Puuuutz, Chuva! Que pena que não entrei no fórum semana passada. Não ví tua mensagem!!!!
Você está no grupo do whatsapp do Clube do Tracker SP?
A roda ficou irada demais! É exatamente o que eu quero fazer na minha!
Versão Imprimível
Oi amigo,
Não estou nesse grupo zap nao.
É fácil fazer, apenas trabalhoso.
Vlw!!
[ ]
Chuva, vi que vc ja fez de tudo que eu queria fazer e dado a isso, você ja faria coisas diferentes.
Bem, meu uso do carro e o seguinte, comprei porque queria um carro que aguentasse estrada de chão ( moro num sitio ) e todo dia pego 5 km pra ir e 5 km pra voltar no barro ( que quando chove vira uma diversão de tracker com 4x4 reduzida ligados ) mas em outros carros era um apuro.
Ja estou satisfeito com o carro originalzinho, mas com um tanque desses que pretendo ficar muitos e muitos anos desfrutando dessa robustez, tenho algumas reclamações a suspensão original.
Percebi que varias pessoas reclamam da moleza da traseira que alem de pular muito, as vezes joga um pouco pros lados dependendo do asfalto ( tipo a faixa de caminhões da marginal toda ondulada ).
E tambem nao tem muita opção de pneu nas medidas originais do carro.... so pneu de brincadeira.
Cheguei a conclusão que preciso subir o carro ,mas pro meu uso, como fazer algo o mais plug and play possível pra subir e colocar pneus de verdade no carro e acertar a suspensão com conforto, durabilidade e segurança? ( preocupa-me alguns relatos de instabilidade do carro com a suspensão original apenas subindo com calcos e prolongadores )
Pensei.... dado as opiniões desse tópico ( muito bom por sinal ) me confundi um pouco por serem tantas as opções....
Na dianteira, amortecedor original e molas originais + calcos , prolongadores 2" que vendem na alternativa ou na RC ( qual e o melhor ?? um mecânico sem experiência em 4x4 consegue instalar??) Também ouvi que a mola da G.V II eh melhor? e a da versão a Diesel melhor ainda e mais alta???
Na traseira nao entendi se são as molas dianteiras ou traseiras do opala 4cc com ar e direção ( e vi vários códigos que me perdi ) e o amortecedor que me atende não entendi se seria o do opala ou do omega ( traseiro ou dianteiro?? ) pra minha necessidade, meu quesito principal seria segurança... qual e mais seguro pro carro ficar menos instável? a gas? a óleo? E a historia de que com a mola da GV II original ja sobe o bastante pra colocar pneus maiores? Ai fica a opção de colocar os KYB atras com molas de GV????
O lance da barra estabilizadora me confundiu um pouco também..... Subir a suspensão compromete a barra?? Não faco trilhas, vivo uma todo dia... srs rsrsrssr de certa forma e leve com alguns obstáculos..... Mas sei que o carro consegue enfrentar obstáculos piores, so não quero comprometer o que ja eh bom do carro...
alguém poderia me tirar essas duvidas??? Chuva? rsrsrs
Sei que sao muitas duvidas, mas sou iniciante e queria a a ajuda de quem ja teve experiencias com o carro em diferentes situações e configurações pra não gastar varias vezes! rsrrsrs
Valew!
ok, vamos la Jorginho,
Para um uso simples, pouco barro ou muito barro eu faria um lift de pelo menos 1 polegada. Eu fiz de 2 polegadas logo pq acho melhor, particularmente.
O lift de 1 pol é bom tb e já daria conta do seu recado, principalmente pq (para mim ainda teoricamente) desgasta menos as peças relacionadas do carro.
Tudo o que está nesse tópico e vc perguntou é para lift de 2 pol, então vou reponder o q seu sobre ele.
Em relação a:
- conforto: nosso carro é jipe, então isso vc não vai achar muito fora da estrada, pula mesmo com ou sem suspensão original;
- durabilidade: peças boas, marcas boas. Os amortecedores originais acabam rapidamente na traseira, daí para a altura original os do opala (gbl ou bl 1015), que tem a mesma altura abertos e fechados, são mais duráveis que os originais.
- segurança: o carro é alto e não foi feito pra correr, então a segurança já é originalmente comprometida devido a seu centro nativo de gravidade. Com o carro mais alto, seja em pneu, suspensão ou body lift, diminu-se com certeza a segurança. Um minimizador dos efeitos negativos de segurança do lift seria, pela lógica, os espaçadores de roda, de fazem o carro ficar mais largo. Sobre os aspectos de vida util de componentes como barra estabilizadora, bieletas, buchas, homocinéticas e outros itens relacionados as mudanças de angulos da suspensão, com certeza se desgastam mais rapidamente. No lift de 1 pol quase nada, mas para 2 pol (ainda teoricamente pra mim) o desgaste é maior que o original, sendo que a medio prazo vc pode ter um custo maior de manutenção do carro. Dos itens que citei, o único que me preocupa é a angulação da homocinética, mas que não vejo como um problema tão grave e de dificil conserto, apenas um pouco caro. Mas como já é sabido, provisionado.
- instabilidade: conforme acima, o carro já é instável. Os encaixes dos calços e prolongadores são estáveis, se era essa a preocupação. A única coisa que me preocupou, devido a relatos no forum e lógica, foram os prolongadores dos amortecedores. Burlei isso substituindo todos os amortecedores com os de haste maior. Para a traseira em 2 pol é facil, usa-se os dois do omega suprema (gbl ou bl 1024). Para a dianteira há os de medida mais comprida da offshox. Parece que os da marca Rancho, um pouco mais acessíveis, tb tem medida de haste maior.
Para a dianteira, pela dificuldade em se achar as molas dianteiras da versão a diesel do carro, ou de se colocar uma outra fabricada mais alta e cara para essa finalidade, o calço de nylon é um bom caminho. Para os amortecedores dianteiros vc pode usar os originais e colocar os prolongadores por uma questão de custo. A unica coisa que muda para os amortecedores dianteiros é o tamanho da haste. Nos kits que vi, inclusive da rc4x4 uma base de aço grande a mais é inserida no conjunto para se aumentar essa distancia pro amortecedor trabalhar na altura mais alta do carro. Eu particularmente não gostei dessa solução pq o curso do amortecedor, teoricamente, trabalha mais apertado. Mas na pratica, como os cilindros dos amortecedores com altura original e os com haste mais comprida da offshox, com certeza essa adaptação nao muda em nada o funcionamento do conjunto.
Para a traseira se fizer lift de 1 pol o amortecedor traseiro original parece que se mantém. As molas originais tb, ou seja, o custo é bem menor; é só uma colocação de calço nas molas. Se eu fosse fazer hoje de novo eu faria novamente o lift de 2 pol com as molas DIANTEIRAS do opala 4cc, que são mais altas que as originais, além de um pouco mais duras. Ha a versão de 6cc do opala (motor mais pesado) e com mola mais duras ainda, mas com a mesma altura das do 4cc. E os amortecedores para o lift de 2'' a melhor opção são os amortecedores traseiros do omega suprema.
Sobre se as molas da gv2 ou a diesel serem melhores eu não sei. GV2 pra mim é exatamente o mesmo carro e não sinto diferença. Das diesel eu tb acho q sejam melhores e mais duras, pois o carro é outro em peso, apesar das medidas de funcionamento teoricamente serem identicas.
Qquer pessoa com boa vontade consegue instalar. Mecanico mesmo não de suspensão tb consegue, só ter um pouco de cuidado. Dá trabalho, mas é muito simples. As ferramentas boas tb são fundamentais, nada caro ou especial, apenas ferramentas nas medidas necessárias aos parafusos.
