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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Arildo,

    Os 4 batentes, tanto os dois velhos qto os dois novos estão perfeitos.. Os velhos por incrível que pareça parecem mais novos limpos que os zerados.

    O amortecedor estourado é o do lado do passageiro msm!!!

    Eu já vi varios relatos e os meus até que duraram, mas pelo preço, comparando com a durabilidade de um convencional, deveriam durar pelo menos o dobro, não a metade do tempo... kkk

    Mas vou por um calço ou na haste ou no cj com os amortecedores originais dianteiros, q estão guardados e bons, e já era. Não vou mais gastar dinheiro com amortecedores de "marca" ou "melhorados". Só iria de kyb msm.

    [ ]s
    Os calços pra baixar o coxim e haste, fiz usando bucha (nylon, tecnyl de 150mm ou 160mm) torneando por dentro na medida do coxim e na altura de 1'', dai é só fazer os 03 furos pra fixar junto com os furos do coxim usando parafusos maiores, pra subir e reposisionar novamente as barra de travamento das torres, usei salvo engano, pinos de pistão da honda xlr cortados ao meio, o parafuso passa por dentro, foi só serrar, usando tudo a 01 ano sem problemas, o jipe é bruto, desmontei a suspensão 03 vezes pra trocar coefas e fazer lift, remonto depois vou fazer revisão na geometria, alinhamento e esta tudo zerado, peço então pra erguer no elevador e dar uma olhada geral, olhar olham, força daqui, dali e me respodem com certa ''raiva'' some daqui cara vc traz esse carro aqui a cada 06 meses e nunca tem nada pra fazer, só gasta energia elétrica dos equipamentos e tempo do mecânico, vaza daqui, rsrsrsrsrsrs.
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    Comprei os kyb gás a 01 ano, na motors' imports, preço erá bom 263,00, a uns 02 meses o vendedor me ligou, ainda estavam o mesmo preço, mas só vendiam no cnpj, tinha também na dicesar, feloni, mecadocar, auto peças castro, no MS Ponta Porã na status, ferraço, america, também tinha, mas o preço erá maior.
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    Blz Arildo!!

    Acho q entendi!! Ótima idéia!! Vou cotar essa possibilidade tb!

    Mas põe umas fotos por favor pra eu entender melhor?? Tornear o nylon é baratinho e acho q dessa sua forma vale a pena!!
    (cotei dois estensores de haste de amortecedor e sai 260 o par.. kkk esse seu esquema deve sair ao total metade disso e fica mais parrudo!)

    A barra pra ficar pra cima na posição original teve que ter suporte de 6 "tubinhos" de pistão.. é isso?

    [ ]s
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Blz Arildo!!

    Acho q entendi!! Ótima idéia!! Vou cotar essa possibilidade tb!

    Mas põe umas fotos por favor pra eu entender melhor?? Tornear o nylon é baratinho e acho q dessa sua forma vale a pena!!
    (cotei dois estensores de haste de amortecedor e sai 260 o par.. kkk esse seu esquema deve sair ao total metade disso e fica mais parrudo!)

    A barra pra ficar pra cima na posição original teve que ter suporte de 6 "tubinhos" de pistão.. é isso?

    [ ]s
    -p7140596.jpg-p7140607.jpg-p7160649.jpg-p7160651.jpg-p7160653.jpg-p7160647.jpg
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    Arildo, já que vc manja muito, me dá uma dica vai..

    Olhe as fotos desse carro aqui:
    Grand Vitara 2010 - Ano 2010 - 45000 km - no MercadoLivre

    O que me preocupa é o parachoque traseiro estar amassado na região da placa.. o que quer dizer q talvez o carro voou por cima de alguma guia ou bloco desses de transito..

    O que eu devo olhar com muito cuidado sob o carro pra constatar algum dano no carro por baixo?

