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  • #1
    Usuário Avatar de Chuva
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    Obrigado Lauro!!! Vou por no barro sim! Quando finalizar a brincadeira, colocando as proteções inferiores. Logo logo.. kkk


    É Rubens, a velocidade ficou sim comprometida. Eu gostava da final dela, até ultrapassava uns carros a uns 140 com segurança, mas agora só dá para andar na pista do meio.

    Sobre esses itens eu não fiz e não vou fazer. O focinho deve quebrar se vc forçar muito ou der uma porrada muito forte. Não pretendo encarar trilhas pesadas, apenas me divertir um pouco. Mas se encarar alguma coisa mais complicada passo na manha, se for possível, senão algum guincho me ajuda. Já a barra tem gente que relata quebra e outros não. Eu não tirei, esperando quebrar uma hora as bieletas (se quebrar..), pela questão de estrada, curvas, enfim ter um pouco mais na já defasada estabilidade.

    Olha Rubens, eu não sou o expert para te aconselhar, só coloquei aqui nesse forum que me ajudou muito minha pequena contribuição. Mas por tudo que aprendi e concentrei em alguns anos cheguei nesse "produto" que acredito ser o que mais me agradou. O lift ficou bem bacana, mais legal que eu esperava (exceptuando-se a questão do limite de velocidade, já esperado, mas paguei pra ver). E os pneus são fundamentais. Pesquisei muito antes de colocar esses pneus mais agressivos por medo de pegar em tudo e por serem mais caros. O barulho tb me preocupou mas não é tão alto, de vidro fechado quase não se escuta e até achei bacana.. tenho a impressão às vezes q estou dirigindo um tanque de guerra.

    Minha meta principal era de fazer o carro não encalhar no barro (coisa que me irritou muito com os pneus antigos slic). Tb deixar o carro mais alto (sou alto e sentar no chão nunca me agradou), parece q tô subindo numa kombi agora. E por fim até mais bonito pelo visual mais agressivo.

    Um detalhe que esqueço de mencionar é sobre os itens do lift. O que manda na altura final e na igualdade entre os lados são as molas, já que os amortecedores não sustentam o carro. Então, uma coisa que (estou concluindo pela experiencia dos outros tb) deve definir drasticamente a altura final é a vida útil das molas. Se as molas estiverem um pouco mais cansadas o carro vai ficar mais baixo do que um carro com o mesmo calço com mola mais nova (ou q nunca fez trilha, por exemplo). É meio obvio, mas como é meio dificil de achar as peças combinando (pelo menos para mim que moro numa cidade onde nem farol tem), é mais um ponto para se avaliar. Por exemplo no meu caso, mesmo sabendo que está tudo certo e que a altura dianteira um pouco mais alta não afeta em nada, talvez o meu calço de mola dianteiro poderia ter ao invés de 4, 3,5 cm de altura. Ou a mola traseira que comprei pudesse ter meia volta a mais para equilibrar, ou ainda um pequeno calço na mola traseira de 1,5cm para equilibrar do mesmo jeito. Enfim, não sei se esses calços são fáceis de se manipular mas o que tento concluir é que os 4 calços de mola já concebidos no kit devem ter sido estudados na colocação em 4 molas com a mesma vida útil.

    Dê uma estudada nisso no seu carro pq o meu lift não é padrão e se for aproveitar as molas dianteiras para fazer igual é interessante identificar sua vida útil.
    Quanto aos amortecedores maiores no meu caso eu fui por analogia: como os monroe traseiros originais estavam um lixo bem antes de eu usar os do opala, acreditei que os meus dianteiros originais monroe estivessem ruins tb! Mas não estavam tão ruins assim! Eu não quis colocar muitas adaptações no lift mas se eu tivesse como ter desmontado a frente antes de ter comprado os off shox talvez nao os teria comprado, pq ainda tenho bastante amortecedor dianteiro (além dos calços deles que acabei não usando). Ou seja, se tiver condições talvez um mecânico amigo seu pode avaliar os amortecedores.

    Acho o aspecto de jeep nesse carro bem legal, vc vai gostar tb!

    [ ]s

  • #2
    Usuário Avatar de Chuva
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    Oi Rubens, acabei o envelopamento da viatura!!

    Preciso agora batizar a "Jabiraca" pra outro nome. Tá parecendo um caveirão.. kkk

    Fiz as saias das portas, fechaduras, retrovisores e parachoques. Nos parachoques coloquei uns quadrados a mais em cada canto pra resistir a primeira ralada de estacionamento de prédio (onde já tá tudo ralado msm). O da frente foi rapidinho e tb fiz em 6 partes. Nem sei fazer com uma folha só.

    Ficou banaca mas cheio de bolhas (sujeira, buracos já existentes no parachoque, não usei mais água borrifada e falta de habilidade), mas espero que proteja um pouco dos arranhoes nas trilhas mais simples. Na verdade queria fazer completa, mas sai muito cara a mão de obra pra arranhar tudo e eu nem vou fazer o resto. É muito chato fazer isso e na minha cidade tb ninguém faz.

    Agora so falta as proteções inferiores.. mês que vem tá chegando..

    [ ]s

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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Rubens, acabei o envelopamento da viatura!!

    Preciso agora batizar a "Jabiraca" pra outro nome. Tá parecendo um caveirão.. kkk

    Fiz as saias das portas, fechaduras, retrovisores e parachoques. Nos parachoques coloquei uns quadrados a mais em cada canto pra resistir a primeira ralada de estacionamento de prédio (onde já tá tudo ralado msm). O da frente foi rapidinho e tb fiz em 6 partes. Nem sei fazer com uma folha só.

    Ficou banaca mas cheio de bolhas (sujeira, buracos já existentes no parachoque, não usei mais água borrifada e falta de habilidade), mas espero que proteja um pouco dos arranhoes nas trilhas mais simples. Na verdade queria fazer completa, mas sai muito cara a mão de obra pra arranhar tudo e eu nem vou fazer o resto. É muito chato fazer isso e na minha cidade tb ninguém faz.

    Agora so falta as proteções inferiores.. mês que vem tá chegando..

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    E ai Chuva.. fico muito bom ! Aparentemente serviço de profissional ! Deu um aspecto legal na viatura, bom mesmo.

    Nas fotos, observei que vc nao trocou o sptep.. isso nao dara problema quando precisar substituir um dos pneus ? Sendo o step 60 e os demais 70...

    E ta ficando show a viatura ! Parabens !

    abraço !

  • #4
    Usuário Avatar de Chuva
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    Oi Rubens, brigadão,

    Não troquei por questão de custo e ainda é o original nunca rodado. Nunca furou pneu, talvez só nas trilhas agora possa acontecer, mas em sp acho dificil ainda mais com esses pneus com gomos gigantes.

    Se furar a altura defe influenciar sim, já que dá uma diferença de mais de 5 cm de altura de borracha, mas é por pouco tempo, mas pensei nisso também.

    Valeu

    [ ]s

  • #5
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Rubens, brigadão,

    Não troquei por questão de custo e ainda é o original nunca rodado. Nunca furou pneu, talvez só nas trilhas agora possa acontecer, mas em sp acho dificil ainda mais com esses pneus com gomos gigantes.

    Se furar a altura defe influenciar sim, já que dá uma diferença de mais de 5 cm de altura de borracha, mas é por pouco tempo, mas pensei nisso também.

    Valeu

    [ ]s
    Pois é.. eu ja to orçando os 5 pneus.. ate pq meu step ja ta careca ! rs..

    Coloca as suas impressoes depois q fizer uma viagem ou pegar mais estrada. Eu realmente penso em fazer essa receita na minha, mas me preocupou bastante a questao de instabilidade e ter q manter uma velociadade max de 120km/hr para ter segurança.

    Abraços !

  • #6
    Usuário Avatar de Chuva
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    Bom, eu "viajo" com ela na estrada praticamente pelo menos 3 dias por semana. Moro no interior e trabalho em sp, dá uns 50 km de distancia, daí rodo uns 100km de estrada ida e volta nesses dias. Na estrada são as impressões que escrevi anteriormente, no barro já imagino q ficou animal pq ta parecendo um tratorzinho só para estacionar na garagem então no barro vai ser loco.

    Fiz uns testezinhos no barro aqui nos quarteirões vazios de casas pra testar o ajuste no 4x4 mas nada muito drástico. Ainda não puz no barrão mesmo pq quero finalizar, com as proteções em baixo e talvez espaçadores. Depois que colocar tudo não quero mais mexer. Conversei via mail com o Rodrigo da RC e semana q vem vou passar por lá e tentar fechar isso. Daí vou testar no barro, mas a principio te adianto o que muitos já consagraram aqui: tá um tesãozinho.

    Até meu pai que é fresco pra segurança em carro esse final de semana deu um rolê pra crer no que eu disse e não acreditou: "como é q um carro velho (pra ele - 2007) pode ser tão macio, firme e gostoso de dirigir com esses pneus de trator?". Falei q tinha feito a suspensão e os pneus eram melhores que os biscoitos q tavam antes. Falei pra ele vender o Agile meia boca dele e comprar uma Tracker 2009 que eu ajudava a procurar e ele se animou.. mas tem medo da manutenção. Enfim, gosto é gosto, mas q ficou uma delícia de dirigir isso ficou.. a questão da velocidade nem esquento mais.

    Hj fui trampar com o carro da minha mulher, uma Fielder.. q sensação horrível de ficar sentado no chão..

    [ ]s

  • #7
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    passando só pra assinar o post..

    Parabéns pela viatura e pelo relato Chuva.

    abs..
    PenaPSD
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  • #8
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    Valeu Pena!

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  • #9
    Usuário Avatar de Chuva
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    Oi Executor!! Valeu!!

    Se for envelopar e tiver alguem para fazer é melhor; apanhei muito! Mas se quiser tentar te dou dicas, pq os vídeos q vi na net para aprender não ensinam algumas coisas. Na hora do enrosco há uns macetes q mesclam métodos de aplicação que só se descobre depois q vc estraga umas folhas. Mas para adiantar a melhor dica seria ter um super secador de cabelos muito foderoso, ou senão aqueles aquecedores de insulfim ninja, senão vc passa nervoso!

    Já a cambagem eu via as rodas ficarem positivas (fechado embaixo, certo?) quando eu fazia curva com os pneus e suspensão original. Mas nunca me incomodei e os pneus comeram por igual. Tô com eles guardados e verifiquei essa possível "gastura" desigual na lateral, mas estão normais.

    Na nova suspensão eu não me ative ainda, e não senti nada estranho ao dirigir, mas vou ver amanhã com atenção e depois te falo!

    Mas muito boa essa sua teoria certeira de correção da cambagem nas curvas usando o esquema dos espaçadores! É uma questão de física, mas acho q eu não enxergaria nunca isso.. kkk

    Sem contar com a estabilidade adicional para compensar a então diminuída no meu lift tb, se eu encontrar um jogo de espaçadores vou por sim!!

    Vou para ZS em SP essa semana e combinei com o Rodrigo da RC da uma passada por lá para por as proteções inferiores. Comentei de pegar os espaçadores de roda tb, se ele tiver.

    De qquer forma, brigadão pela dica!!

    [ ]s
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Executor!! Valeu!!

    Se for envelopar e tiver alguem para fazer é melhor; apanhei muito! Mas se quiser tentar te dou dicas, pq os vídeos q vi na net para aprender não ensinam algumas coisas. Na hora do enrosco há uns macetes q mesclam métodos de aplicação que só se descobre depois q vc estraga umas folhas. Mas para adiantar a melhor dica seria ter um super secador de cabelos muito foderoso, ou senão aqueles aquecedores de insulfim ninja, senão vc passa nervoso!

    Já a cambagem eu via as rodas ficarem positivas (fechado embaixo, certo?) quando eu fazia curva com os pneus e suspensão original. Mas nunca me incomodei e os pneus comeram por igual. Tô com eles guardados e verifiquei essa possível "gastura" desigual na lateral, mas estão normais.

    Na nova suspensão eu não me ative ainda, e não senti nada estranho ao dirigir, mas vou ver amanhã com atenção e depois te falo!

    Mas muito boa essa sua teoria certeira de correção da cambagem nas curvas usando o esquema dos espaçadores! É uma questão de física, mas acho q eu não enxergaria nunca isso.. kkk

    Sem contar com a estabilidade adicional para compensar a então diminuída no meu lift tb, se eu encontrar um jogo de espaçadores vou por sim!!

    Vou para ZS em SP essa semana e combinei com o Rodrigo da RC da uma passada por lá para por as proteções inferiores. Comentei de pegar os espaçadores de roda tb, se ele tiver.

    De qquer forma, brigadão pela dica!!

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    Rapaz, vc acabou de me tirar uma grande dúvida, que era saber se esse lance da cabagem ficando positiva já acontecia com o carro antes do lift, porque antes eu nunca tinha reparado. Resta saber se o tando que ela ficava positiva antes do lift era o mesmo depois do lift, porque na minha estava indecente, chegava ao ponto em que em certos lugares dava pra sentir a frente subindo quando a cabagem fechava nas curvas, como por exemplo quando subia num asfalto depois de pégar uma lama, ao fazer uma curva com a direção toda esterçada e devagar dava pra sentir perfeitamente os pneus se arrastando para dendro no asfalto. Coisa de loco!

    Na verdade teoria da correção da cambagem com os espaçadores veio depois da ideia de comprá-los. Como era um problema que estava sempre na minha cabeça, eu logo pensei: qual seria o efeito dos espaçadores com relação ao problema da cambagem. Daí é fácil deduzir como vc disse, então foi mais um motivo para comprar os ditos cujos.

    Quando eu pensava em diminuir o lift na suspensão pra diminuir o problema após fazer o body lift, eu iria apenas usinar os calços atuais diminuindo eles para 1". Só que agora acho que nem vai mais precisar. E não precisando tem outro benefício, eu ia fazer o body lift com 3" pra ficar 3" + 1", mas agora posso fazer o tradicional 2" + 2". As adaptações com body lift de 3" são bem mais chatas de fazer.

    Cara, se vc puder continuar relatando pra gente chegar a uma conclusão certa seria o ideal. Se puder, veja como está a cambagem na curva agora e se vai mudar alguma coisa, caso vc coloque os espaçadores.

    Quanto ao envelopamento, vlw msm pela dica. Se eu for fazer vou te encomodar um pouco sim, hehehehe. Antes vou procurar alguem que faça e fazer um orçamento. Se o preço do orçamento for igual ou superior ao valor do material + ferramentas que eu precise comprar (como um soprador térmico ninja), eu certamente vou meter a cara pra fazer! hehehehehehe

    Vlw!!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #11
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    Chuva meu caro, está de parabéns pelo bom gosto!

    Ía mandar pintar meus parachoques (tão mais arranhados que sei lá o que...), mas gostei demais de sua idéia do envelopamento! Vou cotar (não tenho talento suficiente para fazer em casa...hehe) em breve quanto fica para fazer igual. Espero que não se importe com o "plágio".

    Abraços.
    Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998
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    EX - Kia Sportage LX2 4x2 2009

  • #12
    Usuário Avatar de Chuva
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    Citação Postado originalmente por M.Puoci Ver Post
    Chuva meu caro, está de parabéns pelo bom gosto!

    Ía mandar pintar meus parachoques (tão mais arranhados que sei lá o que...), mas gostei demais de sua idéia do envelopamento! Vou cotar (não tenho talento suficiente para fazer em casa...hehe) em breve quanto fica para fazer igual. Espero que não se importe com o "plágio".

    Abraços.
    Olá M.Puoci,

    Pode copiar sim!! kkk Tb achei q ficou legal!! Valeu!! Tb peguei a idéia de um camarada daqui do forum que tem o carro prata e a saia preta.

    Se achar um cara bom pra fazer é legal, pq vc pode ver nas fotos que minha habilidade não foi suficiente em alguns pontos!! Tá soltando um pouco!

    [ ]s
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