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  • #685
    Usuário Avatar de Chuva
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    OBS:
    Revisão do amortecedor: R$ 300 + R$ 150 de frete: Total de uma jossa: R$ 450!!
    É o preço do par do original do carro cofap!! kkkkk karaca!!

    A grana é o de menos, o pior é o golpe msm..

    amortecedor de rally? kkkk vampiro brasileiro...
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  • #686
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    Poutz!
    Eu tive um Grand Vitara 99 3 portas. Rodava mais no asfalto e tb estradas de terra. Vendi o carro com 160 mil km com os amortecedores dianteiros ainda originais.
    Eu acho que não tem solução melhor do que colocar o calço na torre para baixar o amortecedor e manter a haste na posição original. Alongar a haste talvez altere o ângulo de funcionamento ou mesmo aumenta a alavanca, acho que sim, daí não tem como funcionar legal.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC

  • #687
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    Produto bom é aquele que o cliente nem se preocupa com a garantia, ex: que a garantia seja de 03 meses e o produto dure 05 anos sem defeito, de que me adianta 05 anos de garantia, se preciso desmontar tudo a cada ano (se não arrebentar antes), vão restituir os custos de mecânico/alinhamento? claro que não, no meu caso seriam 300,00 de pac cada vez, e depois de um ano ainda devem cobrar a ''revisão'', pagar 1.480,00 (par q me ofereceram) + 1.000,00/ano de manutenção/alinhamento/revisão/frete, a passa amanhã que hj não quero, paguei 263,00 cada kayaba gás a 01 ano oblonguei e mandei a garantia pro espaço conscientemente pois acreditei na qualidade do produto, não na garantia, claro que isso não é regra, defeitos em série, linha, podem ocorrer em qualquer produto, mas quando a coisa tem controle de qualidade as chances são remotas.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
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  • #688
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    É isso aí pessoal!

    Karaca LFC!! 160kkm com o par de amortecedores dianteiros originais da gv2? E pelo porte da sua viatura tenho certeza que vc não usa pra ir no shopping! kkk Isso sim que é qualidade!

    Ficou muito nítido e óbvio o golpe. Os caras vendem um produto nacional bonito, ruim, carro, ainda em desenvolvimento, que quebra e mascaram dizendo q tem garantia de 5 anos trocando-se todas as peças anualmente, já q os produtos não duram isso se usados para o destino informado: rally, trilha ou qquer uso diferente e mais rústico que o produto padrão.

    Isso sem falar dos custos bem lembrados pelo Arildo! Todo anoa tem que desmontar tudo, perder tempo deslocamento, frete, e mão de obra da manutenção do amortecedor e AINDA PAGAR de novo pelo msm serviço (e quem sabe até peças danificadas fruto de "mal uso" na hora, como na css) a cada ano na "rede credenciada"!!! kkk

    Eu até tenho tempo e faço em casa por gostar e por custo, mas realmente não tenho a menor condição de perder um dia inteiro útil pra me deslocar até o além pra fazer uma manutenção num item denominado "robusto". Tempo é dinheiro!

    Meus próximos serão kayaba tb Arildo, com certeza!! Vamos analisar bem esse seu aí tb!! Já estão com qtos mil km?

    Mas vou tb contabilizar em km precisamente os amortecedores dianteiros velhinhos originais retirados com 54kkm que ainda estão perfeitos a serem agora recolocados, depois que meu calço de batente chegar...

    Aliás, como é difícil achar os pinos de pistão de xlr que os caras de oficina jogam fora na manutenção do motor!! kk Só achei um até agora.. Pedi pro torneiro fazer de nylon tb como plano B (15 dilmas), 20mm de diametro, por 35mm de altura com um furo no meio de 11mm.. será que guenta o aperto?

    [ ]s
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  • #689
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    [QUOTE=Chuva;2375748]É isso aí pessoal!

    Karaca LFC!! 160kkm com o par de amortecedores dianteiros originais da gv2? E pelo porte da sua viatura tenho certeza que vc não usa pra ir no shopping! kkk Isso sim que é qualidade!

