4 Anexo(s)
Itens para aumento de altura GV/Tracker na suspensão
Olá Pessoal,
Fiz um resumo de mais uma etapa e compartilho aqui com vcs!
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Itens para aumento de altura GV/Tracker na suspensão
Para se colocar pneus melhores, sendo mais altos e um modelo que tracione mais na terra.
Para mais altura ainda há o levantamento carroceria (Body Lift 2"), apenas citado no final.
Com alguns dos itens adquiridos do Kit lift 2" de suspensão (RC4x4):
1) Levantar Suspensão Dianteira:
1.1) Molas: usadas originais + calços de 3,5 cm do kit (3,5+0,5 rebaixo encaixe);
1.2) Amortecedores: usados dianteiros Off-shox FX-5 + 2” dureza tradicional (não usados calços);
Corrigida cambagem com ajuste de -0,5cm do parafuso superior no próprio amortecedor (não foi preciso oblongar o furo em direção ao cilindro do amortecedor nem usados parafusos CAM 12).
OBS: Amort. Dianteiro Original Monroe: Aberto: ~51,3cm / Fechado: ~38,1cm (cilindro: ~32,5cm / haste: ~19,8 cm);
Amort. Dianteiro OffShox (haste c/+ 2”): Aberto: ~59,5cm / Fechado: não consegui fechar.. kkk (cilindro: ~33cm / haste: ~26,5 cm);
2) Levantar Suspensão Traseira:
2.1) Molas: usadas as confeccionadas pela RC4x4 com 42cm (original com 33cm);
2.2) Amortecedores: usados traseiros da Suprema (GBL1024) com mais altura e curso.
OBS: Amort. Traseiro Original Monroe: Aberto: ~54,4cm / Fechado: ~37cm);
Amort. Traseiro Suprema Cofap: Aberto: ~62cm / Fechado: ~40cm);
Os amortecedores originais tb podem ser substituídos tb pelos do Opala (GBL1015), mais firmes, estáveis e duráreis que os originais, mas precisam de extensor específico.
3) Pneus
3.1) Medida Original: 225 e 235/60/16 = 27,1 : 67,64cm altura (real slic 67,5);
3.2) Medida Escolhida: 235/70/16 = 29,0 : 73,54 (real mud 73,8) – só possível com esse Lift 2" e não pega em nada (IDEAL).
3.3) Tipo: AT (50%/50%) ou Mud (20%/80%). “Slic” só dor de cabeça.
Marcas interessantes: General Grabber AT2 ou BF Goodrich Mud KM2. Diferença de altura entre 235x60 Slic e 235x70 Mud: 6,5 cm.
3.4) Alargador de roda 1": Não colocado.
RC 4x4 :: Equipamentos Off-Road :: São Paulo - Brasil
Medidas do chão e da ponta da roda até o acabamento do paralama
Alturas Originais com pneu 235/60 Slic:
76,5/23,5 - 76,5/23
RDD - RTD
RDE - RTE
77/23,5 - 77/23
Alturas com Lift Susp. 2” com pneu 235/60 Slic:
84/31 - 82/29
RDD - RTD
RDE - RTE
84/31 - 82/29
Alturas com Lift Susp. 2” com pneu 235/70 Mud (depois atualizo qdo colocar os pneus):
xx/xx - xx/xx
RDD - RTD
RDE - RTE
xx/xx - xx/xx
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4) Adicionais: Não feitos
4.1) Troca do “focinho” de alumínio do diferencial dianteiro por um de aço;
4.2) Retirar barra estabilizadora para não forçar/quebrar as bieletas;
4.3) Proteções:
- Inferiores: peito de aço, câmbio, diferencial traseiro e tanque (RC4x4);
- Parachoques:
- Trocar os dianteiro e traseiro por de ferro, ou;
- Manter os de plástico e colocar quebra mato com base para guincho (Armazem4x4);
- Adicionar Guincho (Warm 8000) nesse tipo de quebra mato.
4.3) Snorkel OGZ para tornar o carro um semi-submarino.
4.4) Body Lift 2" adicional (itens necessários para compensar seu aumento de 5cm):
- rebaixar braços prolongando os fixadores do diferencial dianteiro ~1";
- usando a barra estabilizadora, rebaixá-la tb em ~1" para não forçar/quebrar as bieletas;
- adicionar espaçador de eixo cardã;
- trocar braço articulado da direção por um maior;
- rebaixar fixação das bandejas para evitar desgaste.
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Passos para aumento de altura GV/Tracker na suspensão
De posse do manual RC4x4 fiz o lift de suspensão na garagem. Trabalhoso, cansativo e fiz do meu jeito, mas não impossível. Dois dias se divertindo, mas com experiência e ferramentas adequadas acredito ser possível se fazer uma roda por hora.
1) Lift Traseiro: Fiz primeiro a traseira (mais fácil) para sentir o tamanho da brincadeira.
Com o carro sem as duas rodas e em 2 cavaletes automotivos sob as longarinas, coloquei um macaco no eixo para soltar os dois amortecedores. Depois desci o macaco para liberar as molas.
Soltei os parafusos dos flexíveis dos freios e troquei a mangueira do respiro do diferencial pela mais comprida do kit, a fim de facilitar a movimentação do eixo. Tb colocados os extensores de batente das molas (a base de ferro da borracha batente é uma “porca” grande q tirei com uma batidinha de chave de fenda e martelo).
As molas saem facilmente, mas para se começar a remontar com as molas novas (ou com as mesmas molas com calço) é que complica. O grande macete é colocar o macaco do lado oposto ao que se está trabalhando e levantar o máximo o possível a ponta de eixo. Mesmo assim muita força e jeito para se conseguir colocar a mola na base novamente.
Seguem algumas fotos da brincadeira:
Anexo 399756
2) Lift Dianteiro: Realmente muito chato! Se não tiver paciência mande fazer! kkk
Com o carro novamente sem as duas rodas e nos 2 cavaletes sob as longarinas comecei a desmontar os dois lados.
Soltei as rodas livre (6 parafusos chave 10), retirei as Cupilhas dos eixos (muito difícil sem o alicate certo), as pinças de freio (2 parafusos chave 17), as bieletas (chave 14), os flexíveis de freio e fio do ABS que passa pelo corpo do amortecedor, os discos de freio (usando 2 parafusos da roda livre apertados nos orifícios do disco - de meia em meia volta alternados para não quebrar o disco), a barra estabilizadora dos amortecedores (aquela sobre o motor) e afrouxei a porca do terminal de direção (chave 17) e do pivô da manga de eixo (chave 19) em ambos os lados.
Depois em um dos lados soltei a porca da haste do amortecedor usando uma chave de fenda e martelo na grande arruela para afrouxar (não tive grifo ou chave gigante). Coloquei o macaco sob a bandeja e soltei os 2 parafusos do corpo do amortecedor para retirá-lo. Em seguida aliviei o macaco na bandeja para retirar a manga de eixo. Bati com o martelo nela próximo aos parafusos para soltá-los (terminal de direção e pivô – este fica no inferior da manga de eixo e a prende na bandeja). Retiradas suas respectivas porcas a manga de eixo saiu e liberou a mola. Com a ajuda de uma alavanca (usei cabo do macaco) abaixei a bandeja e retirei a mola.
Para recolocar a mola com o calço (de cima para baixo: calço, borracha e mola), usei novamente a alavanca e muito mais força para empurrar a bandeja para baixo e encaixar a mola na sua base. Essa parte foi a mais difícil de tudo.
Depois montei tudo no sentido inverso respeitando o ajuste de +0,5cm do parafuso superior de cada amortecedor para conseguir posteriormente medir/ajustar a cambagem numa oficina (teoricamente essa posição é a indicada no amortecedor e a ideal). Não usei os parafusos CAM12 (que tem um chanfro) ou oblonguei os amortecedores. Os offshox já vem com um ajuste serrilhado que dá de -0,6 a + 0,6cm.
Para finalizar recoloquei as bieletas no lugar e a barra estabilizadora dos amortecedores, ambas com a ajuda do macaco sob o carro.
Seguem mais algumas fotos da brincadeira:
Anexo 399761
No final, a “Siriema” ficou assim (ainda não tive tempo de colocar os pneus novos):
Anexo 399762 Anexo 399763