x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    PELOTAS/RS
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Marcio Nogueira Ver Post
    O óleo recomendado e utilizado pela SZK é o Mobil Super EcoPower 5W30, que é um semissintético, de API SM.Você pode "subir" de API, mas não é recomendado "descer". Então evite "cair" para o SL.Os óleos de API SM são semissintéticos ou 100% sintéticos - depende do que você procura.Já exitem óleos de API SN, que são os que pretendo usar caso a SZK não invente de querer vetar por conta da garantia.E estou querendo perguntar do 10W40 também, visto que moramos num país tropical e penso não ser necessário um óleo tão fino.
    Obrigado. Estou pensando em manter a troca de 6 em 6 meses (ou 5K km), pois estou usando bastante em trajeto de 5km. Então um semissintético cairia bem (pelo preço). Também estou tendendo a partir para um óleo para temperatura mais alta como o 10W40 ou até mesmo um 15W40. No inverno aqui do Sul não lembro ter menos que -9C de temperatura real (sensação térmica não vale).

Usuário Avatar de cbandeira
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Brasília/DF
    Ficou muito bom, Márcio!!!

Oi, Freitas!

Segue uma imagem do conjunto original (225/60-18) e do que coloquei (245/75-16). Ainda não consegui tirar uma foto do meu carro ao lado de outro GV para efeitos de comparação, mas assim que conseguir eu posto aqui.

Meus agradecimentos ao cbandeira pela assessoria!

Anexo 452082

Eu troco de 5 em 5 oleo 5w30 e filtro. Na ultima usei Delco 5w30 Semissintetico 30,00 o litro.

Citação Postado originalmente por lolsasquatch Ver Post
    Obrigado. Estou pensando em manter a troca de 6 em 6 meses (ou 5K km), pois estou usando bastante em trajeto de 5km. Então um semissintético cairia bem (pelo preço). Também estou tendendo a partir para um óleo para temperatura mais alta como o 10W40 ou até mesmo um 15W40. No inverno aqui do Sul não lembro ter menos que -9C de temperatura real (sensação térmica não vale).
    Eduardo H * * * São Paulo - SP * * * OUTLANDER 3000GT 2012 Black
    ex- GV III 2010, ex- Tracker 2008.

Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    PELOTAS/RS
    Citação Postado originalmente por higatetsuo Ver Post
    Eu troco de 5 em 5 oleo 5w30 e filtro. Na ultima usei Delco 5w30 Semissintetico 30,00 o litro.
    É esse? Óleo para Motor Semi-Sintético 5W30 SL 1L - Ac Delco ? Altese

Porque esse ACDelco do link não é API SM.

o 5W quer dizer que o óleo pode ser usado em aplicações onde a temperatura mínima quando o carro é ligado é 5F (ou -15C). Quanto mais fino o óleo, menor a temperatura que ele pode ser usado. Porém, a tendência é ele escorrer com o carro desligado e ter menos proteção no motor quando ele é ligado.

Usuário
    Entrada
    23/10/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lolsasquatch Ver Post
    Não sei se tem a ver, mas usar um óleo mais grosso não pode gerar resíduos no sistema? Será que o filtro desenhado para um óleo mais fino consegue suprir as necessidades para um mais grosso, ou seja, ele não deve perder sua eficiência mais rápido tendo em vista que será necessário filtrar mais material ou que ele não consiga filtrar na quantidade necessária?

Abs.
    Hyundai Veracruz 2010 GLS AWD 3.8 V6 GNV
    Ex.Grand Vitara 09/10 2.0 4x4 AT Lift 35mm Prots de cárter e redução NewTrack Velas Iridium - Remap Losacco

Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    PELOTAS/RS
    Citação Postado originalmente por leoventura Ver Post
    Não sei se tem a ver, mas usar um óleo mais grosso não pode gerar resíduos no sistema? Será que o filtro desenhado para um óleo mais fino consegue suprir as necessidades para um mais grosso, ou seja, ele não deve perder sua eficiência mais rápido tendo em vista que será necessário filtrar mais material ou que ele não consiga filtrar na quantidade necessária?

Abs.
    A "fineza" do óleo está mais relacionada com a viscosidade a determinadas temperaturas. Quanto maior a temperatura, teoricamente maior pode ser a viscosidade original, pois ele "afina" de acordo. A Castrol recomenda 10W40 Magnatec para o Grand Vitara gasolina, por exemplo, mesmo a Suzuki recomendando 5W30. E tem ainda o esquema da classificação API, que muita gente não presta atenção (eu aprendi faz pouco a respeito).

Claro que nenhum santo resolve filtro sujo, por isso sempre troco junto com o óleo.

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Não acho aconselhável a utilização de outra graduação de viscosidade que não a indicada pelo fabricante o veículo. Não acredito que a Suzuki não tenha levado em conta o fato do Brasil ser um país tropical. Vejam o seguinte exemplo: o motor Zetec Rocam da Ford, um motor fabricado com tecnologia inferior ao J20A da Suzuki, utiliza a viscosidade 5w30. Certamente o J20A é um motor com ajustes (assentamentos de peças) mais finos que o Zetec, aumentar a viscosidade para 10W40 irá provocar maior desgaste.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Annibal Ver Post
    Não acho aconselhável a utilização de outra graduação de viscosidade que não a indicada pelo fabricante o veículo. Não acredito que a Suzuki não tenha levado em conta o fato do Brasil ser um país tropical. Vejam o seguinte exemplo: o motor Zetec Rocam da Ford, um motor fabricado com tecnologia inferior ao J20A da Suzuki, utiliza a viscosidade 5w30. Certamente o J20A é um motor com ajustes (assentamentos de peças) mais finos que o Zetec, aumentar a viscosidade para 10W40 irá provocar maior desgaste.
    Bem observado, Annibal. Inclusive andei pesquisando em sites dos EUA, Europa e Austrália, e percebi que o 10W40 está cada vez mais em desuso. Havia dito que iria investigar a utilização dessa viscosidade, mas pelo que ando lendo ficarei no 5W30 mesmo. Mesmo assim indagarei sobre o API inferior da Mobil utilizado pela SZK.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

Usuário Avatar de sandroesaulo
    Entrada
    28/04/2009
    Local
    Macaé/RJ
    Bom dia a todos,

Acabei de adquirir uma Grand Vitara GIII 2011 e gostaria de comprar um Rack pra carregar o caiaque e as pranchas...poderiam me indicar uma marca/modelo ? obrigado pela ajuda!!

Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Sandro, boa tarde.

Bem-vindo ao mundo dos Suzukeiros!

Eu lhe sugiro o original da Suzuki, que é de ótima qualidade, e o preço se equipara aos demais no mercado.
    Veja foto do meu abaixo.
    A propósito, por acaso, nós classificados do site, vi que um companheiro do fórum tem um p vender.
    Abs e boa escolha!
    Seixas
    Citação Postado originalmente por sandroesaulo Ver Post
    Bom dia a todos,

Acabei de adquirir uma Grand Vitara GIII 2011 e gostaria de comprar um Rack pra carregar o caiaque e as pranchas...poderiam me indicar uma marca/modelo ? obrigado pela ajuda!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GRAND VITARA-image.jpg  

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Bem observado, Annibal. Inclusive andei pesquisando em sites dos EUA, Europa e Austrália, e percebi que o 10W40 está cada vez mais em desuso. Havia dito que iria investigar a utilização dessa viscosidade, mas pelo que ando lendo ficarei no 5W30 mesmo. Mesmo assim indagarei sobre o API inferior da Mobil utilizado pela SZK.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário Avatar de sandroesaulo
    Entrada
    28/04/2009
    Local
    Macaé/RJ
    Citação Postado originalmente por MVSEIXAS Ver Post
    Sandro, boa tarde.

Bem-vindo ao mundo dos Suzukeiros!

Eu lhe sugiro o original da Suzuki, que é de ótima qualidade, e o preço se equipara aos demais no mercado.
    Veja foto do meu abaixo.
    A propósito, por acaso, nós classificados do site, vi que um companheiro do fórum tem um p vender.
    Abs e boa escolha!
    Seixas
    Bom dia MVSEIXAS, muito legal o seu rack, muito obrigado pela dica! vou procurar um desses, vi que a diferença de um original para um similar é muito pouca! vou seguir seus conselhos,

Grande abraço.
    Jeep Wrangler JK
    Suzuki Grand Vitara 2011 - EX - Defender 110 2002 - Capotada
    sandroportugal@hotmail.com

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem