Não tenho radio!... tem facebook não maxu!
Versão Imprimível
Amigo,
Nas adaptacoes que jah foram feitas aqui, o encaixe da mola traseira (moda do Opala) no eixo eh feito ferro com ferro. A boracha vai soh na parte superior pra nao ficar rangendo. Meu receio com essa adaptacao q vc fez eh que, com o desgaste, a mola corra e quebre. Sugiro que vc retire essa peca de borracha q aparece na foto. E mantenha apenas uma semelhante na parte superior.
Vou falar com o mecânico. Na verdade, eu preciso andar um pouco com o carro para ver como ficou, mas não estou podendo fazer isso porque o Rodrigo Portugal ainda não mandou o parachoque traseiro que voltou para lá por causa de defeitos diversos. Esse calço de borracha na parte inferior deve ter 1,5 cm de altura a casou muito bem com a mola, está firme. De todo modo, obrigado pela dica.
Aproveito para perguntar novamente se na dianteira é possível manter as molas originais e trocar o calço de nylon 40mm pelo de 60 mm, que vêm no kit da RC 4x4 (os calços de nylon da dianteira são de 40 e os do eixo traseiro de 60). Alguém teria uma opinião a respeito?
Abs,
LFC
Eu, sinceramente, não consigo entender porque os caras ficam inventando tanta moda com os lifts (Não estou falando de vc LFC, mas referente a vários outros posts que eu vejo na área dos Suzukis).
A receita é tão básica e feita a tanto tempo com centenas de resultados positivos, não consigo entender porque nego fica querendo adaptar amortecedor de pickup corsa, com mola de kombi, usando o suporte de Corcel e borrachas da caloi 10. Meu, o kit é pronto, lift de 2" na suspesão, precisa de mais lift, pega +2" na carroceria, precisa de mais, vai para +3" na carroceria.
Eu usei a configuração 2+2 com pneus 31.5" (suspensão+body lift mais comum que tem, com o Kit da RC4x4) e, durante mais de 2 anos fazendo trilhas pesadas, não tive sequer UM problema com o carro. Nunca estourou amortecedor, nunca quebrou mola, nunca pulou mola para fora, nunca ficou muito duro ou muito molenga. Os amortecedores traseiros sempre foram (por 2 anos) os da Suprema GBL 1024 e os dianteiros foram os originais até cansarem, depois troquei. Vendi o Tracker com 35 mil Km rodados, no mínimo 15 mil KM foram feitos com essa configuração.
E tem mais, uma galera do fórum que usa essa config com sucesso até hoje. Se a motagem do seu kit (seja de suspensão ou de carroceria) não deu certo, não é culpa do lift nem do carro, a culpa é somente do mecânico que fez a montagem. E fazer adaptações para que o lift "funcione" na marra só irá deixar o carro menos seguro e você menos satisfeito com o resultado.
Respondendo sua pergunta LFC, sim, pode ser possível, mas lembra que você está alterando em 20mm a altura da dianteira do carro. O Tracker tem, naturalmente, a frente mais baixa que a traseira por questões aerodinâmicas, mexer nisso vai mexer na estabilidade do carro, vai aumentar a quantidade e o ângulo do vento que entra pela parte de baixo do carro quando estiver na estrada, e isso pode ser perigoso. Sem contar a parte mecanica, vc está aumentando (ainda mais) o lift da dianteira, lembra que tem conexões de fios, alavancas, terminais, etc, etc que já estão trabalhando em um limite aceitável com o lift padrão de 2" ... aumentar isso vai só estressar mais o conjunto.
[]`s
Vc está certo, pois tem gente inventando muito, mas isso é normal porque as pessoas sempre esperam melhorar alguma coisa. No Vitara, por exemplo, ninguém usava o calço na bandeja traseira, tampouco espaçador de cardã e o amortecedor da Suprema veio depois também, porque aqueles tubinhos para alongamento da peça são muito esquisitos. Medo me dá quando leio experiências com amortecedores, sabendo-se que há relatos de capotagens com amortecedores muito moles, por exemplo.
A receita que usei no Tracker é a básica com as molas do Opala e amortecedores da Suprema, bem discutida aqui nesse tópico. Usei também os espaçadores da AVM. A única coisa diferente, que me pareceu inofensiva, foi apoiar a parte inferior mola no calço de borracha, não para aumentar a altura (pode ter subido 1 cm, que vai ceder depois), mas para um melhor assentamento. A montagem do kit da RC 4x4 foi sem problemas (acho que só teve um problema com aquele suporte que vai sobre o amortecedor, tinha uma chapa que foi soldada invertida, mas funcionou), embora o manual não seja lá essas coisas. Também tive algumas dúvidas porque o kit da RC é diferente do da Alternativa e pelas fotos que havia visto, algo parecia errado.
Sobre a dianteira, de fato é melhor deixar o calço que foi projetado mesmo (40mm). Eu desconfio que já está no limite da cambagem. Se fosse bom eu acho que a RC e outros pelo mundo afora já teriam pensado nisso.
Agora é esperar pelo parachoque traseiro, colocar bons pneus e rodar. Depois posto as fotos e maiores detalhes.
Obrigado pela manifestação.
Abs,
Luiz Fernando
Caro LFC, no conjunto de calcos vc nao pode esquecer do prolongador do batente da suspensao dianteira. isso evita que a suspensao se feche socando no amortecedor. Nesse topico tem muita materia sobre o assunto.
Grande Elver.
Falou tudo...olha as fotos da minha nova Tracker com a receita de bolo (calços dianteiros e traseiros, troca dos amortecedores traseiros COFAP turbo-gás da Suprema. Pneus Kumho Marshal KL71 225/75 R16.
Virou outro veículo, muito mais estável de andar.