x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário Avatar de Eduardo.nat
    Entrada
    29/07/2011
    Local
    Natal/
    Agradecimentos: 0

Obrigado Luiz, acredito que aqui o preço é parecido, e nosso perfil de uso é semelhante 80/20 asfalto/offroad...
    Eduardo Luiz
    Ex- Troller SEDEX 3.2 2015, Ex- TROLLER 2010 MECÃO, Ex-JIMNY 4ALL 2013 (GARGAJIMNY) e Ex-TROLLER 2008 GARGATROLLER

Avaliação do GV3 4x2 AT na Estrada Real

Citação Postado originalmente por Mladeira Ver Post
    Hilario,
    A experiência que tive na Estrada Real foi esta mesmo e é por isso que estou fazendo o possível para difundí-la....[/IMG]
    Pessoal, esse post vai ficar longo, mas acho que será uma contribuição interessante para avaliação do nosso carro... O meu chama-se "Tião Preto" e superou as expectativas, provando que está pronto para ir pra Terra do Fogo e Patagônia no início do ano que vem.

Colegas, aproveitei a inspiração da postagem do colega Mladeira e fiz com minha esposa o Caminho Velho da Estrada Real entre os dias 01 e 09-10. Eu já conheço toda a região da Estrada Real pois trabalhei realizando um mapeamento pro IPHAN e Instituto Estrada Real de reconstituição dos 3 caminhos da Estrada Real em 2007. Mas naquela época estava a trabalho e sempre tive vontade de voltar e fazer esses caminhos por lazer, e comecei pelo Caminho Velho, indo de Ouro Preto a Paraty. Talvez escreva também um blog relatando essa viagem, que foi bem parecida com a do Mladeira, mas com minhas paradas focadas em outros locais. Sábado agora faço o Caminho dos Diamantes, ligando Ouro Preto a Diamantina e depois farei o Caminho Novo, que vai de Ouro Preto até o Rio de Janeiro.

Falando do nosso GV3, quero lembrar que o meu é 2011 4x2 AT e coloquei ele a toda prova nessa viagem, sendo que o carro aguentou o tranco e me surpreendeu mais ainda por ser muito valente com sua tração traseira. Lembrei-me várias vezes do ditado de antigos fazendeiros, que falam que "fusca não atola nunca por ter tração traseira". O mesmo se aplica para esse modelo de GV3.

