Aproveitando o gancho do Auriemma, ontem eu tomei um susto com o motor da minha Trk. Comprei com 50mil e hoje ela está com 72 mil km.
Fiz todas as manutenções previstas no manual assim que comprei. O motor era muito silencioso, mas eu sempre desconfiei que havia um barulhinho que sobrava.
Troquei o rolamento da polia lisa auxiliar da correia poly-v e ele ficou mais silencioso, entretanto este barulhinho que sobrava ficou mais nítido.
Era de tuchos batendo. Como troco o óleo a cada 5 mil o barulho é bem baixo, mas perceptível.
Ontem, ao fazer o alinhamento na especializada, encontrei um Trk gêmeo: mesmo ano, cor e quilometragem semelhante.
Só que o motor do cara era muito mais silencioso que o meu!
Perguntei para o mecânico de motores que faz serviço para a loja e o mesmo disse o meu motor tinha barulho normal.
Fiquei encucado e resolvi pesquisar o que poderia ser e a principal suspeita recaiu sobre a falta de lubrificação no comando de válvulas.
Li sobre o tal flushing do motor, em que não há consenso entre os "especialistas" se é bom o ruim.
De qq forma, descobri este video no youtube sobre um produto, em um programa que eu não conheço, mas que o carro utilizado era um Tracker!
Vejam como está o comando de válvula desse carro.
Abri a tampa de óleo para olhar o meu e vi que tem uma crosta de óleo bem na entrada.
Estou esperando chegar meu torquímetro para abrir a tampa do CV para trocar a junta, pois está vazando óleo.
Mas acho que vou abrir sem torquímetro mesmo, para ver como está por dentro.
Concluindo:
1) Auriemma, você ou o mecânico olhou como está a lubrificação abaixo da tampa do CV? No video dá para ver as engrenagens a corrente. Se tiver falta de lubrificação, vai fazer barulho.
2) Alguém que já fez ou conhece alguém que fez poderia opinar sobre o tal flushing, pois acho que vou precisar fazer também.
3) Alguém sabe já usou este produto. É bom ou é furada.
4) O video serve como orientação para desmontagem da tampa do CV.
Abraços
Henn MegaFlushing - YouTube