    Ficou muito nítido e óbvio o golpe. Os caras vendem um produto nacional bonito, ruim, carro, ainda em desenvolvimento, que quebra e mascaram dizendo q tem garantia de 5 anos trocando-se todas as peças anualmente, já q os produtos não duram isso se usados para o destino informado: rally, trilha ou qquer uso diferente e mais rústico que o produto padrão.

    Isso sem falar dos custos bem lembrados pelo Arildo! Todo anoa tem que desmontar tudo, perder tempo deslocamento, frete, e mão de obra da manutenção do amortecedor e AINDA PAGAR de novo pelo msm serviço (e quem sabe até peças danificadas fruto de "mal uso" na hora, como na css) a cada ano na "rede credenciada"!!! kkk
    Também faço 99% em casa, mesmo assim tenho que levar em conta o custo da própria mão de obra (tempo, ferramentas, etc.) e muitos não essa opção e não anda nada fácil encontrar profissionais de verdade.
    Eu até tenho tempo e faço em casa por gostar e por custo, mas realmente não tenho a menor condição de perder um dia inteiro útil pra me deslocar até o além pra fazer uma manutenção num item denominado "robusto". Tempo é dinheiro!

    Meus próximos serão kayaba tb Arildo, com certeza!! Vamos analisar bem esse seu aí tb!! Já estão com qtos mil km?
    5.000 km, sendo boa parte em terra, ando pouco, em média 3.000/6.000/ano, mas vi relatos de kyb com 100, 200, 300.000 km
    Mas vou tb contabilizar em km precisamente os amortecedores dianteiros velhinhos originais retirados com 54kkm que ainda estão perfeitos a serem agora recolocados, depois que meu calço de batente chegar...
    Tenho os originais aqui com 64.000 km, estão guardadinhos, com ação normal, apenas são originalmente mais moles que os kyb.
    Aliás, como é difícil achar os pinos de pistão de xlr que os caras de oficina jogam fora na manutenção do motor!! kk Só achei um até agora.. Pedi pro torneiro fazer de nylon tb como plano B (15 dilmas), 20mm de diametro, por 35mm de altura com um furo no meio de 11mm.. será que guenta o aperto?

    Pelo que lembro, os de xtz, e mais outra que não lembro também serviam e tinha outro mas que internamente bem no meio tinha um ressalto de encosto que não permitia o parafuso transpassar, não sei como o nylon vai se comportar neste local, devido a torção talvez requeira alguns reapertos até acomodar, 20mm de diâmetro cabe? faça o maior em diâmetro possível, pra 2'' de lift de mola (35mm), eu faria 25mm na torre (25mm até s/ lift, com lift 2'' o ideal seriam 60mm na torre, mas acho que faria uma alavanca muito grande) e 20-25mm na barra, eu subi 1,8mm na mola deu lift de 1,5'', subi 1,6mm na torre e na barra, ficou excelente, 2'' acho que é o ultimo limite de sobrevivência das homocinéticas/terminais/axiais/bieletas.
    ARILDO
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  • #690
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    O GV que eu tinha andava mais no asfalto mesmo. Os amortecedores eram originais japoneses.
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  • #691
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    Não guentei.. olha esse comercial:

    "Quer trocar de amortecedores? Faça isso pela última vez!" - offxox

    Piada do ano!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKK
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  • #692
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    Olá galera!

    Depois de aguardar o calço dos amortecedores dianteiros da tracker, pra tirar os off-lixo-shox do meu carro e por os originais de volta, fiz algumas brincadeiras.

    A primeira foi trocar as pastilhas do carro, já que achei meio gastas e aproveitando a movimentação nas rodas resolvi trocar.

    Seguem os detalhes pra quem quiser se aventurar tb:

    Com as rodas fora do carro, há dois parafusos chave 17 para se tirar as pinças de freio do disco. Um martelo ou seu cabo de madeira pode ajudar a soltá-los.
    -troca-de-pastilhas-pincas-de-freio-.jpg

    Com a pinça na mão é só retirar as duas pastilhas. Aproveitei pra retirar as 4 "latinhas" que servem como trilho para elas correrem e dei uma limpada e entortadinha pra fora para ficarem mais duras e não ficarem vibrando ou se mexerem.

    Com as pastilhas na mão observei que ambos possuem uma chapinha de ferro encaixadas atrás. Retirei, limpei, ajustei e coloque nas pastilhas novas. Essas são as peças que os mecânicos jogam fora com as pastilhas velhas, daí seu carro fica rangendo e chiando. Acredito que sejam anti-vibratórias.

    Senti falta disso, analisando agora, qdo troquei as pastilhas de uma fielder. Havia uma folga considerável e devia ser a falta disso. Não sei se todo carro tem, mas com certeza os mecânicos as perdem.

    -troca-de-pastilhas-pecas-transportaveis-1.jpg -troca-de-pastilhas-pecas-transportaveis-2.jpg

    O único dilema aqui é remontar tudo com as novas pastilhas maiores. Claro que não vai caber já que estão novas
    -troca-de-pastilhas-velha-x-nova.jpg

    Ao invés de ficar brincando de apertar pedal, com a ajuda da dona da pensão, ou todo aquele malabarismo pra não perder um tiquinho de óleo, eu preferi fazer sozinho e sangrei o burrinho um pouquinho.

    É bem simples: há um parafusinho revestido com uma capinha de borracha. Não precisa retirar, apenas soltar uma volta que já pinga óleo. Daí com uma vasilha embaixo pra pingar o óleo empurrei o êmbolo/pistão da pinça de freio com uma chavona grande de fenda até o final de seu curso, efiando para dentro. Nesse momento jorra óleo pelo parafusinho; só apontar para a vasilha.

    Êmbolo no lugar, reapertei o parafuso e encaixei as pastilhas. Foi só colocar a pinça no lugar reapertando os dois parafusos 17!

    Os discos ainda estão muito novos e praticamente não havia "dente".

    Fica a dica de como fazer isso na garangem, muito simples, rápido e te economiza dor de cabeça, já que sei que não vou perder peça alguma.
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  • #693
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    Sobre o ajuste no meu lift dianteiro, pedi para um torneiro confeccionar em nylon um par de calços.

    Considerei que para alcançar a haste da altura dos off-shox-lixo estourados precisava de no mínimo 4cm. Acho que esse calço em ferro tem ate mais que isso, mas eu não quis fugir muito da altura do calço da mola (3cm) para não ter problema ou falta de espaço para encaixe de outros componentes, como o aparafusamento da barra estabilizadora dos amortecedores (se ela ficasse muito pra baixo, mesmo com calços nos seus parafusos, a angulação dificultaria muito o trabalho e tiraria mais ainda a geometria da brincadeira.

    -calco-dianteiro-tracker-4cm-3.jpg -calco-dianteiro-tracker-4cm-2.jpg -calco-dianteiro-tracker-4cm-1.jpg -calco-dianteiro-tracker-4cm-1.jpg

    Conforme fotos, o projeto foi feito a partir das medidas do batente/coifa (sei lá o nome dessa peça preta) do amortecedor:
    -projeto-calco-dianteiro-4cm-tracker.jpg

    Batente esse que para ser aparafusado com o calço precisou ter seus parafusos substituidos. Usei a grama e um martelo para tirar os parafusos originais para usar outros da mesma medida de 11mm de diâmetro e rosca mas com 6cm de altura (sem considerar a cabeça).

    -retirada-de-parafusos-originais-do-batente.jpg

    O problema é que a medida desse calço totalmente circular não encaixa perfeitamente no carro, conforme fotos abaixo, onde se percebe uma folga de mms para que o calço encoste realmente no carro:
    -calco-dianteiro-tracker-4cm-falta-chanfros.jpg

    Assim, desbastei com uma policorte e disco de desbaste de ferro e depois uma lixa 4 para melhorar a aparência. Fiz 2 "chanfros" em cada peça. O terceiro lado não precisa. O material é praticamente plástico e de fácil corte.
    -desbaste-calco-chanfro-2.jpg -desbaste-calco-chanfro-1.jpg


    Agora com os calços encaixando, fui para a montagem no carro. Coloquei os amortecedores no batente, aparafusei (usando uma chave grande e um grifo) e depois encaixei o calço no carro. Usei uma arruela simples de aço tanto embaixo quanto em cima na porca para ficar mais firme e facilitar o aperto. Acho q a chave era 15 e as roscas preferi parlock (aqueles que tem um plástico interno que ajuda a rosca a não desapertar).

    Uma boa dificuldade para se apertar usando uma chave 15 em cima na porca e virando a chave catraca embaixo 15 em cada parafuso, já que a cabeça do parafuso não é mais fixa como os parafusinhos originais.

    -calco-encaixado-aparafusado-com-batente-e-haste-do-amortecedor-original-2-parafusos-de-6cm-ar.jpg -calco-encaixado-aparafusado-com-batente-e-haste-do-amortecedor-original-1.jpg
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  • #694
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    Desbaste do furo superior do amortecedor dianteiro..

    Bom, isso foi difícil.. o famoso OBILONGO, ou Oblongar o furo para que a inclinação diferente do amortecedor com o então calço não atrapalhe a cambagem, sem precisar usar parafuso especial (cam12).

    Falar é fácil, fazer é que o bixo pega. Até que o material dos amortecedores não é tão duro, mas oblongar o furo é bem complicado. Requer força, pulso firme e paciência.

    Tentei fazer com lima normal mas como há duas chapas dobradas uma sobre a outra e o final de chapa é muito grosso a lima come muito devegar e desanima muito.. Fiquei meia hora para comer meio milímetro..

    Dai, usando parte do método do Arildo, caçei uma broca fina 4mm para começar o buraco e depois fui comprar uma LIMA ROTATIVA numa loja especializada. Essa lima, apesar de chinesa, é bem dura e cortou os obilongos muito facilmente. Cerca de 15 minutos para se fazer cada buraco.

    -lima-rotativa.jpg

    Primeiro fiz um pqno furo de 4mm abaixo do furo normal do amortecedor para se retirar bastante material e facilitar a lima rotativa.

    O furo original tem 12mm de diâmetro e o obilongo sugerem 18mm, ou seja, um acréscimo de 6mm no furo em uma direção, denominado então de "rasgo".. kkk Há tb uma pqna inclinação para baixo, que medi a olho, para facilitar o encaixe do amortecedor novamente na manga de eixo.

    DETALHE: depois do carro montado, eu sugiro fazer esse oblongo em 17 ou até 16mm de final, já que a cambagem final, tendendo a 0 deve ficar mais próxima se o amortecedor for preparado nessa medida menor.

    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-0-marcacao-com-paquimetro-do-limite-do-furo.jpg -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-1-furo-4mm.jpg
    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-2-lima-rotativa-6mm.jpg -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-3-furo-oblongo-com-parafuso.jpg
    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-4-aufericao-6mm-mais.jpg -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-5-furo-oblongo-com-18mm.jpg
    -oblongando-amortecedor-dianteir-tracker-6-final.jpg

    Agora o encaixe no carro - manga de eixo: havia 1mm atrapalhando na manga de eixo para que o uso total do rasgo do oblongo acontecesse. Dai esmirilhei um pouco a manga de eixo para que os furos batessem.

    Isso tudo para seguir a receita de bolo, mas se o oblongo tivesse 17mm ao invés de 18, não precisaria esmirilhar um pouco a manga de eixo, o encaixe dos furos estaria ok tb e a cambagem se aproximaria mais ainda do 0!

    -calco-encaixado-aparafusado-com-batente-e-haste-do-amortecedor-original-3.jpg -detalhe-manga-de-eixo-dentro-do-amortecedor.jpg

    Manga de eixo original e depois com desbaste de 1mm
    -detalhe-manga-de-eixo-sem-desbaste.jpg -detalhe-manga-de-eixo-com-desbaste-de-1mm.jpg

    Depois de encaixar tudo foi só apertar muito bem os dois para fusos 17, recolocar o fio do abs e a mangueira de freio..

    Deu td ok e tirando alguns contratempos o resultado foi satisfatório. Apenas só de olhar acho q a cambagem ficou negativa em 1grau de cada lado, mas vou pedir para um amigo medir. Ficou igual antes com os off-lixo-shox, mas vou medir..
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    Sobre a barra estabilizadora dos amortecedores, aquela q fica dentro do cofre do motor, tive uma certa dificuldade para recoloca-la.

    Como os calços deixou sua base de aparafusamento, as cabeças dos batentes/coifas, o ângulo para acertar os parafusos ficou deslocado.

    Fiz diversas tentativas com calços, tubinhos, arruelas e parafusos de tamanhos diferentes. O resultado final se deu não com tubinhos nas mesmas medidas de altura dos calços, ou seja, 4cm, mas sim a menor altura de tubinhos possiveis.

    Ao invés do parafuso original de uns 3cm, usei uns maiores de aprox. 5cm. Como base para levantar a barra usei 6 arruelas de pressão de 1,5mm de altura com as porcas originais do carro de 1cm de altura. Ou seja, a altura do calço de cada parafuso ficou em aprox 11mm.

    Foi a melhor altura para o alinhamento dos 6 parafusos novamente.


    Agora um detalhe interessnate:
    Além de estourado, ao se desmontar a torre do amortecedor para se pegar a arruela e sua coifa plástica de haste para se montar no amortecedor origninal novamente, quem disse que os off-lixo-shox soltavam do batente?

    Martelei, usei morça e o diabo, mas a única forma de retirar a haste do amortecedor off-lixo-shox do batente foi levando num conhecido e colocando na prensa hidráulica... Ou seja, ou o material da haste não é tão bom quanto aos originais, já que talvez tenham comprimido/deformado e apertado dentro do encaixe do batente, ou não são feitos exatamente na medida.

    Como as marretadas na ponta da haste deformaram muito o "aço", estou acreditando na primeira hipótese..
    Acho q a foto diz tudo.. a haste entortou/deformou com o uso no carro pra não sair do batente..

    .. OFF-SHOX nunca mais..

    -off-lixo-shox-1-.jpg -off-lixo-shox-2-.jpg

    Não preciso dizer que um batente novo tb foi pro limbo..mas amassou menos q a haste do amortecedor de vida útil "infinita"!!


    Abaixo o filme que fiz mostrando o efeito do gás apenas do amortecedor estourado.
    Está completamente mole em ambos os lados, não sustenta o carro e o pior, a haste varia lateralmente, o que causa o barulho constante, alto e chato no carro.



    Que fique de informação para os que pensam em adquirir essas jossas que duram menos que os originais!!!!
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    Apelou com os lixoff hem, agora manda eles pra garantia e fala que é defeito de fabricação, rsrsrsrsrsrs, suas pastilhas ainda rodariam muito, se não quiser sangrar basta empurrar o embolo que o óleo volta ao reservatório, os calços da torre fiz com 160mm e assentou perfeitamente, o seu rasgo ficou grande mesmo, somado ao desbaste da manga, vai dar regulagem até de mais, se fosse 16 ou 17mm daria menos ajuste pra zerar a cambagem, mas com 2'' nos monroe com 16mm nem precisaria desbastar a manga, nos KYB sem desbaste aceita no máximo 1,5'' de lift, (achei que tinha dito que já havia feito o desbaste anteriormente) esse nylon ainda vai ceder um pouco, seria interessante um reaperto depois de alguns dias, suspensão também vai assentar, aguarde alguns dias pra fazer cambagem/alinhamento, esses calços de nylon da barra ainda não estou convencido de como iram se comportar, lembrou de observar a distancia da barra em relação a tubagem de admissão, no ponto mais próximo ela deve ficar com 2.8mm (2,5/3.0), mais alto que isso pega no capo, mais próximo pode pegar na tubarem, pois o motor gira no próprio eixo movimentando-se lateralmente sobre os coxins, pelo que comentou deve estar bem próximo a tubagem, valeu o trampo e por compartilhar com o pessoal.
    ARILDO
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