Postado originalmente por
leoventura
Camarada,
Fui em julho com o Jimny que tinha na época. Não tive problemas na viagem inteira. Acredito apenas que com o lift de 3cm deve arrastar um pouco ainda em alguns lugares devido não a altura mas ao entreeixos. Dica para condução boa é comprar um luva daquelas tipo meia luva que motoqueiros usam, pq trepida absurdamente. Devo ter rodado uns 700km no entorno do Jalapão e confesso que me surpreendi com a geografia do lugar. Não esperava nada daquilo. Curtir areia de praia com água doce foi uma experiência única. Fiquei 4 dias. No pique pesado dava pra fazer em 3, mas foi melhor do jeito que foi. Fiz Ponte Alta - Mateiros - São Félix - Ponte Alta. Depois peguei uns 20 km descendo de asfalto e mais 60km de terra e economizei uns 200km. Estou tentando lembrar o nome da cidade mas não consigo. Lembro que fiz este percurso em menos de 1 hora e meia.
Se interessar vou citar o relato que fiz assim que voltei no tópico 4x4 para iniciantes, qual comprar do Loras:
"Jimny HR no Jalapão
Srs.,
Comprei mês passado um Jimny HR 2009/10 e acabei de voltar de uma viagem ao Jalapão.
Depois disso vc consegue nitidamente ver o que é um carro que aguenta e outros que porventura não conseguem, após 700km de terra, areia, barro, erosões, pedras pontiagudas, grandes facões, grandes costelas de vaca (inclusive na areia) mais os 4200km de ida e volta na estrada. O resultado é que o Jimny chegou praticamente do jeito que saiu, tirando o suporte do extintor que quebrou pela absurda trepidação das costelas de vaca. Antes dele eu tinha um Palio Weekend Adventure e tinha andado em muitas estradas de terra muito ruins, mas o Jalapão (nesta época seca) é um desafio, tanto pelas dificuldades do percurso quanto pela extensão do mesmo. Dos 700km que mencionei pelo menos uns 500km são de estrada muito ruim e dentro destes uns 150km de dificuldade extrema. Saí com grandes calos arroxeados nas mãos, por isso, recomendo o uso de luvas. Alguns de vcs devem estranhar o fato de a época seca ser mais complicada do que a de chuvas. Então vou explicar. Na época de chuvas a areia da estrada assenta, em consequência, os facões diminuem, e as costelas de vaca também diminuem. O legal desta época é que o barro jorra e o carro fica imundo, o que não aconteceu comigo... rs Realmente o Jalapão é uma experiência única. O visual é espetacular e as cachoeiras, rios, paredões, fervedouros, dunas formam uma viagem muito especial. O que torna especialmente difícil a condução é o fato de que em todo o percurso a areia está lá, mas não de forma de fácil visualização. Ela se mistura com o barro e forma uma areia avermelhada. Na verdade, quando vc vê a cor de barro não dá pra saber se se trata de barro mesmo ou areia. E as áreas brancas não dá pra saber, à média distância, se é pedra ou areia, ou seja, é legal, mas é foda. Para percorrer 200km se leva (andando rápido) de 5 a 6 horas.
Em suma, é uma ótima oportunidade para saber se um determinado carro é bom ou não. Quero lembrar que "trilhas" lá tem "poucas". Aonde dirigimos são "estradas estaduais" muito das mal conservadas, aliás, sem nenhuma conservação. A chuva e a seca que definem as estradas. Gostei muito da experiência e fiquei maravilhado com a beleza natural do Jalapão. Recomendo a todos, mas aconselho testar bastante outros lugares para não chorar por lá. rs
Aproveitando a oportunidade estou pensando em trocar o Jimny por um GVIII pois estou pensando em expandir a família, e penso em ao longo do tempo fazer um lift de 2" e um remapeamento da central. O que vcs acham? Consigo fazer o que posso fazer com o Jimny com um GVIII fazendo apenas um lift? Abs a todos!!!"
Pois é Guilherme,
Aconteceu exatamente como previsto. A família está expandindo, comprei o GV3. Só ainda não fiz o remap nem o lift. Afibal de contas, o bolso chora e não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo...
Abs.,
Boa viagem e aproveite.