do diafragma.
    Abs,
    LFC

  • 25/10/2016, 11:41
    LFC
    Citação:

    Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá LFC,

    Desculpe, informei errado.

    Quando colocamos a frente do carro num local mais alto, e acionei o 4x4, as rodas dianteiras começaram a girar.

    Qual "bomba" voce se refere ?

    Nesse caso, o mecanico teria que desmontar as rodas e/ou a caixa de marcha (4x4) para poder identificar o problema ?
    Tem chance de ser problema nesse motor que fica junto ao radiador ?

    obrigado companheiro.

    abs

    Se as rodas estão girando, a tração funcionou!
    Não sei dizer o que pode estar acontecendo. Comece revisando a bombinha/motorzinho que fica atrás do para-choque dianteiro. Depois olhe se a cebolinha/interruptor (que faz a luz no painel acender) que fica na caixa está funcionando. Depois olhe os semi-eixos. Depois abra o diferencial. Por último olhe a caixa de transferência.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC
  • 25/10/2016, 13:58
    Angelo RJ
    Obrigado.

    A tração realmente não funciona mais. Começou com o estalo, onde a tração entrava e desarmava e agora nem estalo faz mais.

    Vou seguir suas dicas.

    grande abraço
  • 26/10/2016, 01:07
    Arildo MT
    Tá confuso, as rodas dianteira giram, não estrala mais e assim mesmo não traciona? quando estralava a luz do painel piscava?
    Quando ergueu o carro e testou, com segurança claro, tentaram segurar as rodas dianteira pra ver s paravam? poderiam apenas estar rodando por um leve atrito no diferencial, tente erguer (no elevador, presso pelo chassis, a pequena altura, só tirar as rodas do chão) levantando o carro novamente, permaneça no carro, ligue, engate o 4x4 L, em 1° marcha, pise moderadamente no freio enquanto vira o volante, puxe o freio de mão levemente, sinta o comportamento do carro enquanto o mecânico (EM SEGURANÇA) Olha e ouve o que ocorre por baixo do carro, mas o roteiro que o LFC sugeriu é esse mesmo, compressor, mangueiras, conexões, homocinéticas, diferencial, transmissão.
  • 08/11/2016, 21:23
    Angelo RJ
    Pessoal,

    O mecanico testou a tração do meu carro e o que acontece é que ela as vezes funciona e as vezes não, mas a luz 4x4 do painel não acende.

    Ele colocou o carro para subir um barranco ingreme, e em algumas vezes ao acionar a tração a mesma entrava e o carro subia o barranco com facilidade, em outras vezes, após desengatar a tração, a mesma não voltava a acionar e o carro não subia o barranco.

    O eletricista testou aquele motorzinho que aciona a tração (que fica perto do radiador)e o mesmo funciona normalmente.

    As mangueiras que são conectadas ao motorzinho estão ok.

    Será que a luz do 4x4 não acende devido a algum problema no sensor que faz ela acender ? O eletricista ficou de verificar

    Quanto a tração só funcionar as vezes, o mecanico aconselhou a trocar os oleos da caixa de redução e dos diferenciais, JÁ QUE EU NUNCA FIZ ISSO.
    Segundo ele, o oleo já perdeu a viscosidade e também pode estar havendo um acumulo de sujeira nesses locais, atrapalhando o engate da tração.

    Voces acham que essas observações do mecanico procedem ?

    De qualquer forma, como nunca troquei esses óleos, vou trocar agora.
    Pelo que li aqui no fórum é:

    Caixa de redução = 75W-90 API GL-4
    Diferenciais = 80W-90 API GL-5

    é isso ?

    Obrigado.
  • 10/11/2016, 20:18
    Angelo RJ
    Será que as observações do mecanico procedem?

    Devo trocar os óleos da caixa de redução e do diferencial ?

    Os óleos são estes que citei?

    obrigado
  • 11/11/2016, 13:55
    LFC
    Eletricista verificar ok. Mas em quase todos os casos que vi o motorzinho funciona e o vazamento se dá pelos o'rings na saída para as mangueiras.
    Não há relação entre a viscosidade dos óleos e o funcionamento da tração. Chute do mecânico. Mas não deixa de ser bom trocar os fluidos.
    A especificação pode ser essa mesmo.
    Abs,
    LFC
  • 11/11/2016, 22:00
    Angelo RJ
    Citação:

    Postado originalmente por LFC Ver Post
    Eletricista verificar ok. Mas em quase todos os casos que vi o motorzinho funciona e o vazamento se dá pelos o'rings na saída para as mangueiras.
    Não há relação entre a viscosidade dos óleos e o funcionamento da tração. Chute do mecânico. Mas não deixa de ser bom trocar os fluidos.
    A especificação pode ser essa mesmo.
    Abs,
    LFC


    LFC, obrigado pela ajuda

    Mas está parecendo que o problema pode ser na caixa de redução mesmo.

    Ta estranho demais. A luz do 4x4 não acende mais, a tração só entra de vez em quando, o motorzinho funciona, as homocinéticas não fazem barulho...

    Lembro que tudo começou com uns estalos fortes na parte de baixo do carro, logo após acionar a tração e acelerar. Como se a tração entrasse e logo depois desarmasse. Tem alguém no Rio que possa verificar a caixa de redução?

    Abs
  • 11/11/2016, 23:54
    Vini RS
    Boa noite,

    Sou novo no fórum. Possuo um Polo 2008 1.6. Mas como as vezes necessito pegar uma estrada de terra, e procuro um carro mais confortável para viajar nos fins de semana, encontrei uma Grand Vitara 4X4 ano 2009, câmbio manual.
    Ela está com preço menor que a tabela fipe, pois foi recuperada(leilão) por furto, sem sinistro no documento. Gostaria de saber a opinião geral sobre a mecânica deste carro, tenho receio dos custos de manutenção.
    Ela está com 100.000 km, esta quilometragem é muito alta para este tipo de carro? O motor é resistente?

    Desde já agradeço,

    Um ótimo final de semana.
  • 12/11/2016, 22:48
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por Vini RS Ver Post
    Boa noite,

    Sou novo no fórum. Possuo um Polo 2008 1.6. Mas como as vezes necessito pegar uma estrada de terra, e procuro um carro mais confortável para viajar nos fins de semana, encontrei uma Grand Vitara 4X4 ano 2009, câmbio manual.
    Ela está com preço menor que a tabela fipe, pois foi recuperada(leilão) por furto, sem sinistro no documento. Gostaria de saber a opinião geral sobre a mecânica deste carro, tenho receio dos custos de manutenção.
    Ela está com 100.000 km, esta quilometragem é muito alta para este tipo de carro? O motor é resistente?

    Desde já agradeço,

    Um ótimo final de semana.

    Seja bem vindo, o Carro é hiper robusto e confiável, bastando para isso não negligenciar a manutenção, tem diversos tópicos sobre ele no fórum, pesquise e post suas duvidas sempre nos tópicos similares ao que pretende perguntar, abraço.
  • 12/11/2016, 23:03
    Arildo MT
    Angelo, imagino que esteja com vários problemas na tração, luz 4x4 painel= pode ser o sensor da caixa ou placa/circuito/pressostato no compressor, tração escapando= corrente da caixa faz um barulho alto tipo moto com relação coroa/corrente/pinhão pulando dente, acoplamento dentro do diferencial dianteiro que quando escapa faz um barulho terrível, isso pode ocorrer também por defeito no compressor, fuga de compressão na linha, ou desgaste/defeito, tem um tópico que trata sobre isso, houve até uma especie de boletim técnico da suzuki relatando a falha nos primeiros modelos, ou desacoplamento da engrenagem do 4x4 no cambio da transmissão, mas ai a alavanca retornaria a posição 4x2, óleo precisa trocar, mas não tem nada haver.
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