Postado originalmente por
freitasjr
Bom dia pessoal, para efeito de informação a quem possa interessar, aqui vai mais uma configuração p/ o nosso GV:
Depois de muito pesquisar preços e qualidades de pneus e tipos e tamanhos de Lifts diferentes existente no mercado p/ o GV, tenho que aqui a agradecer aos vários foristas daqui do 4X4 BRASIL que dentre eles o Márcio Nogueira e o Guilhermejcp me passaram boas dicas e opiniões, dentre outros tb deste fórum que me ajudaram com sugestões e opiniões, escolhi a seguinte configuração:
Lift entre 30 e 35 mm da Tecnotrilha(apenas calços na frente e atrás) + pneus Yokohama G012 AT de medida 245/70 R16. A roda, seguindo a dica do Márcio, coloquei a de 16" do Kia Sportage(por ser bonita e não sair p/ fora).
Após a instalação do Lift, rodas e pneus, fiz a cambagem dianteira e traseira, alinhamento dianteiro e traseiro a balanceamento. O carro ficou ótimo(sem puxar p/ nenhum dos lados, nem trepida nada) com as seguintes características:
1 - Perdeu um pouco de estabilidade, mas muito pouco, nada que comprometesse a segurança, apenas questão de adaptação na forma de dirigir, afinal aumentou-se o centro de gravidade.
2 - Mais alto, com um ganho 4,25cm em relação a configuração de fábrica.
3 - Ficou mais macio/confortável, uma vez que se aumentou o perfil do pneu e além disso, a borracha do pneu Yokohama é mais macia.
4 - Na areia ficou com um desempenho melhor, pois com um pneu mais largo tem-se maior área de contato com o solo, consequentemente mais flutuabilidade na areia.
5 - Melhor em estradas de terra, pois sente-se menos impacto ao se passar por buracos
6 - E até agora, passando por lombadas altas e buracos, ainda Não sentir da final de curso dos amortecedores traseiros. Após as modificações, ainda não coloquei o GV em um off-road mais pesado, logo ele pode vir dar final de curso em uma situação mais extrema.
7 - E ao contrário do que eu achava, a direção Não ficou mais pesada com os pneus mais largos. Seguindo a sugestão do Dan-Ce, eu pus 34 libras nos pneus. Esses Yokohamas são muito bons, Não fazem barulho no asfalto, são macios e têm um bom Grip.
A Yokohama tem pneus bem caros, porém todo mês ela faz promoções com certas medidas de seus pneus, p/ quem vai trocar e quer um pneu de qualidade por um bom preço, é bom ficar atento, fica a dica.
8 - Não senti muito perda de potência/torque devido ao tamanho maior(largura e altura) dos pneus, na verdade a perca foi bem pequena, acho que devido ao meu carro ser remapeado e também usar filtro K&N.
* Eu sabia que se tivesse optado por uma configuração diferente, que seria a troca de amortecedores e molas dianteiros e traseiros em vez dos calços, eu teria um ganho de altura maior ainda e teria mantido a estabilidade igual ou até melhor que a de fábrica. Porém, neste caso, perderia em muito em conforto/maciez, sentiria bem mais as imperfeições e buracos da pista, e neste quesito conforto, Não abro mão.
Bem, no geral, fiquei bem satisfeito. Abaixo segue fotos p/ vcs verem como ficou.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...