Postado originalmente por
Chuva
Oi Vinicius,
É bem tranquilo tirar o parachoques dianteiro da tracker.
Não lembro tudo, mas vou tentar.
Primeiro vc tem que tirar a grade entre do farois, talvez mais dificil do que tirar o parachoques, pois sob essa grade estão 5 presilhas do parachoques.
Entao vc precisa tirar as 4 presilhas em cima da grade, aquelas sob o capo do carro. Com uma chave de fenda simples e pqna vc enfia no buraco da presilha preta e puxa o pino pra cima que sai tudo. Se tiver sujeira vá virando e puxando pra cima que sai; talvez tb empurrando tb o plástico da grade.
Essa é a parte fácil da grade, agora que é foda: há 5 presilhas de plástico branca tipo parafuso que entram nuns buracos do ferro do carro. A primeira vez que tirei apanhei muito, pq o carro era virgem, as outras foram mais fáceis. Então se essa grade nunca foi tirada antes vai ser duro de tirar. Acho mais fácil começar com um dos cantos sob um dos farois, talvez o esquerdo.
Use as mãos, nada de chave de fenda, alicate ou qquer ferramenta. Seus dedos nessa hora são os alicates mais finos e menos destrutivos, alem de mais sensíveis para nao dar problema. Problema que eu digo é vc conseguir puxar um lado e não brecar a puxada, o que quebraria a outra presilha seguinte.
Então eu faço assim: com as duas mãos eu puxo essa ponta da grade esquerda, a mão esquerda enfio os dedos o mais que dá entre a grade e o parachoques e vou puxando o mais reto o possivel pra frente. A mão direita vc tb puxa e vai alinhando pra continuar puxando reto pra frente. Se torcer muito vc pode quebrar a presilha. Tirando a primeira as outras são mais fáceis.
Sainda a primeira, a segunda vc com cuidado puxa da mesma forma e ela sai fácil. A do meio e a proxima tb são bico. Agora o problema é a outra da ponta. Dai vc vai estar com a grade meio pendurada na mão e vai ter que puxar pra frente todo o cj de forma reta pra que a ultima presilha saia reto tb. mais uma vez dor nos dedos entre a grade e o parachoques. se curvar muito a ponta pode quebrar a presilha ou entortar a grade de plastico.
Ufa! agora pra tirar o parachoques é bico:
Há dois parafusos de uns 4cm compridos em cada lado do carro, bem nas pontas do parachoque, perto daqueles acabamentos laterais pequenininhos sob o parachoques. pode retirar esses parafusos. Cada um deles se prende numa porca fixa anexa numa chapinha plastica que é fácil de quebrar, então faça devagarzinho.
Agora há uns 3 parafusos diferentes mas tb grandes philips na parte debaixo do parachoques. Só soltar tudo com fé.
E por último retire as 5 presilhas no topo do parachoques. São presilhas iguais as da parte superior da grade.
Depois q estiver tudo solto vc consegue puxar um pouco os lados, um de cada vez, e solta os fios dos farois de milha.
Agora é so puxar tudo pra frente reto com as duas mãos que ele vem na sua mão. É super leve. Recomendo sentar no chão na frente do carro para reparar onde vai raspar qdo puxar. Dai vc monta ao contrario se atendo a esses pontos.
A montagem é na sequencia inversa. Coloque um pouco de graxa ou vaselina nos buracos onde se encaixam as presilhas brancas da grade, pra sair mais fácil da proxima vez.
Boa sorte.