x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário
    Entrada
    25/10/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Alguém já usou pneus 235/65 e mudou para o 245/65? Podeira dizer se deu muita diferença?

Vou trocar os pneus daqui a pouco e até o momento estava optando pelo 245/65R17. Mas depois deste relato fico pensando se vale a pena aumentar mesmo mais 10mm na largura para ganhar 6mm de altura. Além de ser R$100,00 mais caro, precisaria comprar 5 enquanto os 235 só 4.

Oi Guilherme,

Eu usava o 235 e mudei para o 245.

A diferença foi muito grande, mas principalmente porque mudei o desenho do pneu.

Era um lattitude tour (all season) e passei para o LTX/AT2 (uso Misto).

Não senti diferença em retomada, consumo e etc.. As diferenças percebidas depois de aprox 10.000 km:

1) um pouco mais de ruido em asfalto de baixa qualidade (qdo o asfalto é bom, é quase imperceptivel a diferença).

2) o pneu ficou no limite quanto à caixa de roda (se botar um 255/65, com certeza vai raspar um pouco).

3) O carro está muito mais firme no offroad. Não é preciso baixar tanto a calibragem para manter um bom nível de tração.

4) o visual ficou muito melhor.

OBS: Também troquei o step, principalmente pelo ESP. (tenho o dueller zero original quardado)

Abs,

Só mais um detalhe:

Já fiz várias medidas para ver o quanto ganhamos de lift mudando pneu e calibragem. Cheguei à conclusão que o ganho de altura só acontece de forma previsível quando trocamos o tamanho do pneu utilizando o mesmo modelo. Ou seja, um 245/65 da michelin nao tem a mesma altura do 245/65 da BF. São desenhos diferentes, borrachas diferentes e, às vezes, calibrações diferentes.

Então, na minha opinião, fica dificil achar que vai aumentar xxx cm na troca do pneu. A menos que a troca seja para o mesmo modelo de pneu.

Na minha experiencia, a calibragem faz toda diferença. Meu carro chega a ganhar mais de 0,5cm só em rodar e deixar os pneus aquecerem.

Com os pneus de uso misto, preciso baixar menos a calibragem e com isso perco menos na hora no offroad.

Claro que isso só faz diferença para lifts de 3 a 3,5cm onde cada centimetro pode fazer muita diferença.

Abs,
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Alessandro Bearzi
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por RosBohn Ver Post
    Eu tb tenho o 245/65 R17 e não percebi piora em arrancadas/retomadas. Na cidade também não percebi queda no consumo, mas percebi mais estabilidade (pode ser impressão apenas).
    Já rodei uns 1500km com ele na estrada e o consumo caiu 1 km/L.

Mas temos que considerar que com a mudança de raio e perímetro dos pneus e adequar esses cálculos.

Como se faz isso?

Vou pensar aqui...
    É verdade Rosbohn, quando o computador tiver dito que rodamos, por exemplo, 430km com um tanque, na verdade teremos rodado um pouco mais do que isso, ou seja, o consumo terá sido um pouco melhor, um pouco mais baixo do que o apresentado pelo computador de bordo. O pessoal que modifica o Wrangler, costuma utilizar um computadorzinho chamado módulo PROCAL, ou então o Bullydog que reconfigura os dados do computador do carro para que a velocidade, entre outros parâmetros, voltem a ser apresentados corretamente. Mas nesse caso, geralmente as alterações são de pneus 31 para 35, 37 ou 40... Acho que no nosso caso, as alterações são muito menos drásticas.
    Jeep Wrangler Unlimited 3.6 285cv. 2015. My Precious.
    Ex-Suzuki Grand Vitara 2.0 2012/2012 Aut. 4x4.

Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 22
    Eu uso 245/70R17 no GVIII e o consumo piorou 1 Km/l... mas é pq o computador de bordo se perde na conta, visto que o hodômetro passou a marcar a menos (o pneu tem diâmetro 7% maior que o original)... Eu faço uma conta simples de cabeça: adiciono 10% à Km apresentada no parcial e divido pelos litros abastecidos. Sei que a conta não dá exata, mas alivia um pouco a "dor" do consumo do V6, hehehe... =)

Usuário Avatar de RosBohn
    Entrada
    08/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por felippetti Ver Post
    Eu uso 245/70R17 no GVIII e o consumo piorou 1 Km/l... mas é pq o computador de bordo se perde na conta, visto que o hodômetro passou a marcar a menos (o pneu tem diâmetro 7% maior que o original)... Eu faço uma conta simples de cabeça: adiciono 10% à Km apresentada no parcial e divido pelos litros abastecidos. Sei que a conta não dá exata, mas alivia um pouco a "dor" do consumo do V6, hehehe... =)
    Pois é, Felippetti e Alessandro Bearzi. Isso tem que ser considerado.
    Neste final de semana fiz uns testes para verificar a diferença de velocidade marcada no velocímetro do carro e no velocímetro do celular (utilizando o Waze).

Me lembro que antes eu tinha uma folga de uns 3 a 4 km/h para passar nos pardais... Agora está na marca. O que mostra no velocímetro é exatamente igual ao que o GPS acusa.
    SUZUKI GVIII 2010/11 4x4 AT Pneus Maxxis A/T Bravo 245/65 R17 LIFT 2" RC4X4+4SPORT
    EX SUZUKI BOULEVARD M800 2011/12
    EX SUZUKI VITARINHA 1997

Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por RosBohn Ver Post
    Pois é, Felippetti e Alessandro Bearzi. Isso tem que ser considerado.
    Neste final de semana fiz uns testes para verificar a diferença de velocidade marcada no velocímetro do carro e no velocímetro do celular (utilizando o Waze).

Me lembro que antes eu tinha uma folga de uns 3 a 4 km/h para passar nos pardais... Agora está na marca. O que mostra no velocímetro é exatamente igual ao que o GPS acusa.
    Idem pra mim... O GPS bate exato com o velocímetro!

Usuário
    Entrada
    11/04/2013
    Local
    XANGRI-LA/RS

Question

Idem pra mim... O GPS bate exato com o velocímetro!

Uso 245/65/17 e o velocímetro marca sempre a mais exemplo +/- 114 115 no velocimetro 110Km/h no GPS.

scgomes
    VITARA 1.4T

Usuário Avatar de Nabolino
    Entrada
    03/07/2013
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Caro Felippetti,
    Você usa o 245/70 com lift de 30 mm? Não raspa? Qual marca de pneu?
    Abs,
    Troller T4 18/18.

Usuário Avatar de Alessandro Bearzi
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Nabolino Ver Post
    Caro Felippetti,
    Você usa o 245/70 com lift de 30 mm? Não raspa? Qual marca de pneu?
    Abs,
    A propósito Nabolino, vc conseguiu comprar os fender flares originais do GVIII? Como foi o procedimento? Pelo ebay o frete para cá está surreal.
    Jeep Wrangler Unlimited 3.6 285cv. 2015. My Precious.
    Ex-Suzuki Grand Vitara 2.0 2012/2012 Aut. 4x4.

Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Acabo de colocar esses pneus 245/65 17(mantive estepe original):

Alguém já usou pneus 235/65 e mudou para o 245/65? Podeira dizer se deu muita diferença?

Vou trocar os pneus daqui a pouco e até o momento estava optando pelo 245/65R17. Mas depois deste relato fico pensando se vale a pena aumentar mesmo mais 10mm na largura para ganhar 6mm de altura. Além de ser R$100,00 mais caro, precisaria comprar 5 enquanto os 235 só 4.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GRAND VITARA-image.jpg  

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Dan-Ce Ver Post
    Oi Guilherme,

Eu usava o 235 e mudei para o 245.

A diferença foi muito grande, mas principalmente porque mudei o desenho do pneu.

Era um lattitude tour (all season) e passei para o LTX/AT2 (uso Misto).

Não senti diferença em retomada, consumo e etc.. As diferenças percebidas depois de aprox 10.000 km:

1) um pouco mais de ruido em asfalto de baixa qualidade (qdo o asfalto é bom, é quase imperceptivel a diferença).

2) o pneu ficou no limite quanto à caixa de roda (se botar um 255/65, com certeza vai raspar um pouco).

3) O carro está muito mais firme no offroad. Não é preciso baixar tanto a calibragem para manter um bom nível de tração.

4) o visual ficou muito melhor.

OBS: Também troquei o step, principalmente pelo ESP. (tenho o dueller zero original quardado)

Abs,

Só mais um detalhe:

Já fiz várias medidas para ver o quanto ganhamos de lift mudando pneu e calibragem. Cheguei à conclusão que o ganho de altura só acontece de forma previsível quando trocamos o tamanho do pneu utilizando o mesmo modelo. Ou seja, um 245/65 da michelin nao tem a mesma altura do 245/65 da BF. São desenhos diferentes, borrachas diferentes e, às vezes, calibrações diferentes.

Então, na minha opinião, fica dificil achar que vai aumentar xxx cm na troca do pneu. A menos que a troca seja para o mesmo modelo de pneu.

Na minha experiencia, a calibragem faz toda diferença. Meu carro chega a ganhar mais de 0,5cm só em rodar e deixar os pneus aquecerem.

Com os pneus de uso misto, preciso baixar menos a calibragem e com isso perco menos na hora no offroad.

Claro que isso só faz diferença para lifts de 3 a 3,5cm onde cada centimetro pode fazer muita diferença.

Abs,
    Obrigado pessoal,

depois de ler todos os post aqui, estou decidido a colocar o 245/65. Meu estepe nunca rodou também. Vou ver se coloco ele na troca senão, vai ficar parado em casa.

Quanto ao desenho dá muita diferença mesmo. Eu iria colocar o Dunlop Grandtreck, mas depois que vi um ao lado do Maxxis, parecia que tinham medidas diferentes. Tem muito menos borracha. Alguns dizem que influencia na durabilidade, outros que conversei dizem que não porque o borrachudo do Maxxis acaba mais rápido.

Só usando pra ter certeza mesmo.

Que calibragem estão utilizando com essa nova medida?
    4X4 Brasil
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Obrigado pessoal,

depois de ler todos os post aqui, estou decidido a colocar o 245/65. Meu estepe nunca rodou também. Vou ver se coloco ele na troca senão, vai ficar parado em casa.

Quanto ao desenho dá muita diferença mesmo. Eu iria colocar o Dunlop Grandtreck, mas depois que vi um ao lado do Maxxis, parecia que tinham medidas diferentes. Tem muito menos borracha. Alguns dizem que influencia na durabilidade, outros que conversei dizem que não porque o borrachudo do Maxxis acaba mais rápido.

Só usando pra ter certeza mesmo.

Que calibragem estão utilizando com essa nova medida?
    Oi Guilherme, vi pela sua assinatura que vc usa o Yokohama, eu estou pensando em por esses pneus, desistir dos BF's por serem ruins de areia e na estrada, então vi que agora vc quer migrar p/ os Maxxis, por acaso vc não estar gostando dos Yokohama ?

Pelo que vc viu dos Maxxis, qual é o mais borrachudo, o Yokohama G012 ou o Maxxis Bravo AT ?

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de Nabolino
    Entrada
    03/07/2013
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Citação Postado originalmente por Alessandro Bearzi Ver Post
    A propósito Nabolino, vc conseguiu comprar os fender flares originais do GVIII? Como foi o procedimento? Pelo ebay o frete para cá está surreal.
    Não consegui. O problema é esse ele não é barato quando somamos o frete fica impossível!
    Troller T4 18/18.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem