x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por Bpicanco Ver Post
    Freitas
    Só uma dúvida, a posição "N", seria como se o diferencial fosse "liberado"?
    Sim, quando se estar em "N", os diferenciais não estão "trabalhando".

Com relação ao uso do 4x4H, 4x4L e 4x4LL faço um pouco diferente.

2- 4H - 4X4 integral permanente(o padrão do carro). Usado em asfalto seco/molhado, barro batido, areia durinha a beira mar, ou seja, para pisos de alta aderência ou situações light. - Aqui eu já coloco o 4x4L, sobre tudo em estrada de terra, sinto o carro mais na mão. Aliado à facilidade de acoplar e desacoplar até 100km/h, também alivio o trabalho do diferencial, pois ele não tem que ficar ajustando a distribuição da frente para trás e de trás para frente quase o tempo todo. Entendo também que o possível desgaste dos homocinéticas não ocorre devido à "baixa" aderência do terreno.
    O que você acha? Gostaria da sua opinião, pois esse é o meu primeiro 4x4 e quero saber utilizá-lo.
    Aí acho mais uma questão de gosto do freguês, até porque geralmente quando se passa por terrenos de fácil acesso como barro batido se pega situações de barro/asfalto/cascalho/asfalto/barro de novo, etc... aí eu particularmente não gosto de ficar mudando a tração todo tempo, uma vez que o 4H dar conta do recado tranquilo nessas situações.

4 - 4 Lock Low - 4X4 com bloqueio do diferencial central e reduzido. Usado nas mesmas características que o anterior, só que em situações mais extremas, como areia muito fofa/pesada, lama grossa/pesada, subida de dunas íngremes, neve profunda, etc. Quando se anda reduzido, geralmente dirige-se em baixas velocidades; sugiro procurar não ultrapassar os 60 Km/h.
    - Quando sei que não haverá necessidade de ultrapassar 80km/h e que andarei na maior parte do tempo abaixo dos 50km/h e tendo a facilidade de parar e engatar o 4x4LL, eu não aguardo o terreno "extremo" para engatar a reduzida. Como não pretendo andar acima dos 50km/h, entendo que deixo a minha caixa de 4 marchas trabalhando em uma faixa melhor do motor e deixando menos "buracos" entre as marchas, além da facilidade em todas as subidas e descidas.
    Eu já penso diferente, se eu vou dirigir por uma distâncias considerável e o 4X4 Lock dar conta do recado, prefiro só engatar o 4X4 LOW quando se faz realmente necessário, uma vez que quando se anda reduzido, o carro trabalha em uma faixa de rotação bem mais alta e além disso consome mais combustível.
    Agora se a pessoa estiver em uma trilha travada(com muita lama, água, pedras, buracos e aclives) com muitos obstáculos pela frente, aí sim, sou da opinião de se ligar a redução logo, até p/ não ficar o tempo todo mudando de tração.

Outro exemplo, em Dunas, geralmente procuro desenvolver velocidades maiores, aí ando de 4HLock e só reduzo quando se faz necessário p/ subir uma Duna maior; porém se a areia estiver muito pesada, não tenho dúvida vou de 4LockLow direto.

Em fim, é mais uma questão de vc saber dosar o que é melhor p/ o conjunto mecânico do carro - se reduz o carro trabalha em alto giro, porém vc poupa a embreagem ou o câmbio caso seja AT, se anda apenas de 4X4 bloqueado o motor trabalha em uma rotação mais baixa/suave, porém judia mais da embreagem e câmbio AT... vai depender da situação, afinal, não se pode ter tudo na vida

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Citação Postado originalmente por Crals Ver Post
    mbonato, saindo um pouco do seu assunto, o seu GV ta dando quanto na cidade? to querendo pegar um igual o seu, qual o grau de alegria que ele te proporciona? rs...
    O meu vai ser pra uso diário... trabalho/casa/viagem etc...
    Olá Crals, o meu faz uns 7/8 na cidade, é um carro muito bom de dirigir apesar de estar com pneus 31 e lift de 2'' + 2''.

Te digo que dá prá usar no dia a dia sem problemas, com a vantagem de se pegar um engarrafamento pode fazer algumas "conversões proibidas" ou passar por cima dos meio fios sem problemas... rsss

Não fiz muitas trilhas com ele ainda, mas em algumas erosões e barrancos a viatura se saiu muito bem, tem um excelente ângulo de entrada e saída e é bem fácil de manobrar em espaços reduzidos.

Segundo o que li aqui mesmo no fórum, o bom é o 2.0 manual, dizem que o automático bebe muito e o 1.6 é fraco.

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Alguém já ouviu falar desse guincho? Se funciona? Achei interessante.

Transport - Category
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário
    Entrada
    16/05/2009
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, escrevo apenas para deixar registrada a informação de que comprei pneus hankook dynapro HP 235/65r17 e estes couberam na caixa de estepe do GV, mesmo sendo maiores que os originais (225). Ficou apertado, mas fechou normalmente.

Aqui no fórum vi alguns relatos de que o pneu 235 não caberia na caixa do estepe, sendo necessário retirá-la. Mas no caso citado coube, mesmo com o pneu cheio.

Usuário
    Entrada
    23/10/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Sim, quando se estar em "N", os diferenciais não estão "trabalhando".

Com relação ao uso do 4x4H, 4x4L e 4x4LL faço um pouco diferente.

Aí acho mais uma questão de gosto do freguês, até porque geralmente quando se passa por terrenos de fácil acesso como barro batido se pega situações de barro/asfalto/cascalho/asfalto/barro de novo, etc... aí eu particularmente não gosto de ficar mudando a tração todo tempo, uma vez que o 4H dar conta do recado tranquilo nessas situações.

Eu já penso diferente, se eu vou dirigir por uma distâncias considerável e o 4X4 Lock dar conta do recado, prefiro só engatar o 4X4 LOW quando se faz realmente necessário, uma vez que quando se anda reduzido, o carro trabalha em uma faixa de rotação bem mais alta e além disso consome mais combustível.
    Agora se a pessoa estiver em uma trilha travada(com muita lama, água, pedras, buracos e aclives) com muitos obstáculos pela frente, aí sim, sou da opinião de se ligar a redução logo, até p/ não ficar o tempo todo mudando de tração.

Outro exemplo, em Dunas, geralmente procuro desenvolver velocidades maiores, aí ando de 4HLock e só reduzo quando se faz necessário p/ subir uma Duna maior; porém se a areia estiver muito pesada, não tenho dúvida vou de 4LockLow direto.

Em fim, é mais uma questão de vc saber dosar o que é melhor p/ o conjunto mecânico do carro - se reduz o carro trabalha em alto giro, porém vc poupa a embreagem ou o câmbio caso seja AT, se anda apenas de 4X4 bloqueado o motor trabalha em uma rotação mais baixa/suave, porém judia mais da embreagem e câmbio AT... vai depender da situação, afinal, não se pode ter tudo na vida

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Concordo inteiramente.
    Abs.
    Hyundai Veracruz 2010 GLS AWD 3.8 V6 GNV
    Ex.Grand Vitara 09/10 2.0 4x4 AT Lift 35mm Prots de cárter e redução NewTrack Velas Iridium - Remap Losacco

Usuário
    Entrada
    09/06/2014
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Pessoal,

Estou prestes a fechar negocio em uma Grand Vitara 4x4 Automatica 2014, tenho algumas dúvidas e acredito que vocês vão conseguir me ajudar, vamos lá:

1º Valor do IPVA no RJ, quanto mais ou menos ?
    2º Valor médio do seguro e qual seguradora consigo a melhor cotação? Alguém tem corretor pra indicar?
    3º Retomada de 80 a 120 (ultrapassagem), alguém tem ideia de quanto tempo o carro leva pra chegar a 120km/h?
    4º Gasolina, só comum ou só aditivada? (favor não responder só podium, vão me fazer desistir da compra rs...)
    5º Pneu mais off road para aro18 (custoXbeneficio), qual recomendam?

Usuário Avatar de rrvaders
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Cotia/SP
    Citação Postado originalmente por mbonato Ver Post
    Olá Crals, o meu faz uns 7/8 na cidade, é um carro muito bom de dirigir apesar de estar com pneus 31 e lift de 2'' + 2''.

Te digo que dá prá usar no dia a dia sem problemas, com a vantagem de se pegar um engarrafamento pode fazer algumas "conversões proibidas" ou passar por cima dos meio fios sem problemas... rsss

Não fiz muitas trilhas com ele ainda, mas em algumas erosões e barrancos a viatura se saiu muito bem, tem um excelente ângulo de entrada e saída e é bem fácil de manobrar em espaços reduzidos.