Vou começar falando dos problemas da viagem:
    - Carro baixo. Mereceia mesmo mais uns 5 cm de fábrica. Já estou pensando seriamente num lift igual ao do Aldo Gontijo;
    - Como algumas pessoas já falaram, esse modelo AT tem hora que "agarra demais" na 3ª marcha e não vai pra 4ª. Mesmo no asfalto plano, tinha hora que punha 100km/h no carro e ele ainda ficava na 3ª. Isso é um absurdo e talvez resolva com o remapeamento. Mas essas 4 marchas do automático queimam o filme.
    - Associado a isso o consumo do carro achei alto, pois tenho o pé leve, dirijo só em baixas rotações e mesmo só em asfalto, não consegui em momento nenhum fazer 10km/l (nem a 2000-3000 rpm no asfalto plano a 90km/h). Um fato interessante ocorreu na minha volta entre Varginha e BH pela rodovia Fernão Dias: vim abastecido com gasolina comum Petrobrás em uma média de 110-130 km/h com o AT Power e Ar Condicionado ligados o tempo todo e tive o melhor consumo da viagem: 9,8 km/l. O pior consumo foi nas estradas esburacadas do Parque Itatiaia e na descida Cunha-Paraty e subida Paraty-Cunha. onde o carro fez 6,8km/l. Só usei gasolina comum Petrobrás e 35 libras em todos os pneus.
    - Pneus fracos para off road. O grande desgosto da minha viagem foi que bati (de leve) meu carro em um barranco na estrada de chão que liga Carrancas a Fazenda Traituba. Tinha acabado de cair o maior pé d'água e eu sai de Carrancas rumo a Cruzília em uma estrada toda enlameada, dirigindo pela 1ª vez o GV3 na lama. Por excesso de auto confiança e achar que já conhecia o comportamento do GV3 em todos terrenos, continuei dirigindo normalmente, mas um pouco mais devagar. Depois de uma descida de um morro enlameado, entrei numa curva de lamaçal a 40km/h e o carro começou sair de traseira. Fui consertando mas mesmo reduzindo sem pisar no freio (os pneus que vem nesse carro deixam ele escorregando como um quiabo), acabei batendo em um barranco e amassando meu para-choque dianteiro na direita, embaixo do farol. Além de um leve amassado na lataria, em cima da roda dianteira direita. Nada muito grave pois o carro não quebrou nada, não desalinhou e continuou funcionando perfeitamente. Mas o parachoque dianteiro trincou nas quinas da direita e ficou somente a 3cm da roda direita, o que me obrigou a terminar esse trecho de lamaçal com muita cautela e parar 2 dias em Caxambu, onde tive que lanternar o carro para seguir viagem. Não tinha autorizada nas redondezas, então procurei o melhor lanterneiro da cidade (mecânico Adelmares) que com muita boa vontade paralisou os outros veículos que consertava para agilizar meu lado e não atrasar minha viagem. Gastei R$800 pelo conserto do parachoque/lataria e o carro ficou novinho, quase imperceptível que sofreu alguma avaria. O mecânico me garantiu que foi uma batida de leve e que não danificou nada da mecânica e elétrica do carro e que nem alinhá-lo era necessário. E assim segui viagem e depois disso o carro passou em lugares muito piores que o trecho do acidente, numa boa. Moral da história: Esses pneus de fábrica rodam bem no asfalto e estrada de terra seca, mas não prestam para barro, nem estando bem devagar. Pela 1ª vez achei que se meu carro fosse GV3 4x4, mesmo com esses pneus, eu não bateria, pois a tração integral me ajudaria e 40km/h a fazer a curva numa boa. Concordam?

Passando para os pontos positivos, o conforto do carro foi 1000%. Vedaçao perfeita (não entrou poeira nenhuma), não apareceu nenhum grilo/rangido, mesmo depois de tanta buracada. Rodei 1700km no total e cerca de 200km em estradas horríveis e o carro não desalinhou. Coloquei a Central Multimídia Caska original e ela foi muito útil e deixou a viagem melhor ainda, embora o GPS tenha estradas que não existem na realidade e faltem estradas corriqueiras. Andando na estrada de terra seca a 80km/h o carro vai numa boa, totalmente estável. No parque do Itatiaia, passei em uns lugares que tinha carro alto concorrente pagando pau. Na descida de Cunha-Paraty, o carro desceu numa boa, sendo que tinha uma tracker atrás de mim que não guentou e voltou pra trás. Na volta de Paraty-Cunha, foi o teste máximo: tinha uma placa "estrada intransitável", estava garoando, a estrada é muito esburacada com cratera de mais de 50cm e muita pedra escorregadia. Coloquei a 2ª marcha e fui devagar e sempre, com o Vitara valentão e o rock n roll rolando solto. Enquanto subia fui parado por uma L200 e uma SW4 que desciam e os motoristas me alertaram que a subida seria muito pauleira pois eles tinham passado em lugares de difícil transposição. Eu disse que havia descido ali poucas horas antes e que já estava ciente do que viria pela frente. O trecho pior são 10km que gastei 90 minutos. Mas na subida com essa tração traseira, parecia que eu tava num 4x4 e o carro não refugou em momento nenhum, mesmo durante a chuva que caiu e deixou tudo mais escorregadio.

Desculpem pelo post longo, e se alguém tiver alguma dúvida, é só falar. A seguir umas fotinhos do passeio:
    GRAND VITARA-tiaopreto1.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto2.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto3.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto4.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto5.jpg

Avaliação do GV3 4x2 AT na Estrada Real - Continuando as fotos....