Sobre os tipos de amortecedores, na prática não acho q muda mais nada! Os a gas funcionam melhor pra cidade, já pra trilha, buracos em que os pneus tem q entrar e sair, os a oleo são mais funcionais. No dia a dia vc não vai se arrepender de nenhum dos dias, considerando sempre marcas boas, claro. O que muda, além do preço, é a vida útil. Os a oleo podem durar menos dependendo de como vc gosta de encarar os obstáculos. A segurança acho a mesma. Quem segura o carro nas curvas são as molas e não os amortecedores. Os a gas talvez deixem as curvas um pouco mais estáveis, mas acredito imperceptíveis no volante desse carro pesado.
"E a historia de que com a mola da GV II original ja sobe o bastante pra colocar pneus maiores? Ai fica a opção de colocar os KYB atras com molas de GV????"
Nunca li isso e não sei, acho q não tem diferença entra as molas da gv2 ou da tracker. Talvez da gv II V6, mas mesmo assim..
A marca KYB não tem versão com haste mais comprida, pelo que eu saiba.
Se seu carro está muito ruim de suspensão, o que eu sugiro realmente comparar dirigindo outro, e vc não quer gastar com lift, mas precisa trocar pra ontem todos os amortecedores, compre os 4 kyb e seja feliz, depois vc faz o lift.
Como eu acho q o carro tinha que vir com lift de 2pol e pneus melhores desde fábrica, vc pode gastar um pouquinho a mais e fazer tudo de uma vez, o lift de 2 pol e uns pneus mais agressivos, pode ser um AT 50% aslfato e 50% terra. Eu fiquei muito fa do mud e enquanto eu puder só compro esse, mesmo pra derreter no asfalto.
Mas perceba por favor que eu relatei aqui diversas modificações pequenas no carro relacionadas ao lift. Um pouco de capricho já que para muitas soluções muita gente simplesmente retira alguma peça que tá raspando, troca o parachoque e pronto! Eu gosto do visual do carro e de sua funcionalidade, conseguindo usar o que já vem, fiz de tudo pra não colocar parachoques de aço.
Sobre a barra estabilizadora: o lift de 2 pol compromete sim o funcionamento da barra. Mas a repercussão são nas duas pecinhas que a ligam na manga de eixo, as bieletas. A principio o desgaste das borrachas, nos trancos a quebra das bieletas. Para diminuir isso e evitar as quebras vc pode usar outras bieletas (q tá meio dificil de encontrar uma tao duravel qto a da tracker) ou abaixar a barra estabilizadora um pouco. Essa ultima opção usa uns calços de um kit chamado "drop kit". Simples tb de instalar e resolver o problema.
Eu por sorte e mesmo fazendo trilha não estourei nada relacionado a essa barra. Mas ja troquei as buchas pois desgastaram rapido depois do lift (2 anos aprox). Não sei o motivo e converso em vários tópicos relacionados a isso para tentar entender, ja que virei fa do carro e mechanico nas horas vagas.
Resumindo, tudo vai de quanto quer gastar. E repito, faça um teste em outro carro. Talvez se simplesmente trocar os 4 amortecedores na altura original já consiga ser feliz. Por outro lado, é serio e repito: na minha opinião o carro tem capacidade e poderia ter vindo original de fábrica na altura a mais com 2 pol de lift suspenção.
Um detalhe: se um dia der um role num carro com lift de 2 pol vc vai querer fazer a brincadeira no dia seguinte!! A sensação de altura, robustez e dirigibilidade do carro eu acho q muda muito! Fica outro carro! Eu não abuso nas curvas, apenas fiz testes, mas não me sinto inseguro depois do lift. Os pneus mud sim, deixam o carro bambando na estrada a partir de 100km/h. Como não é F-1, desencano. Pneus com desenhos mistos ou asfalto claro que vão deixar a sensação de linha reta na estrada em velocidade bem melhor. Se seus pneus tb já estiverem SLIC, ai vai sambar de qquer forma tb, né? O carro é pesado!
[ ]
Obrigado mano ! Se ta virando um GURU aqui pros Trackeiros ! rsrs
bem, a suspensao do meu carro não ta ruim..... mas eu nem andei num com lift e ja quero fazer km!!
simplesmente pra poder colocar pneus bons ( esses sim estão quase na hora de trocar ) mas reunindo essas informações, vi que o melhor a fazer será agendar numa oficina aqui de sampa, e fazer com quem tem experiência.
creio que a traseira com mola de opala e amortecedor de omega ja ta virando meio que unanimidade... ne?? rsrs
Na dianteira acho que tudo original como esta ( o carro tem so 58 mil km ) apenas com calcos e prolongados de amortecedor rola então??
Alguém tem experiencia com a oficina alternativa 4x4 ? tem a RC 4x4 tbm neh? quais os melhores pra fazer esse serviço? eles tem la as pecas ou eu tenho que comprar e levar ? ( pergunto se caso alguém tenha feito serviço la )
Ou alguém conhece alguma oficina do gênero de confiança na região de OSASCO/BARUERI/SANTANA DE PARNAÍBA ???
outra questão, tem marca pra molas?? os amortecedores da suprema são cofap ou monroe ou tem outras marcas??? quanto as molas traseiras servem as do opala 6cc sem adaptação certo??? e são as molas dianteiras do opala certo??
enquanto aguardo pesquisarei srs
Jorginho, seguinte man, vou deixar o que eu fiz e penso pois talvez ajude.
Traseira.
Molas eche 07 da marca fabrini ou cofap
Amortecedores GBL 1024
Calços centralizadores by Daniel Simon
Dianteira
Amortecedores KYB
Molas originais
Calços para molas e prolongadores para amortecedores da alternativa.
Sobre as oficinas já fiz serviço nas citadas.
RC 4x4, ótimos produtos e péssimo atendimento.
Alternativa 4x4, ótimos produtos e ótimo atendimento.
Daniel Simon, TOP, o cara que inventou o lift em tracker/GV, inclusive ele fabrica e instala um kit de 7"
Se não quer nenhum trabalho e garantia de satisfação 100% leve no Daniel, vc pode levar as peças ou deixar que ele providencie fica a seu critério.
Eu fiz o meu na alternativa e gostei do resultado o único senão é que eles não costumam usar mola de opala, eles assim como a RC vendem outra e portanto não fazem o calço pra deixar as mesmas centralizadas o que deixa um rangido bem incomodo que só foi corrigido pelo Daniel quando fui fazer a revisão dos 60 mkm
As peças vale a pena cotar em diversos lugares.
Abs
Havia me esquecido, coloquei tb o prolongador de cardã da alternativa
Boa Portug@!
X2 em tudo, e tem esse prolongador q tb é bom por, mas eu não puz e não senti falta.
Galera, de tracker original ou quase, esse sábado CEDINHO tem um passeiozinho perto aqui em SP mesmo. Fica na região do Riacho grande.
É mais um desbravamento do que trilha, então além de testar o brinquedo no barro, teria que ajudar em caso de algum contratempo mais sério no trajeto, ou seja, saber usar uma faca pra mato, uma serra pra tronco, por o pé no barro, enfim, o muque tb. O único "problema" é não ter horário pra voltar, mas acho q vai ser tranquilo. É um camarada daqui do fórum chamado Thiago que tá agitando.
Se alguem puder e quiser, cola na grade lá na parte de Passeios do fórum. Ele tinha um Niva e tá de tracker original, então não acho q vamos nos "matar".
O primeiro passeio a gente nunca esquece, (vc traumatiza, depois sonha e vicia!) e vou passar por ele tb.. kkk Só não pode chover muito, infelizmente.
[ ]s
Chuva to de olho nesse passeio desde vc postou a alguns dias mas acho que não vai rolar pra mim.
Daniel Simon (11)50925423
Detalhe importante que esqueci, coloquei tb os prolonga dores de batente dianteiros e trazeiros.
Valew portuga e chuva! vo ligar pro daniel e posto aqui as novidades. Vo ligar na alternativa tbm!