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  • #1
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    O GV que eu tinha andava mais no asfalto mesmo. Os amortecedores eram originais japoneses.
    Abs,
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  • #2
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    Não guentei.. olha esse comercial:

    "Quer trocar de amortecedores? Faça isso pela última vez!" - offxox

    Piada do ano!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKK
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  • #3
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    Olá galera!

    Depois de aguardar o calço dos amortecedores dianteiros da tracker, pra tirar os off-lixo-shox do meu carro e por os originais de volta, fiz algumas brincadeiras.

    A primeira foi trocar as pastilhas do carro, já que achei meio gastas e aproveitando a movimentação nas rodas resolvi trocar.

    Seguem os detalhes pra quem quiser se aventurar tb:

    Com as rodas fora do carro, há dois parafusos chave 17 para se tirar as pinças de freio do disco. Um martelo ou seu cabo de madeira pode ajudar a soltá-los.
    -troca-de-pastilhas-pincas-de-freio-.jpg

    Com a pinça na mão é só retirar as duas pastilhas. Aproveitei pra retirar as 4 "latinhas" que servem como trilho para elas correrem e dei uma limpada e entortadinha pra fora para ficarem mais duras e não ficarem vibrando ou se mexerem.

    Com as pastilhas na mão observei que ambos possuem uma chapinha de ferro encaixadas atrás. Retirei, limpei, ajustei e coloque nas pastilhas novas. Essas são as peças que os mecânicos jogam fora com as pastilhas velhas, daí seu carro fica rangendo e chiando. Acredito que sejam anti-vibratórias.

    Senti falta disso, analisando agora, qdo troquei as pastilhas de uma fielder. Havia uma folga considerável e devia ser a falta disso. Não sei se todo carro tem, mas com certeza os mecânicos as perdem.

    -troca-de-pastilhas-pecas-transportaveis-1.jpg -troca-de-pastilhas-pecas-transportaveis-2.jpg

    O único dilema aqui é remontar tudo com as novas pastilhas maiores. Claro que não vai caber já que estão novas
    -troca-de-pastilhas-velha-x-nova.jpg

    Ao invés de ficar brincando de apertar pedal, com a ajuda da dona da pensão, ou todo aquele malabarismo pra não perder um tiquinho de óleo, eu preferi fazer sozinho e sangrei o burrinho um pouquinho.

    É bem simples: há um parafusinho revestido com uma capinha de borracha. Não precisa retirar, apenas soltar uma volta que já pinga óleo. Daí com uma vasilha embaixo pra pingar o óleo empurrei o êmbolo/pistão da pinça de freio com uma chavona grande de fenda até o final de seu curso, efiando para dentro. Nesse momento jorra óleo pelo parafusinho; só apontar para a vasilha.

    Êmbolo no lugar, reapertei o parafuso e encaixei as pastilhas. Foi só colocar a pinça no lugar reapertando os dois parafusos 17!

    Os discos ainda estão muito novos e praticamente não havia "dente".

    Fica a dica de como fazer isso na garangem, muito simples, rápido e te economiza dor de cabeça, já que sei que não vou perder peça alguma.
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Olá galera!

    ...
    Com a pinça na mão é só retirar as duas pastilhas. Aproveitei pra retirar as 4 "latinhas" que servem como trilho para elas correrem e dei uma limpada e entortadinha pra fora para ficarem mais duras e não ficarem vibrando ou se mexerem.

    Com as pastilhas na mão observei que ambos possuem uma chapinha de ferro encaixadas atrás. Retirei, limpei, ajustei e coloque nas pastilhas novas. Essas são as peças que os mecânicos jogam fora com as pastilhas velhas, daí seu carro fica rangendo e chiando. Acredito que sejam anti-vibratórias.

    Senti falta disso, analisando agora, qdo troquei as pastilhas de uma fielder. Havia uma folga considerável e devia ser a falta disso. Não sei se todo carro tem, mas com certeza os mecânicos as perdem.

    -troca-de-pastilhas-pecas-transportaveis-1.jpg -troca-de-pastilhas-pecas-transportaveis-2.jpg
    Prezado Chuva, estou precisando dessas latinhas, chapinhas de ferro que encaixam atrás das pastilhas, pois o meu freio está chiando. Sabe onde consigo?
    Obrigado!

  • #5
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    Sobre o ajuste no meu lift dianteiro, pedi para um torneiro confeccionar em nylon um par de calços.

    Considerei que para alcançar a haste da altura dos off-shox-lixo estourados precisava de no mínimo 4cm. Acho que esse calço em ferro tem ate mais que isso, mas eu não quis fugir muito da altura do calço da mola (3cm) para não ter problema ou falta de espaço para encaixe de outros componentes, como o aparafusamento da barra estabilizadora dos amortecedores (se ela ficasse muito pra baixo, mesmo com calços nos seus parafusos, a angulação dificultaria muito o trabalho e tiraria mais ainda a geometria da brincadeira.

    -calco-dianteiro-tracker-4cm-3.jpg -calco-dianteiro-tracker-4cm-2.jpg -calco-dianteiro-tracker-4cm-1.jpg -calco-dianteiro-tracker-4cm-1.jpg

    Conforme fotos, o projeto foi feito a partir das medidas do batente/coifa (sei lá o nome dessa peça preta) do amortecedor:
    -projeto-calco-dianteiro-4cm-tracker.jpg

    Batente esse que para ser aparafusado com o calço precisou ter seus parafusos substituidos. Usei a grama e um martelo para tirar os parafusos originais para usar outros da mesma medida de 11mm de diâmetro e rosca mas com 6cm de altura (sem considerar a cabeça).

    -retirada-de-parafusos-originais-do-batente.jpg

    O problema é que a medida desse calço totalmente circular não encaixa perfeitamente no carro, conforme fotos abaixo, onde se percebe uma folga de mms para que o calço encoste realmente no carro:
    -calco-dianteiro-tracker-4cm-falta-chanfros.jpg

    Assim, desbastei com uma policorte e disco de desbaste de ferro e depois uma lixa 4 para melhorar a aparência. Fiz 2 "chanfros" em cada peça. O terceiro lado não precisa. O material é praticamente plástico e de fácil corte.
    -desbaste-calco-chanfro-2.jpg -desbaste-calco-chanfro-1.jpg


    Agora com os calços encaixando, fui para a montagem no carro. Coloquei os amortecedores no batente, aparafusei (usando uma chave grande e um grifo) e depois encaixei o calço no carro. Usei uma arruela simples de aço tanto embaixo quanto em cima na porca para ficar mais firme e facilitar o aperto. Acho q a chave era 15 e as roscas preferi parlock (aqueles que tem um plástico interno que ajuda a rosca a não desapertar).

    Uma boa dificuldade para se apertar usando uma chave 15 em cima na porca e virando a chave catraca embaixo 15 em cada parafuso, já que a cabeça do parafuso não é mais fixa como os parafusinhos originais.

    -calco-encaixado-aparafusado-com-batente-e-haste-do-amortecedor-original-2-parafusos-de-6cm-ar.jpg -calco-encaixado-aparafusado-com-batente-e-haste-do-amortecedor-original-1.jpg
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  • #6
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    Desbaste do furo superior do amortecedor dianteiro..

    Bom, isso foi difícil.. o famoso OBILONGO, ou Oblongar o furo para que a inclinação diferente do amortecedor com o então calço não atrapalhe a cambagem, sem precisar usar parafuso especial (cam12).

    Falar é fácil, fazer é que o bixo pega. Até que o material dos amortecedores não é tão duro, mas oblongar o furo é bem complicado. Requer força, pulso firme e paciência.

    Tentei fazer com lima normal mas como há duas chapas dobradas uma sobre a outra e o final de chapa é muito grosso a lima come muito devegar e desanima muito.. Fiquei meia hora para comer meio milímetro..

    Dai, usando parte do método do Arildo, caçei uma broca fina 4mm para começar o buraco e depois fui comprar uma LIMA ROTATIVA numa loja especializada. Essa lima, apesar de chinesa, é bem dura e cortou os obilongos muito facilmente. Cerca de 15 minutos para se fazer cada buraco.

    -lima-rotativa.jpg

    Primeiro fiz um pqno furo de 4mm abaixo do furo normal do amortecedor para se retirar bastante material e facilitar a lima rotativa.

    O furo original tem 12mm de diâmetro e o obilongo sugerem 18mm, ou seja, um acréscimo de 6mm no furo em uma direção, denominado então de "rasgo".. kkk Há tb uma pqna inclinação para baixo, que medi a olho, para facilitar o encaixe do amortecedor novamente na manga de eixo.

    DETALHE: depois do carro montado, eu sugiro fazer esse oblongo em 17 ou até 16mm de final, já que a cambagem final, tendendo a 0 deve ficar mais próxima se o amortecedor for preparado nessa medida menor.

    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-0-marcacao-com-paquimetro-do-limite-do-furo.jpg -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-1-furo-4mm.jpg
    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-2-lima-rotativa-6mm.jpg -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-3-furo-oblongo-com-parafuso.jpg
    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-4-aufericao-6mm-mais.jpg -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-5-furo-oblongo-com-18mm.jpg
    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-6-final.jpg

    Agora o encaixe no carro - manga de eixo: havia 1mm atrapalhando na manga de eixo para que o uso total do rasgo do oblongo acontecesse. Dai esmirilhei um pouco a manga de eixo para que os furos batessem.

    Isso tudo para seguir a receita de bolo, mas se o oblongo tivesse 17mm ao invés de 18, não precisaria esmirilhar um pouco a manga de eixo, o encaixe dos furos estaria ok tb e a cambagem se aproximaria mais ainda do 0!

    -calco-encaixado-aparafusado-com-batente-e-haste-do-amortecedor-original-3.jpg -detalhe-manga-de-eixo-dentro-do-amortecedor.jpg

    Manga de eixo original e depois com desbaste de 1mm
    -detalhe-manga-de-eixo-sem-desbaste.jpg -detalhe-manga-de-eixo-com-desbaste-de-1mm.jpg

    Depois de encaixar tudo foi só apertar muito bem os dois para fusos 17, recolocar o fio do abs e a mangueira de freio..

    Deu td ok e tirando alguns contratempos o resultado foi satisfatório. Apenas só de olhar acho q a cambagem ficou negativa em 1grau de cada lado, mas vou pedir para um amigo medir. Ficou igual antes com os off-lixo-shox, mas vou medir..
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  • #7
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    Sobre a barra estabilizadora dos amortecedores, aquela q fica dentro do cofre do motor, tive uma certa dificuldade para recoloca-la.

    Como os calços deixou sua base de aparafusamento, as cabeças dos batentes/coifas, o ângulo para acertar os parafusos ficou deslocado.

    Fiz diversas tentativas com calços, tubinhos, arruelas e parafusos de tamanhos diferentes. O resultado final se deu não com tubinhos nas mesmas medidas de altura dos calços, ou seja, 4cm, mas sim a menor altura de tubinhos possiveis.

    Ao invés do parafuso original de uns 3cm, usei uns maiores de aprox. 5cm. Como base para levantar a barra usei 6 arruelas de pressão de 1,5mm de altura com as porcas originais do carro de 1cm de altura. Ou seja, a altura do calço de cada parafuso ficou em aprox 11mm.

    Foi a melhor altura para o alinhamento dos 6 parafusos novamente.


    Agora um detalhe interessnate:
    Além de estourado, ao se desmontar a torre do amortecedor para se pegar a arruela e sua coifa plástica de haste para se montar no amortecedor origninal novamente, quem disse que os off-lixo-shox soltavam do batente?

    Martelei, usei morça e o diabo, mas a única forma de retirar a haste do amortecedor off-lixo-shox do batente foi levando num conhecido e colocando na prensa hidráulica... Ou seja, ou o material da haste não é tão bom quanto aos originais, já que talvez tenham comprimido/deformado e apertado dentro do encaixe do batente, ou não são feitos exatamente na medida.

    Como as marretadas na ponta da haste deformaram muito o "aço", estou acreditando na primeira hipótese..
    Acho q a foto diz tudo.. a haste entortou/deformou com o uso no carro pra não sair do batente..

    .. OFF-SHOX nunca mais..

    -off-lixo-shox-1-.jpg -off-lixo-shox-2-.jpg

    Não preciso dizer que um batente novo tb foi pro limbo..mas amassou menos q a haste do amortecedor de vida útil "infinita"!!


    Abaixo o filme que fiz mostrando o efeito do gás apenas do amortecedor estourado.
    Está completamente mole em ambos os lados, não sustenta o carro e o pior, a haste varia lateralmente, o que causa o barulho constante, alto e chato no carro.



    Que fique de informação para os que pensam em adquirir essas jossas que duram menos que os originais!!!!
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  • #8
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    Ajuste Calço

    Preciso fazer um calço desses de 1pol.
    Para essa altura eu preciso fazer estas outra modificações? Tipo a da furação do amortecedor!?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por lemmerick Ver Post
    Preciso fazer um calço desses de 1pol.
    Para essa altura eu preciso fazer estas outra modificações? Tipo a da furação do amortecedor!?
    Segue projeto desenvolvido pelo pessoal do forum (acho que pelo Rubens).

    CALÇOS 1'' tracker.pdf
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #10
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    Apelou com os lixoff hem, agora manda eles pra garantia e fala que é defeito de fabricação, rsrsrsrsrsrs, suas pastilhas ainda rodariam muito, se não quiser sangrar basta empurrar o embolo que o óleo volta ao reservatório, os calços da torre fiz com 160mm e assentou perfeitamente, o seu rasgo ficou grande mesmo, somado ao desbaste da manga, vai dar regulagem até de mais, se fosse 16 ou 17mm daria menos ajuste pra zerar a cambagem, mas com 2'' nos monroe com 16mm nem precisaria desbastar a manga, nos KYB sem desbaste aceita no máximo 1,5'' de lift, (achei que tinha dito que já havia feito o desbaste anteriormente) esse nylon ainda vai ceder um pouco, seria interessante um reaperto depois de alguns dias, suspensão também vai assentar, aguarde alguns dias pra fazer cambagem/alinhamento, esses calços de nylon da barra ainda não estou convencido de como iram se comportar, lembrou de observar a distancia da barra em relação a tubagem de admissão, no ponto mais próximo ela deve ficar com 2.8mm (2,5/3.0), mais alto que isso pega no capo, mais próximo pode pegar na tubarem, pois o motor gira no próprio eixo movimentando-se lateralmente sobre os coxins, pelo que comentou deve estar bem próximo a tubagem, valeu o trampo e por compartilhar com o pessoal.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #11
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    Chuva, eu sei que agora seu foco está na suspensão...mas como você resolveu o problema dos milhas?

    Eu to pensando em adaptar do ecosport, mas estou incomodado com o botão do painel que tem no meu carro, é muito ruim e ainda por cima fica caindo a tampinha, daí procurando na net acabei achando isso aqui:

    http://pt.aliexpress.com/item/2x-Veh...7-a3df60c4f26d

    Não deve iluminar bem, mas esteticamente deve ser bem melhor, o que você acha?

    Att
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #12
    Usuário Avatar de Chuva
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    Citação Postado originalmente por weco Ver Post
    Chuva, eu sei que agora seu foco está na suspensão...mas como você resolveu o problema dos milhas?

    Eu to pensando em adaptar do ecosport, mas estou incomodado com o botão do painel que tem no meu carro, é muito ruim e ainda por cima fica caindo a tampinha, daí procurando na net acabei achando isso aqui:

    2x Car veiculos 9 LED rodada Daytime Running luz DRL conducao nevoeiro para ford focus 2 foco 3 Fiesta Ecosport / Suzuki SWIFT em Fonte de Luz - Automovel de Automoveis e Moto no AliExpress.com | Alibaba Group

    Não deve iluminar bem, mas esteticamente deve ser bem melhor, o que você acha?

    Att
    Parece bem bacana esse esquema com leds! Deve iluminar bem sim, mas vc não tem a base estrutural de plástico das milhas da tracker msm?

    Tem umas lampadas agora q não são xenon, são led e iluminam bem ..

    Enfim, esse kit do link completo da eco esporte deve dar para adaptar sim, mas só tirando o parachoque do carro e com calma pra se ajustar os pontos dos parafusos e alinhamento de faixa de luz.. um trampo de paciencia..

    Quanto ao botão de painel pra esse carro é meio chato de achar algo interessante. O ideal é ir numa auto peças com o botão na mão e pedir pro cara achar algo do mesmo tamanho..

    [ ]s
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