Opa! Eu queria dizer do estribo traseiro!
Outro problema: a fixação do lateral é no chassi? Se o estribo sofrer força do chão, numa erosão por exemplo, vai causar torção no chassi, não?
M.
Versão Imprimível
Todo estribo é fixado no chassis, do contrário ele não serveria ao fim que se destina. Se a fixação for, por exemplo, na caixa de ar, é o mesmo que apoiar a lateral do carro direto na caixa-de-ar - vai amassar tudo. Quando o carro não tem chassis (como as TR4) a fixação é no monobloco. Mas fique tranquilo porque mesmo que o carro fique inteitamente apoiado pelo estribo numa pedra o chassis resistirá perfeitamente.
Afinal, qaundo se suspende o carro, onde é que o macaco é apoiado? Na longarina do chassis.
André,
Explicação quase 100%, exceto a última frase! Uma coisa é apoiar o macaco diretamente na longarina e outra é levar uma pancada no estribo a uns 40/50 cm de distância da longarina. Nesse caso, há o efeito de alavanca (além da paulada). Portanto, no segundo caso, a força envolvida é muito maior. Se vai ser suficiente pra danificar o chassis eu não sei, provavelmente não, mas que são dois casos distintos isso são!
Abraços,
Mário.
Exatamente, o problema é torção no chassis.
To falando meio de cabeçada, mas vou ver direito onde teria um bom ponto de apoio.
Meu carro tá lá no Daniel, recebendo 2" + 2", pneus já montados, testamos
na frente até o batente, pega muito pouco na caixa de roda (e o problema é que na parte de trás da caixa dianteira :confused: pega muito pouco mas é lata...).
Vai ficar bacana! Mas certamente, só os calços na suspensão é uma mudança mais leve em termos de alterações no carro (se bem que altera mais o funcionamento do que o BL).
Abraços,
Márcio.
Podexá! Só não rola fotos do trabalho, pois a oficina lá não é grande, e eu já amolei demais o cara! Hehehe.
Mas pronta, vai foto. Só não tem estribos, nem guincho, nem esnórquel, por enquanto... Um dia, quem sabe (guincho logo depois de ficar atolado em lugares complicados! :mrgreen:).
Sobre o BL, o Daniel usou o da RC4x4, fazendo as devidas adaptações. No BL o mais caro é a mão de obra, o trabalho é chato. Na suspensão é o contrário...
E quanto aquela adaptação na bandeja, para a bieleta não estourar, segundo o Daniel não tem problema, se um dia quiser voltar para a posição normal, continua ok. O pior mesmo são os cortes para o BL, alguns não tem volta... Mas também nem aparecem. :rolleyes:
A,
M.
Valeu Márcio. Quem sabe, depois de ver o trabalho (desculpe a folga e a carona) , também crio coragem e parto para + 2" (assim que os Toyo 235/70/16 se acabarem) . Eu também não pretendo colocar guincho, nem parachoque de impulsão, nem esnórquel, nem tampouco estribos. Estamos na espectativa. Abçs. Válter
TMoraes,
Vc vai fazer o estribo lateral? Se for me avisa, pois ai faz 2 que fico com um. a gente mora perto!
Carneiro,
Duas perguntas:
1- Qual é a medida/marca dos pneus que vc vai utilizar?
2- Sobre essa questão das Bieletas... o que o Daniel fará com elas para não estourar e com possibilidade de reverter à posiçao de origem?????? Tô querendo resolver isso também!!!!!!!! mas uso pneus 235/70 com calço suspensão de 2" RC. Será que Daniel também pode ajudar na informação?
Fiz uma viagem este fim de semana e apareceu ao trafegar em uma rua com paralelepipedos e desniveladas começou do nada a aparecer um cluk na dianteira (suspensão).. fiquei fuçando todo o carro por baixo para saber de onde vinha o barulho... resultado: uma das bieletas estava com folga e gerava barulho na barra de torção. Foi só apertar.. mas notei que elas trabalham mais forçadas e quero tentar solucionar isso!
Abs
Opa!
Veja, pesquisei muito. Eu acho que pneu misto mesmo são os MUDs. Questão de opinião, né? Certamente é um pouco mais duro e barulhento que os ATs... Mas nas brincadeiras que farei por aqui, sempre vou pegar lama - cada estado tem seu terreno.
Decidido por MUD, procurei, procurei, procurei. Tinha a opção de 235/70R16 da BF, sob encomenda, 120 dias de espera. Como nenhuma loja me conseguiu preço até dezembro, acabei desistindo e comecei a procurar 245/75R16 ou algo semelhante.
E NADA! Savero MT sumiram, Hankook só tem 265/75, mas a BF tem em estoque. Comprei o BF MUD 245/75R16. Procurei muito e achei um jogo em Jundiaí, o cara devia ter lá desde ano passado e me fez um preço legal.
Opções de MUD para nós mortais, com caixa de roda pequena :mrgreen:: BF MUD 245/75R16 (78 cm, R$ 650) em estoque, BF MUD 235/70R16 (73 cm, R$ 560) ou BF MUD 255/70R16 (77 cm, R$ 670) em 90-120 dias, VJ900 numa carcaça 245/70R16 (77 cm, R$ 350).
É a mesma solução que o Newton postou aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=bieleta
Segundo o Daniel, se precisar retirar o calço não tem problema. Se a dúvida persistir, ligue para ele, (11) 5092-5423. O cara é meio atarefado lá, mas certamente te dará uma atenção ou ainda indica alguém por aí (está em Salvador? Tem um cara fera aí, o Manoel, sabe tuuudo).
Abraços,
Márcio.
TMorais,
Qualquer novidade sobre o estribo, entra em contato: (75) 8819-1981
Sobre Bieletas:
Ontem tava numa trilha pela zona rural aqui da cidade, muito buraco, estrada de terra, e numa brincadeira pulei com o carro a quase 100km num lombada, que as 4 rodas sairam do chao. Bem, resultado, ja anoitencendo quando voltava pra casa comecei a ouvir os velhos e insuportaveis estalos, quando verifiquei, problema na bieleta, mas vi q o problema foi na arruela que segura as borrachas, levei no mecanico pela manha, tiramos ela, coloquei outra arruela e soldamos a arruela. Fizemos isso na que dfeu problema e na outra q quando tiramos vimos que ia apresentar tambem.
Agora vou testar e ver quanto tempo dura agora, pelo menos com essa solda o problema que deu nao da mais.