GRAND VITARA-tiaopreto9.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto10.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto6.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto7.jpg
    GRAND VITARA-tiaopreto8.jpg

Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9
    Geo,
    Que coisa boa hein?
    Estou querendo fazer esse caminho....!!!!!
    Demorou qts tempo...?
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

Estrada Real no Google Earth

Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    Geo,
    Que coisa boa hein?
    Estou querendo fazer esse caminho....!!!!!
    Demorou qts tempo...?
    Fala Baeta, tudo bem?
    Minha viagem foi entre os dias 01 e 09-10, mas tem gente que faz em até 6 dias, mas fica muito corrido. Lembrando que isso que fiz é 1/3 da Estrada Real, pois são 3 Caminhos.
    Criei um arquivo .kml para download no link abaixo, com todas as trilhas da Estrada Real e pontos de interesse. Esse arquivo é para ser aberto no Google Earth. Se ainda não tiver no seu PC, instale e depois vá no Google Earth em Abrir e selecione os arquivos que estou enviando, que vc verá todos os trechos dos caminhos Velho e dos Diamantes.
    Link:
    Deposit Files

Abraço,

Glauco

Dúvida na Central Multimídia Caska

Pessoal, instalei a Central Caska original no nosso carro aqui em BH na ViaNatsu por R$4,1 mil pensando em não perder a garantia, embora tenha achado a mesma de até R$3,7 mil em outros locais.
    Pois bem, estou tendo dificuldades em manipular o GPS e gostaria de saber de quem tem essa Caska, se é possível adicionar novas estradas no GPS. Pontos de interesse, como radares e residências, sei que é possível, mas gostaria de poder colocar novos caminhos, como por exemplo, esse da Estrada Real e rodovias que não existem no GPS.
    Além disso, quero ir pra Terra do Fogo e Patagônia, mas não sei como colocar as bases cartográficas da Argentina e Chile. Atualizei o GPS, mas ele só vem com arquivos do Brasil.
    Caso alhguém saiba essas questões, favor compartilhar conosco.

Obrigado,

Glauco

Geoglauco......excelente o passeio....o meu GV é igualzinho ao seu....não sabia que o carro era valente assim....fiquei surpreso!!
    O que o GV tem de negativo mesmo é o câmbio de 4 marchas que é bem limitado....
    ABS!!

Usuário
    Entrada
    11/10/2011
    Pessoal, parabéns pelos posts !!! Acabei de me inscrever aqui no site e venho buscar informações sobre GV3, estou muito afim de pegar um 2009 ou 2010. Fiquei apaixonado pelo carro, acho ele muito lindo!Sem falar que carro na faixa de 60 mil não vejo outro com melhor e com desing atual. Mas estou com receio por causa de peças e custo de manutenção...Já ouvi falar que ele compatível com as peças do tracker da GM, é verdade ? Peço e agradeço desde já a ajuda dos colegas. Abraço a todos.

Usuário Avatar de Mladeira
    Entrada
    28/05/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Glauco,
    Li o seu post inteiro e me deu até um pouco de inveja pelas lamas que você pegou e eu só ter pegado tempo seco. Mas fiquei muito honrado de ter sido o meu Blog da estrada Real que te ajudou a tomar a decisão de fazer esta viagem a lazer. Mais legal ainda por você ser um conhecedor da região e dos caminhos... Não deixe de contar mais detalhes e postar alguma novidade aqui ou escrever logo este seu blog. No meu caso foi um jeito de estender a viagem por uns 2 meses depois de terminá-la. A verdade é que estou louco para ter um tempo e voltar a percorrê-la...
    A única observação é que mesmo com pneus normais de fábrica acho que o meu 4x4 aguenta um pouco mais no barro que o seu... mas por pior que seja uma batidinha, até as coisas ruins nesta aventura são bem vindas! Não é isto?
    Um grande abraço e nos mantenha informado...
    Vai participar do SZK Adventure?

Usuário Avatar de Mladeira
    Entrada
    28/05/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Mais 2 coisinhas: - Esta placa de intransitável na Paraty Cunha está aí desde 2009 quando realmente nem moto passava pois havia caído pedras e pontes... agora está ruim mas dá para passar...
    E o "Tião Preto" é mesmo bonito!!!
    Para os que estão chegando, fiz um Blog de minha viagem de 7 dias entre Nova Lima e Paraty. Quem sabe não montamos uma caravana pois existem alguns locais que gostaria muito de passar mas fiquei arregado de ir sozinho...
    Fica aí a idéia!

Citação Postado originalmente por zenom25 Ver Post
    Fala Marco Antonio blz?

Sou de Niterói tb e acabei de comprar meu GV gostaria de saber de vc se sua alteração lhe trouxe algo diferente para o carro como por exemplo o pneu mud ele faz muito barulho,a direção ficou mais dura e pra balancear esse pneu,pois dizem que o mud n pega de jeito algum? e pra terminar o que vc acha do lift que fez? precisou fazer cambagem nas rodas?

Desculpa por tantas perguntas mas como já tem experiencia gostaria de uma orientação.

Agradeço desde já!!!

zenom25,

Na minha opinião as alterações ficaram ótimas. Não fiz nada radical, elevei o carro em 35 mm com o calço da SR Customs e mais uns 12 mm com o pneu Mud.

Não houve qualquer alteração na estabilidade, mas notei um pequeno aumento da distância de frenagem por causa do pneu Mud. De resto, o carro ficou o mesmo. Outra coisa que os Mud Terrain fazem é um pouco de vibração e barulho, mas sem serem desconfortáveis. Não passei por qualquer situação de perda de controle do carro até agora e tive uma melhora fantástica na terra. No final, ficou como eu queria. Passei alguns meses pesquisando pneus e vi que teria que mudar para aros 16 se quisesse pneus mais agressivos. Sem problemas no balanceamento do pneus. São novos, mas se recomenda o rodízio em X para não haver desgaste irregular da bada de rodagem. A direção está a mesma coisa de antes.

O lift de 35 mm altera a cambagem, mas não ultrapassa os limites de regulagem do carro. Mais do que isso tem que trocar o parafuso de regulagem. Não tive problemas com isso.

Também envelopei com preto fosco, e está protegendo bem nas trilhas.

Se quiser bater um papo, podemos nos encontrar. Hoje à noite irei à reunião do Niterói Jeep Clube na Pizzaria NIKITI, no Shopping Pendotiba, Estrada Caetano Monteiro, Pendotiba.

Abraços,
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

Citação Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post
    Marco

Como falei, o pneu Yokohama com perfil 70 está de fato fora de linha.
    Estava atrás do Yokohama nas medidas originais.
    Acontece que hoje fui fazer a revisão de 40.000km na Millenium e eles têm uma parceria com a Widman, representante Pirelli. O Altino da oficina da Millenium ligou lá e conseguiu um preço que achei excelente no Scorpion ATR. Resultado: fui fazer a revisão e acabei com calçados novos na viatura. Eu preferia o pneu Yokohama mas o custo benefício de ter um preço bom e ver o meu problema resolvido sem sequer eu ter que ir à loja de pneus (o Yokohama eu só estava achando em Nova Iguaçú!) acabou fazendo a diferença.
    Temos que marcar algum passeio hein!
    Abs
    Luiz,

Tudo bem?
    O pessoal que faz trilha diz que o ATR é bom na terra, apesar do visual não confirmar isso. Acho que você fez uma boa escolha.

Acho que o pessoal do Niterói Jeep Clube vai fazer outro passeio daquele tipo que nós fizemos, mas para Tanguá. Depois te informo mais. Na semana que vem vou a Barra de São João para a última etapa do Carioca Off Road. As trilhas organizadas por eles são sempre muito boas. Se quiser ir também, me avise.

Abraços,
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem