Faaaala Arildo!! Blz?
Então, cara, elétrica automotiva tô achando bem tranquila, sem medo de ser feliz. Fuçando e aprendendo.
Eu acho bem mais fácil só desmontar a porta e mexer o mínimo no resto do carro. Nesse caso dá pra fazer tudo na porta. Use fita dupla face e engasga-gato pra prender bem o módulo e ele não ficar batendo e fazendo barulho. Na Tracker o m ódulo fica colado no forro da porta abaixo das chaves, mas outros lugares no ferro, perto do vidro mesmo tb dá. O da GV3 que é foda pq tem um monte de parte de isopor dentro da porta e não cabe direito. Coloquei o módulo perto do vidro msm.
Os fios de travas e vidros são poucos Arildo. Se considerar um carro 4 portas, vc vai term originalmente por porta 2 fios positivos chaveados pra cada porta (um pro motor girar de um lado e subir e o oposto pra descer), claro, mais sem retorno/terra, dependendo do carro/marca. A trava elétrica é a mesma coisa, 2 fios positivos, um pra fechar e outro pra abrir. (motorzinho rodando ao contrário). Contabilizando então pra porta uns 12 fios, mas vc só vai usar 4, os 4 positivos de subida, e pra achar vc usa um estilete pra beliscar os fios enquanto testa, muito bico! Se usar um meeter vai ter q descascar os fios pra ponteira chegar nos fios e poder medir, ou seja, bixo é mais fácil do que parece. Pra ser sincero o mais dificil de tudo é achar os fios que precisa, pq cada carro e modelo e marca mudam-se as cores. O padrão de eletronica DC é o mesmo, preto, vermelho e os multicoloridos para frescuras. Ah, na maioria dos carros o ACC de periferia é sempre azul.. deve ser alguma regra abnt
Muito bico pra injetar o sinal do alarme pra piscar as setas. Os fios da seta passam nos conectores do carro, na coluna esquerda de qquer carro. O esquema elétrico da Tracker eu tenho, mas não ajudou muito, o estilete foi um milháo de vezes mais efetivo.
Sobre os interruptores das portas percebi nos dois carros, tanto a tracker quanto a gv3 que os fios das portas não são interconectados. Deve haver algum que facilite a vida, como o positivo da lampada que se acende no teto (eu iria por ai), já que por exemplo na gv3 o aterramento da porta do motorista naquela chave de borracha por pressão é separada das demais portas. O fio é meio marronzinho e soldado tb na coluna esquerda do carro, fácil de achar. Parece que juntaram as 4 portas ali na solda original, mas na pratica, NAO SEI PQ, não funciona do jeito que precisamos. De novo, eu iria pela lampada do teto pra mandar sinal de abertura de portas pro alarme. Pode ser que funcione o pino da ou das portas, mas pelo q eu vi e testei, por não funcionar a contento, eu não iria por esse caminho.
Parece que o proprio alarme positron, repare que não estou falando de módulo de vidros, tb sobe os vidros. No manual tem possibilitadas todas essa suas duvidas e parece facil de seguir e fazer. O melhor tutorial são as fotos e a grande zica de tudo é fazer o sinal pra se subir os 4 vidros qdo vc tranca o carro. O módulo de alarme tb faz tudo isso.
Inclusive esse módulo novo de vidros que puz tem umas 3 outras funções que nem me preocupei em configurar, como por exemplo aquele esquema q um dos lados do motorista ou passageiro fica com uns 3 cms aberto antes de vc bater a porta e fechar o carro, pra pressão de ar não atrapalhar. Como isso não acontece nas portas pesadas do nosso carro, além de haver saídas de ar nos porta-malas (aquelas sob o parachoque traseiro), esse efeito de pressão não acontece, então desencanei de configurar. É por jumper e se vc fuçar configura fácil.
O que eu postei foi pra mostrar uma forma simples e funcional de se mandar sinal de fechamento de vidros num módulo cretino! kkk Não sei se outros módulos são assim chatos tb, mas ele podia pura e simplesmente pegar o sinal de fechamento da trava e facilitar a vida de todo mundo! Mas não, claro que o módulo positron tem frescura.. kkk talvez consigamos tirar total proveito dele se fizermos a "universidade positron".. uma palhaçada essa empresa..
Não gosto da marca desde que tive um dvd-player.. um fiasco.. toda vez q vc desligava o som ele perdia as configurações de equalização.. uma piada.. troquei o produto e o problema é de série!!
Mas pra facilitar minha vida eu queria algo com uns fios parecidos pra eu não me perder muito, dai foi fácil e expliquei aqui. Só seguir amigo e ser feliz, pode ficar tranquilo que funciona!
OBS: nas fotos dos ultimos posts do modulo trocado na tracker tem todos os detalhes de instalação que vc possa precisar, inclusive as cores dos fios já mastigados pra vc usar. Vai com fé que é muito tranquilo. Só copiar! Depois vc me deposita 200 dilmas e tá tudo certo! kkkk
[ ]s