x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Guilherme, se PX ou PY vai depender qual radio o resto da turma vai usar.
    Agora tem que ser um radio fixo no carro, com antena externa. Radio HT recebe bem, mas para transmitir é bem fraco, qualquer mata, arvores, morro já começa a falhar a transmissão.
    No meu carro tenho PY e em São Paulo consegui falar/ouvir a mais de 15 km.
    Tenho HT para usar quando saio do carro, ou quando vai outro carro sem radio para um quebra galho.

Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Pessoal,

qual rádio de comunicação seria melhor para levar numa expedição? Para comunicar com caminhoneiros, polícia, bombeiros se precisar?

O Px ou HT (VHF). Não to querendo o Py porquê tem que fazer treinamento, prova, etc...

Vi quem tem um Px portátil mas 9 pilhas de cada vez, haja pilha.

Sei que para outros trilheiros vai depender do que estão usando.
    Eduardo H * * * São Paulo - SP * * * OUTLANDER 3000GT 2012 Black
    ex- GV III 2010, ex- Tracker 2008.

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

qual rádio de comunicação seria melhor para levar numa expedição? Para comunicar com caminhoneiros, polícia, bombeiros se precisar?

O Px ou HT (VHF). Não to querendo o Py porquê tem que fazer treinamento, prova, etc...

Vi quem tem um Px portátil mas 9 pilhas de cada vez, haja pilha.

Sei que para outros trilheiros vai depender do que estão usando.
    A vantagem do PX é a quantidade de operadores, “todo mundo tem”, o que facilita muito e obtenção de informações durante a viagem. As desvantagens são: pouco alcance, chiado e antena “maria mole”. Pode-se até usar antenas menores, assistidas, mas não têm a eficiência da “maria mole”. Não tenho rádio no meu GV, mas tenho no motorhome e uso PX com antena “maria mole”. Estou satisfeito.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por higatetsuo Ver Post
    Guilherme, se PX ou PY vai depender qual radio o resto da turma vai usar.
    Agora tem que ser um radio fixo no carro, com antena externa. Radio HT recebe bem, mas para transmitir é bem fraco, qualquer mata, arvores, morro já começa a falhar a transmissão.
    No meu carro tenho PY e em São Paulo consegui falar/ouvir a mais de 15 km.
    Tenho HT para usar quando saio do carro, ou quando vai outro carro sem radio para um quebra galho.
    Você poderia enviar as fotos de como ficou o radio no carro e a antena.

Minha ideia é um Px mesmo.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Pessoal,

vou pra o Jalapão na semana Santa. Quem já foi poderia me dar algumas dicas de trilhas para chegar lá ou fazer? Também passarei na Chapada dos veadeios e Terra Ronca.

Qualquer dica é bem vinda. Fica o convite para quem animar.
    Guilhermejcp, fiz essa viagem em ABR/2012.
    Na verdade a intenção era ficar somente em São Jorge/GO, vilarejo localizado na entrada do Pq Nacional da Chapada dos Veadeiros, porém no terceiro dia entrou uma frente fria e começou a chover muito.
    Como estava com uma Frontier 4x4, resolvi então partir para o Jalapão sem saber direito o que viria pela frente. Fui via Palmas, capital que queria conhecer. Gostei.
    Foram +/- 650km de estrada asfaltada e em boas condições. Sai de lá sentido Cavalcante e segui via Arrais e Porto Nacional.
    De Palmas resolvi seguir até Ponte Alta pela TO-255 (+/- 160km) rodovia asfaltada e em boas condições.
    Essa foi a maior cidade que conheci no Jalapão. Tem boa estrutura como bancos, supermercado, pousadas, restaurantes etc.
    Se optar em se hospedar por ali, tome cuidado, pois a melhor pousada esta localizada logo na entrada da cidade (lado esquerdo), porém na rua de trás existe a maior concentração de bar/boteco que já vi, com muito barulho, discussão (briga?) motos sem escapamento etc. e é difícil dormir.
    Fiquei numa pousada mais simples e rustica que fica +/- 1km antes da cidade. Lá dá pra dormir tranquilo.
    Em Ponte Alta existe várias atrações (cachoeira do Lajeado, os cânions do Sussuapara, a cachoeira da Fumaça, o lago do Caldeirão, Pedra Furada etc) que valem a pena conhecer. Tome cuidado pois saindo da cidade não se encontra nenhuma alma perdida para dar informação e não existe placa/sinalização e sinal GPS não pega. Talvez seja o caso de contratar um guia local. Três dias dá para conhecer as principais atrações dessa região.
    Para conhecer realmente o Jalapão deve-se seguir para Mateiros. São +/- 170km de buraqueira. A velocidade média é 15 ou 20km/h. Só para ter uma ideia, saímos de PA as 9h00 e chegamos em Mateiros as 17h00, parando apenas para descanso. Sim descanso, pois não existe nada na estrada (estrada?) nada de nada. Portanto, antes de sair de PA, leve bastante água, sanduba, biscoito, bala e tudo que puder carregar, de preferencia num isopor.
    Em Mateiros existe uma pousada muito boa, boa mesmo, que fica logo na entrada da cidade à esquerda.
    Muitas atrações nesta região (cachoeiras da Velha e do Formiga, as Dunas, os Fervedouros, o Mirante, além do povoado de Mumbuca, que possui um ótimo fervedouro escondido e de difícil acesso (tem que atravessar um rio segurando uma corda com água até o pescoço) além dos artesanatos de capim dourado.
    Cinco dias dá para curtir essa região
    Retornei para Palmas, via Novo Acordo (230 km de estrada de terra) numa viagem de quase 8h00. De Novo Acordo até Palmas (+/- 120km) de asfalto.
    Leve dinheiro vivo em notas de R$ 20,00 (não circula muito dinheiro na região e notas maiores as vezes não são aceitas devido à falta de troco, principalmente em Mateiros e Mumbuca).
    Lanterna, repelente, filtro solar, muita água, frutas, lanches (eu levei panela e fogão de camping para emergência, mas não usei), roupas leves (prefira calça comprida, pois existe muito espinhos nas matas), boné, tênis de couro, senão entra muita areia nos pés, pomada contra picada de insetos, mata mosquito para uma noite boa de sono, papel higiênico, etc.
    Em relação à comunicação, existe sinal de PA e MA (não me lembro a operadora). Tive que comprar chip pré pago para falar com a família.
    O GV não terá problemas com as estradas de areia e é muito mais confortável do que uma pick-up.
    É bom ir em duas pessoas.
    Boa sorte e aproveite cada instante desse rústico, mas lindo lugar de nosso País. Converse com as pessoas e verá a simplicidade e a felicidade de viver lá, apesar de todas as dificuldades.
    Qq. dúvida é só falar.

Sds.

JC Dorini/SP

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por jcdorini Ver Post
    Guilhermejcp, fiz essa viagem em ABR/2012.Na verdade a intenção era ficar somente em São Jorge/GO, vilarejo localizado na entrada do Pq Nacional da Chapada dos Veadeiros, porém no terceiro dia entrou uma frente fria e começou a chover muito.Como estava com uma Frontier 4x4, resolvi então partir para o Jalapão sem saber direito o que viria pela frente. Fui via Palmas, capital que queria conhecer. Gostei.Foram +/- 650km de estrada asfaltada e em boas condições. Sai de lá sentido Cavalcante e segui via Arrais e Porto Nacional.De Palmas resolvi seguir até Ponte Alta pela TO-255 (+/- 160km) rodovia asfaltada e em boas condições.Essa foi a maior cidade que conheci no Jalapão. Tem boa estrutura como bancos, supermercado, pousadas, restaurantes etc.Se optar em se hospedar por ali, tome cuidado, pois a melhor pousada esta localizada logo na entrada da cidade (lado esquerdo), porém na rua de trás existe a maior concentração de bar/boteco que já vi, com muito barulho, discussão (briga?) motos sem escapamento etc. e é difícil dormir.Fiquei numa pousada mais simples e rustica que fica +/- 1km antes da cidade. Lá dá pra dormir tranquilo.Em Ponte Alta existe várias atrações (cachoeira do Lajeado, os cânions do Sussuapara, a cachoeira da Fumaça, o lago do Caldeirão, Pedra Furada etc) que valem a pena conhecer. Tome cuidado pois saindo da cidade não se encontra nenhuma alma perdida para dar informação e não existe placa/sinalização e sinal GPS não pega. Talvez seja o caso de contratar um guia local. Três dias dá para conhecer as principais atrações dessa região. Para conhecer realmente o Jalapão deve-se seguir para Mateiros. São +/- 170km de buraqueira. A velocidade média é 15 ou 20km/h. Só para ter uma ideia, saímos de PA as 9h00 e chegamos em Mateiros as 17h00, parando apenas para descanso. Sim descanso, pois não existe nada na estrada (estrada?) nada de nada. Portanto, antes de sair de PA, leve bastante água, sanduba, biscoito, bala e tudo que puder carregar, de preferencia num isopor.Em Mateiros existe uma pousada muito boa, boa mesmo, que fica logo na entrada da cidade à esquerda.Muitas atrações nesta região (cachoeiras da Velha e do Formiga, as Dunas, os Fervedouros, o Mirante, além do povoado de Mumbuca, que possui um ótimo fervedouro escondido e de difícil acesso (tem que atravessar um rio segurando uma corda com água até o pescoço) além dos artesanatos de capim dourado.Cinco dias dá para curtir essa regiãoRetornei para Palmas, via Novo Acordo (230 km de estrada de terra) numa viagem de quase 8h00. De Novo Acordo até Palmas (+/- 120km) de asfalto.Leve dinheiro vivo em notas de R$ 20,00 (não circula muito dinheiro na região e notas maiores as vezes não são aceitas devido à falta de troco, principalmente em Mateiros e Mumbuca). Lanterna, repelente, filtro solar, muita água, frutas, lanches (eu levei panela e fogão de camping para emergência, mas não usei), roupas leves (prefira calça comprida, pois existe muito espinhos nas matas), boné, tênis de couro, senão entra muita areia nos pés, pomada contra picada de insetos, mata mosquito para uma noite boa de sono, papel higiênico, etc.Em relação à comunicação, existe sinal de PA e MA (não me lembro a operadora). Tive que comprar chip pré pago para falar com a família.O GV não terá problemas com as estradas de areia e é muito mais confortável do que uma pick-up.É bom ir em duas pessoas.Boa sorte e aproveite cada instante desse rústico, mas lindo lugar de nosso País. Converse com as pessoas e verá a simplicidade e a felicidade de viver lá, apesar de todas as dificuldades.Qq. dúvida é só falar.Sds.JC Dorini/SP
    Muito obrigado Dorini,são dicas excelente e coisas que nem imaginava, como o dinheiro por exemplo. Já está tudo anotado.Como tenho pouco tempo, vou fazer um rota um pouco diferente. Ficarei apenas 2 dias no Jalapão. To indo mais pra ter um "overview" como adoram falar aqui na empresa e andar à toa. Pretendo voltar com mais tempo depois junto com a família aproveitar mais o tocantis.Segue a rota abaixo.https://www.google.com.br/maps/dir/C...78301?hl=pt-BR
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Termômetro do GV3

Colegas, o termômetro de temperatura externa do meu GV3 está oscilando demais a temperatura, o que acho que pode ser por algum mau contato ou sujeira no sensor. Pedi na CSS ViaNatsu de BH para olharem e os imcompetentes me falaram que não sabem onde fica o termômetro de temperatura externa!
    Alguém aqui já teve situação semelhante ou sabe como limpar/verificar esse termômetro?
    Obrigado,

Usuário
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    São Paulo/SP
    [QUOTE=guilhermejcp;2090637]Muito obrigado Dorini,são dicas excelente e coisas que nem imaginava, como o dinheiro por exemplo. Já está tudo anotado.Como tenho pouco tempo, vou fazer um rota um pouco diferente. Ficarei apenas 2 dias no Jalapão. To indo mais pra ter um "overview" como adoram falar aqui na empresa e andar à toa. Pretendo voltar com mais tempo depois junto com a família aproveitar mais o Tocantins.

Realmente será uma correria, mas mesmo assim vale a pena.
    Boa sorte e depois relata sua experiência.
    Grande abraço.

JC Dorini/SP.

Usuário
    Entrada
    23/10/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Pessoal,

vou pra o Jalapão na semana Santa. Quem já foi poderia me dar algumas dicas de trilhas para chegar lá ou fazer? Também passarei na Chapada dos veadeios e Terra Ronca.

Qualquer dica é bem vinda. Fica o convite para quem animar.
    Camarada,

Fui em julho com o Jimny que tinha na época. Não tive problemas na viagem inteira. Acredito apenas que com o lift de 3cm deve arrastar um pouco ainda em alguns lugares devido não a altura mas ao entreeixos. Dica para condução boa é comprar um luva daquelas tipo meia luva que motoqueiros usam, pq trepida absurdamente. Devo ter rodado uns 700km no entorno do Jalapão e confesso que me surpreendi com a geografia do lugar. Não esperava nada daquilo. Curtir areia de praia com água doce foi uma experiência única. Fiquei 4 dias. No pique pesado dava pra fazer em 3, mas foi melhor do jeito que foi. Fiz Ponte Alta - Mateiros - São Félix - Ponte Alta. Depois peguei uns 20 km descendo de asfalto e mais 60km de terra e economizei uns 200km. Estou tentando lembrar o nome da cidade mas não consigo. Lembro que fiz este percurso em menos de 1 hora e meia.
    Se interessar vou citar o relato que fiz assim que voltei no tópico 4x4 para iniciantes, qual comprar do Loras:

"Jimny HR no Jalapão
    Srs.,

Comprei mês passado um Jimny HR 2009/10 e acabei de voltar de uma viagem ao Jalapão.
    Depois disso vc consegue nitidamente ver o que é um carro que aguenta e outros que porventura não conseguem, após 700km de terra, areia, barro, erosões, pedras pontiagudas, grandes facões, grandes costelas de vaca (inclusive na areia) mais os 4200km de ida e volta na estrada. O resultado é que o Jimny chegou praticamente do jeito que saiu, tirando o suporte do extintor que quebrou pela absurda trepidação das costelas de vaca. Antes dele eu tinha um Palio Weekend Adventure e tinha andado em muitas estradas de terra muito ruins, mas o Jalapão (nesta época seca) é um desafio, tanto pelas dificuldades do percurso quanto pela extensão do mesmo. Dos 700km que mencionei pelo menos uns 500km são de estrada muito ruim e dentro destes uns 150km de dificuldade extrema. Saí com grandes calos arroxeados nas mãos, por isso, recomendo o uso de luvas. Alguns de vcs devem estranhar o fato de a época seca ser mais complicada do que a de chuvas. Então vou explicar. Na época de chuvas a areia da estrada assenta, em consequência, os facões diminuem, e as costelas de vaca também diminuem. O legal desta época é que o barro jorra e o carro fica imundo, o que não aconteceu comigo... rs Realmente o Jalapão é uma experiência única. O visual é espetacular e as cachoeiras, rios, paredões, fervedouros, dunas formam uma viagem muito especial. O que torna especialmente difícil a condução é o fato de que em todo o percurso a areia está lá, mas não de forma de fácil visualização. Ela se mistura com o barro e forma uma areia avermelhada. Na verdade, quando vc vê a cor de barro não dá pra saber se se trata de barro mesmo ou areia. E as áreas brancas não dá pra saber, à média distância, se é pedra ou areia, ou seja, é legal, mas é foda. Para percorrer 200km se leva (andando rápido) de 5 a 6 horas.
    Em suma, é uma ótima oportunidade para saber se um determinado carro é bom ou não. Quero lembrar que "trilhas" lá tem "poucas". Aonde dirigimos são "estradas estaduais" muito das mal conservadas, aliás, sem nenhuma conservação. A chuva e a seca que definem as estradas. Gostei muito da experiência e fiquei maravilhado com a beleza natural do Jalapão. Recomendo a todos, mas aconselho testar bastante outros lugares para não chorar por lá. rs

Aproveitando a oportunidade estou pensando em trocar o Jimny por um GVIII pois estou pensando em expandir a família, e penso em ao longo do tempo fazer um lift de 2" e um remapeamento da central. O que vcs acham? Consigo fazer o que posso fazer com o Jimny com um GVIII fazendo apenas um lift? Abs a todos!!!"

Pois é Guilherme,
    Aconteceu exatamente como previsto. A família está expandindo, comprei o GV3. Só ainda não fiz o remap nem o lift. Afibal de contas, o bolso chora e não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo...

Abs.,
    Boa viagem e aproveite.
    Hyundai Veracruz 2010 GLS AWD 3.8 V6 GNV
    Ex.Grand Vitara 09/10 2.0 4x4 AT Lift 35mm Prots de cárter e redução NewTrack Velas Iridium - Remap Losacco

Usuário
    Entrada
    23/10/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Coloquei recentemente o filtro K&N no meu GV. Já rodei quase 1000 Km com ele e até agora não vi nenhuma mudança perceptível nas retomadas do carro. Se há, é algo muito pequeno.

Agora uma coisa me chamou atenção quando fui trocar o filtro, a altura e a largura é claro, é igual a do original p/ poder caber no compartimento, porém a profundidade é bem menor, ou seja, é bem menos espesso e isso me deixa meio preocupado, pois fico pensando se realmente irá filtrar direito as partículas de sujeira
    E penso eu, se não vejo melhora no desempenho do carro, será que vale a pena arriscar a usa-lo só p/ economizar alguns trocados $$ nas revisões ? Fica a pergunta no ar...

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Francisco,

Troquei o filtro original pelo K&N semana passada. Notei de imediato um ganho estimado na faixa de 2 a uns 7cv, principalmente nas arrancadas e retomadas. Claro que isso é apenas impressão.
    Em relação a espessura do filtro tb notei a mesma coisa. Ele é quase 1/3 do tamanho do outro, mas tb notei que é pelo menos 2x mais pesado. Não tenho a mínima ideia do pq.
    Guardei o filtro original e estou pensando em recolocá-lo qd for pegar estrada de terra ou muita sujeira, pensando naquele problema relatado pelo pessoal. O que acha?
    Abs
    Hyundai Veracruz 2010 GLS AWD 3.8 V6 GNV
    Ex.Grand Vitara 09/10 2.0 4x4 AT Lift 35mm Prots de cárter e redução NewTrack Velas Iridium - Remap Losacco

Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Oi Márcio, tudo bem com o novo GV... Pelo que vi na sua assinatura vc trocou as rodas por aro 16 pois tá usando 245/75 R16, é isso ? Posta aqui as fotos dele com os BF's, deve ter ficado bonito

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    Oi, Freitas!

Segue uma imagem do conjunto original (225/60-18) e do que coloquei (245/75-16). Ainda não consegui tirar uma foto do meu carro ao lado de outro GV para efeitos de comparação, mas assim que conseguir eu posto aqui.

Meus agradecimentos ao cbandeira pela assessoria!

GRAND VITARA-tires.jpg
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 22
    Ficou show este conjunto 16"... Que roda é esta? Parece do New Fit...

Citação Postado originalmente por Marcio Nogueira Ver Post
    Oi, Freitas!

Segue uma imagem do conjunto original (225/60-18) e do que coloquei (245/75-16). Ainda não consegui tirar uma foto do meu carro ao lado de outro GV para efeitos de comparação, mas assim que conseguir eu posto aqui.

Meus agradecimentos ao cbandeira pela assessoria!

GRAND VITARA-tires.jpg

GRAND VITARA-2014-02-19-22.44.45.jpg GRAND VITARA-2014-02-19-22.44.28.jpg
    Você poderia enviar as fotos de como ficou o radio no carro e a antena.

Minha ideia é um Px mesmo.
    Eduardo H * * * São Paulo - SP * * * OUTLANDER 3000GT 2012 Black
    ex- GV III 2010, ex- Tracker 2008.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem