ola, tambem estou analizando essas pequenas mudanças do modelo ''nacional'' aproveitando o topico, gostaria de saber em que ano o jimny deixou de ter o acionamento do 4x4 e reduzida por alavanca passando para os botões ?
Versão Imprimível
ola, tambem estou analizando essas pequenas mudanças do modelo ''nacional'' aproveitando o topico, gostaria de saber em que ano o jimny deixou de ter o acionamento do 4x4 e reduzida por alavanca passando para os botões ?
Opa Arildo, blz?
Os Jimnys ano 2002/2003 tinham o acionamento da tração e reduzida por câmbio. Aí, a partir disso a Suzuki saiu de cena daqui do Brasil e retornou somente no ano de 2008 com os Jimnys. Neste caso, ano 2008/2009 e já vieram com o acionamento eletrônico.
Não sei lhe dizer, até quando foi manual no exterior....
Voltando o assunto do ABS com AirbagII, algumas montadoras como a Fiat, aumentaram em R$1000,00 o valor dos veículos com a inclusão do kit HSD (airbagII e ABS+EBD)... não tem como comparar a produção da Fiat com a da Suzuki por exemplo, então acredito que eles vão mesmo aumentar o tanto que já citaram aqui... na faixa dos R$3000,00
Para mim, a não necessidade de um determinado modelo não vir com este kit, somente se este fosse considerado totalmente fora de estrada, que não é o caso de nenhum modelo dos Jimnys, então, acredito que todos virão com os kits...
Abraços para todos,
Rogério
De 1998 ate 2003 o jimny é com acionamento 4x4 atraves de alavanca de 2003 até 2008 o Jimny não foi importado para o Brasil, em 2008 o mesmo passou a ser importado ja com acionamento 4x4 atraves de botões no painel que acionam um acoplador eletrico na caixa de transferencia.
obrigado pelas respostas, mas ainda ficaram algumas duvidas, se possivel me ajudem, este sistema de acionamento por botões é confiavel, ou meio problematico como reclamam alguns donos de ranger, s10, etc, tambem gostaria de saber se a suspenção do ultimos samurais ex: 98 é a mesma dos jimny ex: 2000 em relação ao ''conforto'' e o espaço interno é igual samurai 98 x jimny 2000 ( banco bipartidos e rebativeis, "porta malas'' mesma medida?) desculpem tanta pergunta, mas pergunto por aqui tudo (cidade e estradas é off road) estou pensando em comprar um 4x4, achei um samurai 98 super conservado e original c/ 48.000 este é capota de loga, seria unico veiculo, (eu, esposa e filha pequena) precisaria usar no trabalho tambem, necessito no minimo o mesmo espaço do uno ''quadrado'', se souberem tambem quem tem um samurai 98 metal top ou jimny 2000 com bom preço, mecanica, boa conservação que possam me indicar tambem agradeço.
Arildo, bom dia!
Eu nunca tive um Samurai para fazer uma comparação. Porém, ao longo das minhas pesquisas antes de comprar o meu Jimny, segue aqui o que eu descobri. Caso alguma coisa relatada esteja errada/equivocada, peço que os mais entendidos destes modelos me corrijam...
Suspensão: A suspensão é identica, pois o Samurai a partir do ano de 1996 aboliu o feixe de mola e incorporou molas helicoidais, dessa forma, o carro fica mais confortável nas viagens... Ambos possuem eixos rígidos na dianteira e traseira... isso prevalece até hoje na fabricação dos Jimnys.
O Jimny, é melhor do que o Samurai para ser um carro do dia a dia... a maioria possuem DH e ar condicionado, enquanto os Samurais não possuem DH de fábrica, se achar algum, é porque foi adaptado... o entre eixo é um pouco maior, 2,25M contra 2,05M do Samurai e o acesso ao banco de trás, assim como posição de viagem no Jimny é bem melhor do que no Samurai... Porta malas possuem capacidade idêntica...
Na verdade, o Jimny, apesar de ser um autêntico jipe, ficou com uma configuração mais urbana é com itens de conforto. Agradam tanto aqueles que gostam desse tipo do carro, mas só o usam para ir num sitio e voltar para cidade (o que uma simples Ecosport faria, por exemplo) assim como agradam os Jipeiros que gostam de um passeio mais off-road, trilha leve/média ou mesmo pesada estando o carro devidamente "preparado"
O Samurai é mais bruto, e agradam mesmo a turma do off-road. Posso ainda conhecer, mas até hoje nunca vi ninguém comprar um Samurai só para rodar em cidade e trechos de terras de acesso fácil.... Já meu vizinho comprou um Jimny só para ir ao sítio...:)
Espero que eu tenha elucidado algumas questões... Peço a todos que fiquem a vontade para corroborar com minha análise, afim de ajudar ao colega forista...
Abraços,
Rogério
Nivaldo,
A 'brecha é o seguinte: a legislação especificou que ficam isentos da obrigação os veículos 'fora-de-estrada'. Ocorre que veículos 'fora-de-estrada' são aqueles que realmente não andam nas estradas como tratores, empilhadeiras, etc. 'Fora-se-estrada' supostamente ficariam fora das estradas de asfalto e de terra. Como a lei não especificou isso, acredito que eles estão querendo se apoiar nessa falha.
Agora, só falta o órgão responsável dizer o seguinte: Já que vcs não precisam se adaptar por ser veículo fora-de-estrada, então não vão poder andar nas estradas, certo? :)
Outro ponto que não foi bem esclarecido é quanto à porcentagem que deverá estar dentro dos padrões nos anos de transição. Se essa porcentagem se refere ao total de veículos vendidos, ou se é do total de modelos, ou mesmo se dentro do modelo eles poderiam deixar uma versão fora dessas exigências.
Acredito que o que vale mesmo é o bom senso que deveria partir da montadora. Se eles não demonstrarem esse bom senso, vão provar aquilo que eu já penso há um bom tempo, ou seja, as empresas que estão instaladas no exterior não são nem melhores, nem piores que as brasileiras; o que muda é o consumidor de lá e do Brasil. Se as empresas do exterior demonstram mais respeito ao consumidor, é porque os consumidores de lá assim o exigem, pois quando uma empresa de fora vem pro Brasil, elas rapidamente se adaptam às tão faladas 'brechas da lei' para, quem sabe, levarem alguma vantagem.
Os câmbios (relações) do Jimny e do Samurai também são diferentes. O Samurai tem uma redução bem mais forte. Para trilha é bem melhor. Vide informações abaixo aqui do próprio forum. Abs. Válter
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...rai-feixe.html
Ainda tenho bastante dúvida entre o nacional e o japa. Um japa semi-novo está cerca de 5 a 6 mil mais em conta que o 0km nacional. O que vocês fariam na minha situação?
Olá amigos, tenho um jimny hr 2011 e sempre gostei de ler os tópicos deste fórum, especialmente sobre o jimny, pois aprendi muito sobre o carro aqui.
Ao colega Arildo, posso dizer que o sistema por botão do jimny pode falhar, pois aconteceu comigo exatamente em um evento da suzuki. O carro ainda está na garantia e ficou 1 semana na concessionária para descobrirem uma falha numa peça dentro da caixa da tração 4x4. Disseram que era possivelmente por falta de uso e ou sujeira, o que pra mim foi bem estranho já que é um jipe, e além disso, pelo menos uma vez por mês ando com o 4x4 ligado nas estradas de terra do Riacho Grande e Paranapiacaba. Fiquei bem decepcionado e pesquisando em alguns fóruns internacionais descobri que ñ é algo muito comum. Cheguei a conclusão e posso estar enganado, mas acho o sistema de alavanca mais confiável. Desculpem os colegas se escrevi alguma bobagem sobre a tração do jimny, o que aprendi sobre o carro desde 2010 com o meu primeiro 4x4 (vitara) foi através deste fórum.
Abraços,
Rodrigo
O problema é justamente esse. Eu não me garantiria com um semi-novo, imagine com com um usado. Recentemente, deixei de comprar um 4SUN 2012, em boas condições. Cheguei a levar num mecânico, e o carro tinha apenas algumas observações, mas não condizentes com a pouca rodagem do carro. Ainda, descobri que o carro era de uma locadora... Aí pela diferença de 5 mil perto de um 0km, acabei desistindo.
Cheguei a olhar também um 2010, nessa mesma faixa que você comprou o seu. Mas o carro estava tão surrado internamente que desisti de levar no mecânico.
E por mais que se leve num bom mecânico, sempre algo escapa. Tem muito cupim de aço por aí, gente sem noção mesmo...
Pessoal, beleza??
Faz tempo que não postava nada por aqui.... tava sumido.
Falando em sistema de acionamento de tração, o meu jimny apareceu um probleminha, tá com 1 semana que as vezes, quando ligo o carro, o sistema 4x4 tá acionado. Hoje.. a mulher acabou de ligar o carro aqui pra sair... e me chamou "tem um simbolozinho verde e outro amarelo aceso aqui"... Quando fui ver... 4x4 reduzida. Já adverti ela não andar de jeito nenhum no carro assim. Ensinei voltar pro 4x2.
Já viram acontecer isso??? Semana que vem vou na concessionária. Acho que está acontecendo umas 2 vezes a cada 5 (40%), pelo que venho percebendo.
Abraço!