    Se tiver outra dica que queira dar manda bala! Eu queria comprar e dar um tapão nele. Orcei 5.7k dilmas pra arrumar tudo, incluindo oleos, 4 amortecedores e 2 homocineticas. O carro ta em tabela 44, mas até o final do ano vai cair tudo pra kct, ja que esse carro não vai ter mais esse modelo. Só que até o final do ano esse tomatinho já era..

    Obrigado novamente!!

    [] s
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Arildo, já que vc manja muito, me dá uma dica vai..

    Olhe as fotos desse carro aqui:
    Grand Vitara 2010 - Ano 2010 - 45000 km - no MercadoLivre

    O que me preocupa é o parachoque traseiro estar amassado na região da placa.. o que quer dizer q talvez o carro voou por cima de alguma guia ou bloco desses de transito..

    O que eu devo olhar com muito cuidado sob o carro pra constatar algum dano no carro por baixo?

    Se tiver outra dica que queira dar manda bala! Eu queria comprar e dar um tapão nele. Orcei 5.7k dilmas pra arrumar tudo, incluindo oleos, 4 amortecedores e 2 homocineticas. O carro ta em tabela 44, mas até o final do ano vai cair tudo pra kct, ja que esse carro não vai ter mais esse modelo. Só que até o final do ano esse tomatinho já era..

    Obrigado novamente!!

    [] s
    Manjo quase nada, sou uma gota no oceano, cara só conheço esse carro da enciclopédia lida no fórum e outras matérias, aparentemente a avaria não parece ser extensa, mas me estranha o tamanho do desconto no valor, não sei se seria isso mesmo, eu não me arrisco a avaliar por foto um caso deste, teria que ir lá e checar tudo ao vivo, sei lá, levar algum chapeador, lanterneiro, alguém que entenda de alinhamento técnico, vistoria cautelar, com varias opiniões para embasar minha decisão, vai pegar pra dar uma geral e ficar ou passar pra frente?
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    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Manjo quase nada, sou uma gota no oceano, cara só conheço esse carro da enciclopédia lida no fórum e outras matérias, aparentemente a avaria não parece ser extensa, mas me estranha o tamanho do desconto no valor, não sei se seria isso mesmo, eu não me arrisco a avaliar por foto um caso deste, teria que ir lá e checar tudo ao vivo, sei lá, levar algum chapeador, lanterneiro, alguém que entenda de alinhamento técnico, vistoria cautelar, com varias opiniões para embasar minha decisão, vai pegar pra dar uma geral e ficar ou passar pra frente?

    KKK.. vlw Arildo!

    Então, conversei com o cara por tel e o esquema desses caras é pegar o carro de cias recuperados e passar pra frente do jeito que está, ou seja, eles não se aprofundam em marca ou modelo e só pensam e mandar pra frente fazendo girar grana pra loja. Deve ter pego esse carro por 15kdilmas, como um delegado do meu cunhado comentou, é tudo esquema de dentro que repassam de leilão e o dono da loja sempre compra primeiro a preço de banana, resumindo, que nem apto onde os puliça tem amigos dentro do cartório.. paisinho de m.. enfim.. kk

    Pelo que conheço do cara e conversei com o vendedor ele não tem a menor idéia do que é 4x4.. perguntei umas 10x pra ele sobre essa funçao no carro, mesmo vendo a chave no painel pela foto. Ele achava que o carro era tipo uma suv tucson, e nada de 4x4 integral, ou locker, etc. Entre outros assuntos que provaram o total desconhecimento sobre esse tipo de carro..

    Esse carro já está lá a mais de mês. Começou por 35, depois 30, agora 26.. . Ou tá muito zoado e ninguém leva ou na região não tem ninguém que conhece ou tem coragem de levar pra casa. Dai o lojista fica desesperado, mais o monte de m.. que falei pra ele q tem q trocar nesse carro que é "zica" e ficou em parafusos. Pra quem não conhece a suzuki é zica msm, mas to achando que é uma jóia perdida no fundo do esgoto.

    Meu interesse é pelo fato de ser automático. A GV3 pretinha da dona da pensão até agora fez td que eu quis, igual a Tracker. Sei que é mais delicadinha mas nem tô mais entrando mais agressivo nas trilhas, só passeio mesmo ou expedição. Jogar dinheiro fora com peças não é meu perfil.

    Dai ficando com o "tomatinho" e deixando inteira, a idéia é desmontar inteira em casa e levar só a carcaça pra um funileiro amigo meu pintar decentemente. O custo onde moro é baixíssimo pra funilaria e pintura, claro que eu desmontando, mas isso pra mim é diversão. Se mecanicamente estiver decente, fica pra dona da pensão e depois deixo a tracker com meu pai, que a namora faz tempo.

    É isso.. se não vender esse fds, na segunda com certeza vou ver esse carro ao vivo e posto minhas impressões...
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    Caraca Arildo! Muito show a sua idéia!!

    Muito obrigado pelas fotos super ilustrativas!! Acho q vou fazer igualzinho meu amigo!!

    Mas detalhe importante que estamos esquecendo: a medida limite do calço da mola dianteira do kit lift homologado que tenho não é de 1 polegada, ou seja, aprox. 2,54cm, mas sim de 3,5cm (+0,5cm de anel pra segurar a mola), pelo q me lembro. Muitos q usam amortecedor original nessa altura precisaram oblongar o buraco do parafuso.

    Já a haste do amortecedor "diferente" off-shox tem aprox. 6,5cm a mais. Esse amortecedor amarelinho tem ajuste serrilhado pra cambagem, pra não se oblongar o buraco do parafuso superior do amortecedor, cujo problema é o ajuste ficar saindo salvo soldagem.

    Enfim, mesmo q muito pouco, essas medidas interferem diretamente no ajuste da cambagem. Nada muito crítico ou surreal como os mecânicos choram, mas não queria ter que meter a furadeira no furo, queria uma medida meio termo que tangesse o limite sem ajustes.

    La pergunta: vc deixou esse calço com 1 polegada de altura máxima pra ter essa folga de 1cm antes do começo de ajuste gambi do oblongo do furo do parafuso? Ou melhor, desculpe o detalhe amigo, mas como vc tb é detalhista gostaria de saber se vc se lembrar: ao colocar o parafuso superior do amortecedor original ainda havia certa folga de ajuste ou "quase" teve que oblongar o furo do amortecedor pra conseguir enfiar o parafuso na porrada (com wd-40 e respeitando a rosca com marteladas sutis, se é que isso existe.. kkk)?

    E acha que se eu fizer esse calço co 3,5cm, pra condizer com o calço da mola, vou chegar realmente no limite pra começar a ajustar esse oblongo? Ou mais seguro 3cm? ou 2,54cm já dão realmente conta do recado no meu caso cujo calço de mola é maior?

    Valeu amigo!!! Desculpe a pentelhação! kkk

    [ ]s
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    -p8030789.jpg-p7310777.jpg-p7310778.jpg
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Caraca Arildo! Muito show a sua idéia!!

    Muito obrigado pelas fotos super ilustrativas!! Acho q vou fazer igualzinho meu amigo!!

    Mas detalhe importante que estamos esquecendo: a medida limite do calço da mola dianteira do kit lift homologado que tenho não é de 1 polegada, ou seja, aprox. 2,54cm, mas sim de 3,5cm (+0,5cm de anel pra segurar a mola), pelo q me lembro. Muitos q usam amortecedor original nessa altura precisaram oblongar o buraco do parafuso.
    Seu lift é de 2'' então, pois devido a posição da mola na bandeja, o carro sobe na dianteira + de 30% + q o calço, sim precisa oblongar.
    Já a haste do amortecedor "diferente" off-shox tem aprox. 6,5cm a mais. Esse amortecedor amarelinho tem ajuste serrilhado pra cambagem, pra não se oblongar o buraco do parafuso superior do amortecedor, cujo problema é o ajuste ficar saindo salvo soldagem.
    Não soldei nada, 5.000 km depois de estrada de terra e algumas lombadas atropeladas a geometria esta zerada.
    Enfim, mesmo q muito pouco, essas medidas interferem diretamente no ajuste da cambagem. Nada muito crítico ou surreal como os mecânicos choram, mas não queria ter que meter a furadeira no furo, queria uma medida meio termo que tangesse o limite sem ajustes.
    Sem oblongar no máximo 1'' e vai ficar um pouco fora do padrão, nos monroe originais oblongando chega a 2'' ficando pouca coisa fora, nos kyb oblongando o limite é 1,5'' (a base é + rasa na distancia da ''manga de eixo'')

    La pergunta: vc deixou esse calço com 1 polegada de altura máxima pra ter essa folga de 1cm antes do começo de ajuste gambi do oblongo do furo do parafuso? Ou melhor, desculpe o detalhe amigo, mas como vc tb é detalhista gostaria de saber se vc se lembrar: ao colocar o parafuso superior do amortecedor original ainda havia certa folga de ajuste ou "quase" teve que oblongar o furo do amortecedor pra conseguir enfiar o parafuso na porrada (com wd-40 e respeitando a rosca com marteladas sutis, se é que isso existe.. kkkk
    Oblongo feito, parafusos originais, nada porrada, martelada, faca quente na manteiga, não vi relação alguma da altura do calço da torre com ajuste de cambagem, apenas quis preservar os terminais e homocinéticas, originalmente os amortecedores dianteiros tem curso de sobra no fechamento, chegam no batente e ainda tem bastante curso pra fechar, mas trabalham quase totalmente abertos, deveriam ser 1'' ou ter calço na torre mesmo s/ lift, acho que por isso colocar 1'', 2'' sem calço no amortecedor e os coxim/amortecedor estouram.
    E acha que se eu fizer esse calço co 3,5cm, pra condizer com o calço da mola, vou chegar realmente no limite pra começar a ajustar esse oblongo? Ou mais seguro 3cm? ou 2,54cm já dão realmente conta do recado no meu caso cujo calço de mola é maior?
    O calço da torre pode chegar em 1,5/2'', o de mola esses 3,5 estaram no limite, agora pra zerar a cambagem com kyb maximo 1'' na mola vai subir quase 1,5'', com monroe original pode por esse calço q vc já tem, mas não vai zerar a cambagem totalmente, a diferença é na base do amortecedor aonde forma U, no kyb é menor, no original uns 0,2mm a +, e no off shoch deve ser maior, dai da mais distancia entre ''manga'' e tubo do amortecedor, permitindo mais regulagem no alinhamento, pra subir 2'' e zerar a cambagem no kyb ou monroe, vai ter quer que esmerilhar um pouco a ponta do ''suporte'' da manga de eixo em cima na mesma ponta que vai o parafuso superior e oblongo, por isso não subi mais de 1,5'' e a cambagem ficou 0,25 - 0,24.

    Valeu amigo!!! Desculpe a pentelhação! kkk

    [ ]s

    Compliquei mais que ajudei né.
    ARILDO
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    Entendi tudo amigo! Obrigado mais uma vez!

    Nos off shox eu tb esmirilhei a manga de eixo pra caber, tirei 1mm msm.. já é puta ferro parrudo, então mais 1mm nem vai fazer diferença. Vou tentar oblongar o mínimo o possível pra não ter que soldar arruela depois.

    Muita gente relata q sai de ponto e acho q qdo forço o carro deve sair do lugar amigo.. os trancos são muito punks dependendo do obstáculo.. olha isso.. vc "pendura" parte grande do peso do carro nos amortecedores em algum momento, virando o volante pra pegar atrito na terra força bem os parafusos dos amortecedores, hastes, acho.. talvez por isso sai do lugar se forçar.




    Sobre as molas acho o valor está bom sim, já que molas inferiores só um par já chegam a 300.. mas isso se o frete pra onde vc mora não exorbitar o valor..

    [ ]s
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    Entendi tudo amigo! Obrigado mais uma vez!

    Nos off shox eu tb esmirilhei a manga de eixo pra caber, tirei 1mm msm.. já é puta ferro parrudo, então mais 1mm nem vai fazer diferença. Vou tentar oblongar o mínimo o possível pra não ter que soldar arruela depois.

    Muita gente relata q sai de ponto e acho q qdo forço o carro deve sair do lugar amigo.. os trancos são muito punks dependendo do obstáculo.. olha isso.. vc "pendura" parte grande do peso do carro nos amortecedores em algum momento, virando o volante pra pegar atrito na terra força bem os parafusos dos amortecedores, hastes, acho.. talvez por isso sai do lugar se forçar.




    Sobre as molas acho o valor está bom sim, já que molas inferiores só um par já chegam a 300.. mas isso se o frete pra onde vc mora não exorbitar o valor..

    [ ]s
    Se já esmerilhou blz, oblonga uns 4 mm + ou - até que o curso permita encostar o ferro no amortecedor, na furadeira é difícil ela sempre puxa lateralmente, melhor usar uma broca mais fina e terminar na lima, ou se tivesse como fazer em alguma fresadora, o oblongo é levemente curvo pra baixo e bem justo sem muita folga vertical, imaginando o arco do caminho que o parafuso vai fazer, coisa minima, no final do rasgo do oblongo e termina tipo 0,5 mm pra baixo, dai mesmo com seu lift de 2'' vai ficar boa a cambagem, todas as vezes que desmontei/remontei fechei o máximo que deu, apertei com base no torquimetro a feijão (sai agua dos parafusos, para), no video achei que não forçou nada, não faço trilhas, mas no MT tem asfalto tipo trilha media e estradas vicinais e BRs que posso considerar hard, tem estradas federais aqui que troller passa apurado, não ando muito nessas estradas, meu uso é light, mas as vezes que precisei a tracker não deixou na não, o problema é pancada que force uma subida com força lateral no amortecedor, 02 vezes já me aconteceu de estar viajando por estradas pouco conhecidas e algum abençoado retirou as placas de sinalização (já quase não existem aqui), vinha a noite media 120 km/h tinha um P*Ta quebra mola antes de uma curva, não deu tempo nem de mudar de pensamento e por o pé no freio, foi uma decolada bruta (estilo rally dos sertões) e a aterrizagem já no inicio da curva, nem me fale, só deu tempo de afirmar o braço subir/descer e começar a curva, outro dia fui verificar alinhamento, pensei f*deu tudo, arrebentou suspensão, alinhamento, chassis, contei o acontecido ao alinhador, o cara olhou tudo, alinhamento computadorizado, falou: patrão se fosse a tr4 que desalinha até estacionada eu teria muito serviço, mas seu carro não tem nada pra fazer, fiquei mais feliz que banguela comendo algodão doce, então imagino que precisa uma pancada de forma bem especifica pra ocorrer o desalinhamento, mas sei lá vai que dei sorte varias vezes.
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    kkk.. realmente a Tracker surpreende..

    Na hora da montagem vou ficar com a morsa, furadeira e lima na mão tb pra se precisar dar uma ajustada nesse furo. Posso copiar a o posição da cambagem atual do offshox tb.

    Olha só, fiz o desenho do calço a partir do batente, tranquilo, vamos ver quanto q sai a brincadeira.

    Vão faltar 3s parafusos mais compridos pra cada cj e tb 6 tubinhos com respectivos parafusos maiores pros dois lados da barra.

    Só me preocupo com a fragilidade do plástico, mas acho q não quebra nada, né?

    OBS: depois q desmontei os amortecedores e andando agora o carro tá fazendo um barulho infernal de suspensão. Reparei que não apertei muito os parafusos das bieletas. Como vc faz com eles? Esmaga muito mesmo as borrachas? As minhas bieletas originais estão com 1cm de parafuso pra fora da porca após aperto final. Tô achando pouco mas não queria estourar essas borrachas..

    [ ]s

    -projeto-calco-batente-amortecedor.jpg
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