
Postado originalmente por
prince
Galera, boa noite! Comprei ano passado uma triton a diesel zero km, um sonho realizado. Na época, procurava o meu primeiro carro zero para trocar meu stilo, e depois de muito testar, já havia decidido pegar o civic top por 80 mil. Mas quando descobri que a triton GLS estava por 93, não tive dúvidas, por nunca ter tido caminhonete antes e ser meu primeiro 4x4, que sempre desejei ter! A idéia seria fazer algumas incursões em estradões de terra e trilhas muuuuiiiiito leves...
Pouco depois que comprei, ocorreu um caso que me chocou bastante: um casal foi passear na serra do cipó, aqui em MG (Lagoa Santa), com uma Hilux, e após sairem da pousada para dar umas voltas, foram seguidos por uma moto com dois assaltantes, que estupraram a mulher e queimaram os dois corpos. Presos, eles declararam que saíram de Conceição do Mato Dentro, cidade próxima, com o firme propósito de roubar um carro.
Muitos amigos me falaram que caminhonete a diesel é muito visada, ainda mais que não faço seguro, por andar muito pouco (continuei com o stilo). Em oito meses rodei 1100 km. E minha noiva e minha mãe acharam muito desconfortável, por pular demais. Eu, que já estava pensando em vendê-la, ainda tive um baita prejuízo com ações a pouco tempo, que me obrigou a despachá-la. Estava pra mim, até agora, por 101 mil com vários acessórios, e a vendi na correria por 81 a uns 3 meses... Mas faz parte.
Então, colocando as idéias em ordem, decidi que me daria ao luxo de ter um veículo 4x4 novamente, só que mais barato (de 30 a 35 mil), e menos visado para roubo, pois tenho medo de ladrões fazendo trilhas no meio do mato com motos roubadas! Minha opção inicial era uma tracker, que anteriormente, sempre foi meu sonho de consumo, e nunca tive, mas não achei nenhuma, naquele momento, que me agradasse. Depois foi uma TR4 2005 AT por 30 mil, que marcava 89.000 km, mas imagino que não seja original. Testei e achei legal, apesar de bem desalinhada e mais durinha. Testei diversas outras, mas como é muito beberrona e pouco confortável, mais específica para o fora de estrada, e todas as que eu vi nesta faixa de ano aparentemente fizeram trilhas pesadas, fiquei com um pé atrás. Achei um Ecosport 4x4 2009 por 32 mil, mas li que em trilhas leves força muito a embreagem, e nem foi projetado pra isso, além de não ter reduzida. Achei um tucson v6 4x4 com 70.000km, mas, além dele estar batendo válvulas, fiquei com medo do consumo, que dizem (nos fóruns 4x4) que é 4,5 litros, também não tem reduzida e nem é projetado pra terra. Vi um jimny, mas achei muito pequeno, pois gostaria de ir pra terra com mais uns três ocupantes, e também detesto o fato de ser duas portas, além de achar que o motor é muito fraco. Pensava seriamente em testar um duster 4x4, apesar de achar seu visual muito feio, tanto interno quanto externo, e não ter reduzida, apenas a primeira ser muito curta. Por fim, testei numa concessionária suzuki um Pajero Sport diesel 2008 (44 mil) e adorei o carrinho. Mas este, especificamente, tinha muitos retoques e o motor 2.5 litros da mitsubish (l200) tem fama de esquentar muito e apresentar problemas. Olhei depois alguns a gasolina, mas dizem que tem que ser dono de posto pra manter.
Então, depois disso tudo, eu já estava decidido a voltar a procurar uma tracker. Mas, de curiosidade, passei de novo na suzuki, pra ver se a pajero já havia sido vendida, e perguntei para o vendedor que outras opções ele teria 4x4 entre 30 a 50 mil. Ele me mostrou então um Grand Vitara 09/10, 4x4 manual, por R$ 53.900,00, com 45000 km originais e todas as revisões feitas, cheirando a novo. Lembrei que tenho um amigo que tem um 4x2 manual, e que é apaixonado. Entrei dentro dele e apaixonei pelo acabamento e por ver que tem reduzida no botão, pois sempre pensei que era voltado para asfalto e não tinha este recurso. Mas, como a cor não me agradava (cinza escuro), e, por ser um carro mais caro do que eu pretendia gastar, preferi nem testar pra não fazer uma loucura. E, nesta faixa de preço, daria preferencia para um automático.
Então passei a acompanhar as ofertas aqui em BH sem maiores pretenções, com a intenção de comprar só no final do ano. Teria que ser prata e automático. Neste meio tempo, descobri este fórum e estou lendo ele todo, desde a primeira página. Mas neste final de semana pintou um do jeito que eu queria, com 55.000km, e apenas o preço não me agradou: 56 mil. Mesmo assim fui até lá e argumentei que em outra agência tinha um bem abaixo do preço que eles estavam pedindo, somente R$46.900,00, mas não citei que era muito rodado (120.000km), ou que havia alguns retoques na pintura. Resultado: com muita choradeira, sou o mais novo proprietário de um GV3 seminovo, adquirido por R$ 52.000,00!!! Pretendo, então, solucionar eventuais dúvidas por aqui, e não vejo a hora de pegar a viatura. Talvez até anime a fazer um seguro, que ficou em 1500 reais (franquia majorada), pelo risco que vejo de andar no meio do mato...