Segundo o que li aqui mesmo no fórum, o bom é o 2.0 manual, dizem que o automático bebe muito e o 1.6 é fraco.
    O consumo maior é por conta dos pneus?? O v6 ta fazendo 7,5 em trecho urbano também...
    TR4 2006 MT / LIFT 4´´ / BLOQUEIO KAISER 100% DIANT E TRÁS / 31´´ MUD/ WORK 9000
    TRITON 3.2 2010 MT / BF ALL / CHIP 210CV
    TR4 2012 AT (DA PATROA)

Usuário
    Entrada
    16/09/2014
    Local
    Criciúma/SC
    Pois bem pessoal, fui ver a GV e, burrada, levei a mulher... eheheheheh. Depois fui na Nissan e quando disse que ia comprar em nome da empresa o vendedor mudou o jeito de atender, parece que a venda de pickup tá tão aquecida que leva mais de 90 dias para entregar qdo se compra para empresa (venda direta). Achei que as vendas estavam baixas anyway.

Resumo da ópera, vou comprar uma dobló adventure nova, a mulher não quer trocar devido ao espaço (o carro era para ela), e ela deixou eu comprar um jimny no final do ano para brincar. eheheheheh.

O vendedor também não ajudou muito, eheheheheh. Ele é que municiou ela de argumentos contra a compra da GV embora não tenha se apercebido disto, e olha que já havia amansado a fera. ehehehe

Usuário
    Entrada
    14/07/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rzatki Ver Post
    Pois bem pessoal, fui ver a GV e, burrada, levei a mulher... eheheheheh. Depois fui na Nissan e quando disse que ia comprar em nome da empresa o vendedor mudou o jeito de atender, parece que a venda de pickup tá tão aquecida que leva mais de 90 dias para entregar qdo se compra para empresa (venda direta). Achei que as vendas estavam baixas anyway.

Resumo da ópera, vou comprar uma dobló adventure nova, a mulher não quer trocar devido ao espaço (o carro era para ela), e ela deixou eu comprar um jimny no final do ano para brincar. eheheheheh.

O vendedor também não ajudou muito, eheheheheh. Ele é que municiou ela de argumentos contra a compra da GV embora não tenha se apercebido disto, e olha que já havia amansado a fera. ehehehe

Que pena, seria uma mudança e tanto.
    Abs
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

Usuário
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    Águas Claras/DF
    Citação Postado originalmente por rzatki Ver Post

A verdade é que são dois carros com propostas um pouco diferente. Boa sorte com o novo veículo.
    Abs
    Atual Suzuki S-Cross GLS All Grip 2015/16
    ex-
    Grand Vitara Prata Aut 4x4 2011/2

Usuário
    Entrada
    20/08/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por TorresGV Ver Post
    Vamos lá!

O problema já vinha acontecendo antes da troca de velas. Já tinha feito uma duas limpezas de bicos antes. Realmente não mexi nos cabos e nem bobina. Mas foi passado o scanner sim.

Amanhã to indo numa outro oficina. Depois postarei as novidades.

Valeu!!

Como prometi, estou passando para postar o resultado da minha ida a oficina para vê o problema da luz de injeção acendendo do meu GV. Não tive que trocar bico nenhum conforme a autorizada havia dado o diagnóstico. O mecânico fez uma limpeza e trocou uns retentores dos bicos. Até o momento já rodei 2.500 km e tudo normal. Consumo normal, desempenho também.

Se eu fosse na "onda" da autorizada teria gasto, por baixo, R$ 2.300. Gastei R$ 330.

Abs a todos!!

Usuário
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    Águas Claras/DF
    Citação Postado originalmente por TorresGV Ver Post
    Como prometi, estou passando para postar o resultado da minha ida a oficina para vê o problema da luz de injeção acendendo do meu GV. Não tive que trocar bico nenhum conforme a autorizada havia dado o diagnóstico. O mecânico fez uma limpeza e trocou uns retentores dos bicos. Até o momento já rodei 2.500 km e tudo normal. Consumo normal, desempenho também.

Se eu fosse na "onda" da autorizada teria gasto, por baixo, R$ 2.300. Gastei R$ 330.

Abs a todos!!
    Só por curiosidade, você usa gasolina comum ou aditivada? Obrigado.
    Atual Suzuki S-Cross GLS All Grip 2015/16
    ex-
    Grand Vitara Prata Aut 4x4 2011/2

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 5 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 5 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem