Ricardo, isso é o famoso efeito Shimmy provocado pela falta de ajuste na cambagem... o meu também tem uma pequena vibração aos 80km/h... e eu até gosto! :)
Para eliminar por completo, deverá ser feito novamente o balanceamento...
Abraços...
Versão Imprimível
Eu tenho essa porca antifurto de estepe McGard no meu estepe do Grand Vitara, é considerada a melhor opção para não ter o estepe furtado, são 8000 combinações diferentes mas achei mais barato no mercado livre, R$ 108,00. A principal vantagem é que é fácil de colocar e tirar se tiver a chave segredo, e se perder a chave segredo, com o cartão que vem no kit a fábrica se compromete a enviar outra chave segredo em 24 horas. Eles conseguem fazer outra chave segredo com a foto da porca, mas ai pode demorar um pouco mais e foto tem que ser boa.
Olá Maeda;
De fato, tem muita gente na estrada com farol desregulado, lâmpada queimada e por aí vai.
No caso destas lâmpadas que ando experimentando, a potência original é mantida (55 x 60 w), embora elas sejam mais eficientes no quesito iluminamento e em contrapartida, a vida útil cai um pouco. Faria diferença para o relê, caso fosse colocada uma lâmpada de 100 w por exemplo, no circuito projetado para 55 x 60. Assim mesmo seria indiferente para a lâmpada, o relê dimensionado para 55 x 60, é que iria dar pau.
Apanhei uma chuva forte à noite no último final de semana, e o facho amarelo (2500 Kelvin) realmente faz a diferença, com chuva ou nevoeiro. Eu enxergava tudo, através da água que descia. Acho que o visual diferenciado e esta segurança extra, compensam o preço maior e a vida útil menor.
Abraço;
O engraçado que eu gostei do volante justamente pela textura mais emborrachada e o aro mais fino: tem boa pega e minha mão transpira menos, quando comparado com um volante "convencional", tipo do Corsa ou C3. Além do aro mais fino dar um estilo mais retrô... :P
E não tenho essa sensação de esfarelar, apesar de, por ser mais macio, pode gastar mais rápido que os outros.
Abraço
Caro Ricardo,
Houve algumas postagens nas páginas 2, 3 e 4, além de outras, em que ficou claro que esse problema do 'shimmy' é frequente, mas não é normal. Ou seja, pode ser resolvido.
O meu tb veio com esse tipo de incômodo e foi resolvido depois da segunda tentativa.
As lojas de balanceamento não têm equipamento que 'centralize' corretamente a roda do Jimny porque o furo central dela é fora do padrão - muito grande. Daí que eles precisam fazer a 'centralização' manualmente antes do balanceamento e é bastante trabalhoso pra ficar bom.
Uma outra opção talvez seja o balancemanto 'no local' que alguns profissionais oferecem.
O 'shimmy' é um desequilíbrio lateral. Faz a roda 'abanar' aos 80km/h e os balanceamentos usam grampos na face interna da roda e chumbos com adesivo na face externa (pra ficar mais bonito). Esses pesos da face externa acabam ficando não na borda externa da roda, mas quase que no meio da roda, o que, mesmo compensando o desequilíbrio de peso do pneu verticalmente, não retira a diferença de peso de cada lado (direito e esquerdo de cada pneu).
O que eu fiz pra resolver de vez o 'shimmy' foi solicitar a troca dos pesos adesivados por grampos, que são mais feios, arranham um pouco a roda, mas resolveu o problema de vez.
Resumindo, o meu problema foi resolvido quando conseguiram centralizar a roda na loja de balanceamento e quando colocaram apenas grampos com chumbos, que ficam nas bordas interna e externa da roda (direito e esquerdo) e compensam qualquer diferença de peso do pneu em cada um dos seus lados (da face interna e externa). Acabou assim o problema de 'abanar'.
Procure um bom profissional de balanceamento e seja feliz.
Abraço
Esse negócio do balanceamento realmente precisa ser o "no local" (como fazem em caminhão) e por um profissional bom. E prepare-se porque além de mais caro, come um pneu lascado naquela máquina. Percebi que o Jimny é bem sensível pra isso depois de um dia que os pneus tavam com muita lama (praticamente concreto rsrs) e começou a vibrar o volante. Foi só lavar que sumiu.
Em relação ao tremor no volante, pedi para fazer o balanceamento das rodas hoje. O tremor melhorou bastante mas quando chega em torno de 80 km/h o volante fica um pouco instável com um pouco de trepidação. Ja abaixei a calibragem dos pneus colocando 23 nas dianteiras e 26 nas traseiras.
Caro Maeda,
grato pela informação!
Foi muito valiosa!
Vou procurar alguém que faça o balanceamento como você recomendou.
Abraço
Como estou esperando os bfs km2 215/75r15 chegarem para balancear o novo conjunto, estou pesquisando e lendo a respeito disso e me chamou a atenção o relato do amigo THIX4. Alguém está usando aqueles balanceadores dimanicos wizard? Sei que são usados com sucesso em pneus grandes e com recapagem bem agressiva, que não balanceiam de forma normal. Acredito que possa resolver por completo o problema antes de ter que partir para grampos com chumbo...
BDW - Balanceador Dinânico Wizard
Olá Roger Júnior! Obrigado pelo relato, as informações vão me ajudar muito na decisão. Gosto demais do visual do 4Sport. Não sei se vou fazer trilhas, mas pelo que leio aqui depois que se adquire a viatura a trilha entra no sangue! Hehehehe! Uso um Uno 1.4 Way e tenho certeza que o 4All é suficiente para o que quero ( passeios, viagens, expedições ), mas fico tentado pelo 4Sport. Um Abraço. Vianna.
Vale a pena pegar o sport. O Custo/benefício do pacote de extras por 6 mil de diferença vale.
A princípio, queria um 4all com engate traseiro e snorkel, quase 3 mil reais. Com mais 3 mil você leva o pacotão que custa uma fortuna se for comprar separado.
Fala Vianna, também estou com o mesmo dilema que você... Seguindo a razão um 4all me dá pro gasto já que será meu primeiro 4x4 e também o único carro mas gosto bastante do 4sport. Hora estou decidido por um e hora fico decidido por outro hehehehe..
Como o OMEGAred falou, acho bom o custo/benefício. Principalmente se você tem a intenção de usar pneus maiores logo de cara. Pena que aqui na minha cidade a diferença tá em 8k (isso que dá ficar na mão de uma concessionária apenas). Se me cobrarem o preço de tabela ficarei tentado a pegar o 4sport.
Abs,
Marcus